Como ser um paparazzo? Dicas para tirar fotos de famosos de forma impressionante!

0 1.075

Pode parecer clichê falar da dificuldade em se tonar um fotógrafo paparazzo de sucesso, entretanto, você deve admitir que não é nada fácil obter fotos de pessoas que desejam ficar escondidas, no anonimato e se escondendo de todas as formas possíveis.

Certamente, você passou por uma situação semelhante ao tentar fotografar crianças. Elas não param, caminham para todo o canto e ainda querem fazer milhares de coisas ao mesmo tempo, menos pousar na frente de sua lente por alguns minutos.

O mesmo acontece com um paparazzo, mas, os “nãos” neste estilo fotográfico costumam vir bem mais claros do que uma simples birra de criança, ou uma cara de mal nas fotos. Caso tenha a oportunidade de conversar com um profissional da área, pergunte a ele algumas de suas aventuras em busca de uma foto, tenho certeza que será surpreendente.

Pulos por cima de muros, atropelamentos iminentes, sair correndo, enfrentar os seguranças, são coisas comuns na vida de um paparazzo. Então, se você tem estômago fraco, sugiro procurar outra ocupação um pouco mais calma.

Além disso, você tem muitas outras coisas para se preocupar antes de sair a rua e fazer as suas fotos. Eu começaria com um equipamento, depois uma rede de contatos avantajada e por último, aprender a valorizar o tempo, afinal, para um paparazzo alguns minutos podem separar uma imagem de R$ 1 000 de algumas dezenas de reais.

Por esse motivo, neste artigo vamos listar algumas dicas para ajudá-lo a fotografar famosos de forma impressionante e, com isso, realizar o seu sonho de se tornar um paparazzo de sucesso e com muitas fotografias para contar a sua história.

Explicando o que é paparazzo?
paparazzo o que Ç

Talvez você imagine que está palavra dispensa quaisquer comentários e esclarecimentos, mas, não é bem assim que a “banda toca”, infelizmente. Antes de começarmos a falar sobre como se tornar um bom paparazzo e conseguir fotos incríveis de celebridades, antes, deve-se entender a fundo o contexto desta palavra e como vamos utilizá-la neste artigo.

Na certa, você já ouviu inúmeras vezes este termo ligado àquelas pessoas que constantemente invadem a vida privada de celebridades e figuras públicas, tudo em prol da melhor foto. Apesar de ser bastante invasivo, nem sempre as coisas funcionam desse jeito e o profissional só age desta maneira para agradar toda uma indústria de entretenimento e fãs desesperados que amam este tipo de fotografia.

As massas têm criado diversos astros, celebridades e famosos. São músicos, atletas, atores e muitos outros profissionais de arte. Com isso, algumas pessoas estão fazendo fortuna, ou pelo menos algum dinheiro, capturando fotos de famosos e comercializando para portais de fofoca online ou revistas impressas. Não há nada errado nisto, concorda?

Contudo, para quem tem sua privacidade ameaçada pelos holofotes constantemente isto pode se tornar um incomodo. Mas, este é um assunto polêmico e com diversas interpretações que não nos cabe falar agora.

Por outro lado, há outro tipo de paparazzo que pode ser mais querido pelas pessoas e até mesmo as celebridades os adoram. Alguns os chamam de fotógrafos de celebridades, pois, prefere esperar o famoso sair em público, tirar as fotos e ir embora.

O que este último faz não é diferente do que aquilo que algum fã pode fazer com seu smartphone. Nenhum dos dois é mau, estão simplesmente cumprindo a necessidade de um nicho de mercado, mas às vezes usando táticas não convencionais para fazê-lo. A mídia faz parecer de uma maneira totalmente diferente, mas na verdade eles são apenas marginalizados e não compreendidos.

Entendendo o trabalho de um paparazzo
paparazzo trabalho

Ambos os fotógrafos usam elementos de fotografia de esportes e fotojornalismo. O trabalho do paparazzo é representar algo que está acontecendo, mas como nos esportes ele só tem um par de segundos, no máximo e se tiver sorte, para fazê-lo. Além disso, deve capturar a foto de forma correta e com as normas que tornem a sua imagem o mais rentável possível.

