FILMES SOBRE FOTOGRAFIA: ANNIE LEIBOVITZ – A VIDA ATRAVÉS DAS LENTES

0 798

Friozinho aparecendo e não há nada melhor do que chegar em casa do trabalho ou esperar o final de semana para ver um bom filme debaixo das cobertas, certo? Pensando nisso, estamos fazendo um especial dos melhores filmes sobre fotografia já lançados. Hoje, falaremos um pouco sobre o documentário americano, Annie Leibovitz – A vida através das lentes, com direção assinada por Barbara Leibovitz.

Annie Leibovitz – A vida através das lentes fala sobre o trabalho da aclamada fotógrafa Annie Leibovitz, que nasceu em 1949 e é um dos mais famosos nomes no ramo da fotografia nas últimas décadas. A fotógrafa possui um trabalho variado: do glamour em revistas de moda e comportamento ao mesmo tempo em que capta os horrores praticados nos combates em situações de conflito.

Annie ficou muito conhecida  por imagens icônicas, como a famosa foto de John Lennon com Yoko Ono, em posição fetal, oito horas antes do ex-beatle ser morto. Após o ocorrido, seu nome saiu em diversos jornais e revistas como sendo a última imagem da carreira de John Lennon e por ela destacar tão visivelmente o amor dos dois.

O documentário traz para o cinema um acompanhamento do processo de sua criação artística, como o momento no set de filmagem de Maria Antonieta (filme dirigido por Sofia Coppola), as experiências da carreira, sua relação com a fama e a vida em família.

A narrativa, dirigida por Barbara Leibovitz, irmã mais nova de Annie, traz uma visão intimista da vida da fotógrafa. Como no momento sobre a discreta relação de Leibovitz com a também fantástica ensaísta Susan Sontag, que morreu em dezembro de 2004 devido a uma leucemia.

Em Annie Leibovitz – A vida através das lentes, podemos ver as características bem marcantes da fotógrafa, como sua forma excepcional de misturar luzes naturais com artificiais e por possuir um estilo singular de fotografar famosos. É, com certeza, uma das maiores retratistas dessa geração.

Ficha Técnica

Nome original: Annie Leibovitz: Life through a lens (2007)

Diretor: Barbara Leibovitz

Trilha Sonora: Gaili Schoen

Duração: 80min

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.