Vamos ver algumas regras que ajudam a tornar seu trabalho como paparazzo em algo rentável e como você pode evitar o desperdício de tempo e imagens, simplesmente por fazer isso da forma errada.

  1. Todas as fotos devem ser tiradas na frente da celebridade. Não importa qual seja a situação, você deve estar na frente da celebridade quando for fotografar. Se ela está andando pela calçada, você precisa estar na frente andando de costas durante as filmagens. Fotos de famosos de perfil nunca vão vender.
  2. A celebridade precisa preencher todo o quadro. Você tem que criar um quadro completo com o famoso, da cabeça aos pés em posição vertical. Sempre capture as suas fotos de famosos na vertical, jamais na horizontal. Temos de ser capazes de ver a celebridade da cabeça aos pés e permitir que possa ser realizada uma pós edição sem muito trabalho.
  3. Você deve chegar perto da celebridade, especialmente, se você não tem uma lente telefoto. É necessário que você faça todo o possível para chegar o mais perto possível da celebridade. Uma lente 28-105mm F4, ou algo próximo a isso seria ótimo, apesar de sua nitidez ser aprovada no ângulo mais amplo e variável no telefoto.
  4. Siga do início ao fim. Quando você se deparar com famosos saindo de um trailer ou set de filmagem, siga-os até o próximo local e continue a fotografar. O segurança da celebridade pode pedir para parar, mas você está dentro do seu direito de continuar a trabalhar, desde que você não esteja bloqueando os movimentos da celebridade ou em propriedade privada.

O que você também precisa ter em mente é que como todos na fotografia de rua, o trabalho de um paparazzo é totalmente legal nas ruas públicas da maioria das cidades brasileiras e internacionais, então, não permita que ninguém tente impedi-lo de tirar suas fotos, considerando que está utilizando de meios legais e éticos para isto.

Métodos para ser um paparazzo
paparazzo metodo

Sair correndo pela rua, tirar um par de fotos de famosos e levar a um tabloide não é a melhor forma de se tornar um paparazzo. Você até pode conseguir alguns resultados desta maneira, mas será melhor criar o seu próprio método e aperfeiçoa-lo com o tempo.

A sua experiência com o passar do tempo vai dizer-lhe qual o melhor caminho a seguir e as melhores práticas para conseguir fotos impressionantes, não atrapalhando demais o seu tema. Poderíamos encher está página de dicas sobre este assunto, porém, essa é uma daquelas coisas que fazem parte da vida e, como tal, você deve aprender sozinho.

Da mesma forma, eu não poderia ser tão prepotente em acreditar que os meus métodos seriam os melhores e que funcionariam para qualquer pessoa. A verdade é que a fotografia pode ser bem volátil, a metodologia para um bom trabalho sofre mutação para cada fotógrafo e seus resultados também.

Certifique-se apenas de se permitir experimentar o máximo que puder. Não tenha medo errar, desde que você possa aprender e melhorar a si mesmo e seu trabalho como paparazzo. Parte disso será também enfrentar o guarda que vem tentar intimidá-lo, você precisa ser capaz de encontrar um meio termo e obter suas fotos.

Devo salientar que o trabalho como paparazzo pode ser viciante, mas, de longe, é um dos mais solitários do que a maioria dos estilos fotográficos. Horas e horas de espera e observação, às vezes, se tornam frustrantes até aquele par de segundos em que a adrenalina inunda sua corrente sanguínea e você se move através do mundo, com a celeridade completa em sua fotografia profissional.

Equipamentos fotográficos para um paparazzo
paparazzo equipamentos

A maioria dos fotógrafos de celebridades recomendada investir em uma lente 24-70mmF2.8 ou uma Lente  70-200mm F2.8, elas podem fazer um excelente trabalho. Outra opção é obter um corpo de câmera DSLR secundário, para manter ele ajustado com uma segunda opção de lente para câmera.

Câmeras não importam, é simples assim! Mas, você também não pode conseguir bons resultados em sua carreira como paparazzo com uma câmera simples. Quanto mais recursos a sua câmera puder oferecer, mais profissional será o seu trabalho e mais rápido vai conseguir imagens.

Seja qual for a sua escolha, você precisa ser capaz de manter a sua câmera na bolsa escondida até o momento certo de começar a disparar. Um corpo de câmera muito grande em combinação com uma lente avantajada, bateria para câmera ou flash pode se tornar pesada para carregar por aí ou escondida de forma adequada. No mais, qualquer câmera poderá atender sua necessidade!

O tempo é precioso!
paparazzo tiger woods

Para todos os fotógrafos o tempo é extremamente importante. Mas, o principal motivo desta ser uma das dicas mais importantes neste artigo, é que para um paparazzo ele pode se tornar um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso em sua carreira.

Enquanto, a maioria dos estilos fotográficos possibilita agendar um horário pré-determinado para capturar as suas fotos, um paparazzo necessita estar na hora e lugar certo, sem chances de cometer um único deslize ou chegar atrasado. Isto porque a cena que poderia valer milhares de reais pode rapidamente ser barganhada por miseras dezenas pela mudança em seu contexto.

Imagine a seguinte situação, você está próximo ao Tiger Woods em um evento privado. Ninguém mais sabe da localização do rei do golf, apenas você e sua câmera importam agora, e uma foto incrível poderá estrear as capas das revistas amanhã se você fizer o seu trabalho bem feito.

Você passou horas em frente ao estabelecimento e, finalmente, quando decide dar uma volta, ou ir ao banheiro, Tiger aparece e logo entra no seu carro deixando o local imediatamente. Estou certo que você não iria gostar de passar por isso e, com certeza, se sentiria muito mal.

Então, tome cuidado com o seu tempo e não se preocupe se tiver que esperar por algum tempo. Alguns paparazzi ficam sobre árvores ou expostos ao sol em busca da melhor fotografia. A paciência é uma virtude nesta fotografia, mas não deixe passar o tempo certo para pressionar o obturador de sua câmera e conseguir as fotos de famosos que necessita.

Crie uma rede de contatos

O uso generalizado de câmeras digitais e celulares pelo público em geral causou uma concorrência absurda para o mercado de paparazzo. Hoje em dia, qualquer pessoa pode conseguir uma foto deslumbrante desde que esteja no local certo e equipado com uma câmera.

Devido a esta intrusão no seu território tradicional, ser um paparazzo tornou-se mais difícil e você precisa ser tão inventivo quanto possível, a fim de garantir que possa prender as fotos espontâneas raras e que compensa o seu trabalho.

Uma das maneiras mais fáceis de conseguir o diferencial como paparazzo é ter uma rede contatos audaciosa e eficaz. Você precisa estar conectado, com redes de informantes, seguranças, porteiros, garçons, cabeleireiros, e até mesmo caçadores de autógrafos.

Qualquer pessoa que possa lhe trazer uma informação útil sobre o paradeiro de uma celebridade, pode ser útil em sua lista de contatos e ajudá-lo a fazer o seu trabalho de paparazzo da melhor forma possível.

Você precisa ser muito hábil em mais do que apenas a fotografia
paparazzo habilidades

Fotos de paparazzi é um estilo muito técnico da fotografia, e eu acho que eu posso compará-lo com a fotografia de guerra ou animal. Você tem que ter uma quantidade louca de esperteza, porque você é basicamente um espião.

Você precisa ficar quieto e nos bastidores, tem que entender a forma como as pessoas pensam, como elas agem, o caminho que estão indo e assim por diante. Você deve pensar no futuro das pessoas que está seguindo, ou outro paparazzo, a fim de fotografar a celebridade assim que chegar ao seu destino.

Concluindo…

Se você quer fazer algo selvagem e emocionante apenas para se divertir por alguns anos, você pode experimentar a carreira de paparazzo. No entanto, estar no universo paparazzo apenas por amar o mundo das celebridades pode não ser o motivo mais adequado, é claro que amar o que você faz é importante, mas só isso não basta.

Você pode ficar neste meio por alguns anos, porém, quando as coisas ficarem difíceis e você perceber como é difícil realmente ganhar dinheiro, e como todo o processo se complica, você vai querer pular fora imediatamente.

Se você também é um paparazzo ou tem qualquer experiência em fotografar celebridades, sinta-se livre para compartilhar seus comentários e experiências abaixo, afinal, todos nós podemos aprender uns com os outros para melhorar a nós mesmos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.