Todo mundo quer ficar bem no papel, especialmente quando o papel em questão passa a ser uma impressão fotográfica. Então, que tipo de lente faz as pessoas parecerem melhores? Com uma DSLR full-frame Canon , uma lente prime de 85mm é ideal. Se você estiver fotografando com uma câmera no formato APS-C, como uma Canon EOS 7D Mark II , uma prima de 50 mm que forneça aproximadamente a mesma distância focal “efetiva” é a melhor lente para retrato.
Essas lentes permitem que você mantenha uma distância natural do assunto para a cabeça e os ombros ou retratos de meio comprimento, nem se aglomerando e fazendo as pessoas se sentirem estranhas, nem sendo muito remotas para dar orientação.
Uma das vantagens das lentes prime de 50mm e 85mm é que elas tendem a oferecer excelente qualidade de imagem com distorção insignificante. O recurso matador, no entanto, é que eles normalmente têm uma abertura máxima de aproximadamente f/1.4 a f/1.8.
Isso permite uma profundidade de campo rigorosa para que você possa desfocar os fundos exigentes e realmente destacar o tema principal. Outro bônus é que você será capaz de manter velocidades de obturador relativamente rápidas, mesmo sob condições de baixa iluminação, congelando qualquer movimento do assunto, bem como evitando a trepidação da câmera. É particularmente importante se você quiser tirar retratos em ambientes fechados sob iluminação ambiente, sem precisar de flash. No entanto, a estabilização ótica ainda pode ser um grande bônus, não apenas nas condições de iluminação do dimpsy, mas quando você quiser usar uma abertura mais estreita para retratos ambientais. A maior profundidade de campo ajuda a mostrar as pessoas ao seu redor.
Coisas para procurar em uma lente de retrato
Alguns aspectos da qualidade de imagem que você costuma procurar em uma lente são relativamente pouco importantes para retratos. Por exemplo, a nitidez de canto é de pouca importância se você estiver desfocando o fundo de qualquer maneira, e vinhetas (cantos de imagem escurecidos) em aberturas largas podem realmente ajudar a enquadrar o assunto principal. Da mesma forma, enquanto você normalmente prefere nitidez de navalha de uma lente, há algo a ser dito para lentes que são um pouco mais macias em aberturas largas, reduzindo a aparência de rugas e manchas. O outro lado é que é mais fácil aplicar a suavização do que a nitidez no estágio de edição. Por exemplo, é complicado tentar injetar nitidez nos olhos que simplesmente não está lá para começar.
Existem algumas excelentes lentes de foco manual no mercado para as DSLRs Canon. A gama Zeiss Milvus é particularmente boa. No entanto, como as DSLRs não têm os antecessores de tela dupla e microprismo de seus antecessores de 35mm, a focagem manual pode ser um pouco problemática sem recorrer ao modo Live View, e as lentes autofoco geralmente permitem uma taxa de acerto muito melhor na obtenção de imagens nítidas .
Comparado com nitidez absoluta, o bokeh de uma lente de retrato pode ser uma consideração mais importante. Este é um termo que descreve a qualidade pictórica de áreas desfocadas dentro de imagens. Um borrão suave e cremoso é ideal. Lentes com classificações de abertura mais amplas têm uma vantagem natural, pois proporcionam uma profundidade de campo mais rigorosa. Mesmo em f/1.8, no entanto, especialmente ao usar uma lente de 85mm em uma câmera full-frame, a profundidade de campo pode ser tão alta que você pode não conseguir fazer com que ambos os olhos pareçam aguçados, quanto mais características faciais . Se você precisar parar um pouco, as lentes com um diafragma mais arredondado tendem a ajudar a reter um bokeh de melhor qualidade. Embora as pás do diafragma que controlam a abertura sejam geralmente curvas, um número maior de pás tende a produzir uma abertura mais arredondada.
Melhores lentes de retrato para Canon DSLRs
A mais nova lente de 85mm da Canon combina uma classificação de abertura f/1.4 super-rápida com estabilização de imagem, tornando-a única no mercado. Mesmo assim, enfrenta forte concorrência de opções mais acessíveis na linha da Canon, bem como de fortes concorrentes da Sigma e da Tamron.
1. Lente Canon EF 50mm f/1.8 STM
Uma grande atualização em relação às edições anteriores da lente 50mm f/1.8 da Canon, esta é mais robusta com uma placa metálica em vez de plástica, sete em vez de cinco diafragmas, e um sistema de foco automático STM (Stepping Motor) mais silencioso. O foco automático ainda não é particularmente rápido ou silencioso, já que é baseado em um motor que usa engrenagens helicoidais, em vez de ser um tipo de parafuso de avanço, mas ainda é uma melhoria. O manuseio também é mais refinado, pois o anel de foco não gira durante o foco automático. Apesar de ser muito compacta e leve, a lente oferece uma qualidade de imagem agradável, com melhor nitidez do que a lente 50mm f/1.4 mais cara da Canon no setor f/1.8 para f/2.8 da faixa de abertura. É a nossa lente Canon de marca própria preferida para retratos em DSLRs no formato APS-C e um valor incrivelmente bom pelo preço.
Abertura máxima: f/1.8
Estabilização de imagem: não
Lâminas de diafragma: 7
Distância mínima de foco: 0,35m
Tamanho do filtro: 49mm
Dimensões: 69 x 39 mm
Peso: 160g
Prós
Boa qualidade de imagem e manuseio
Valor imbatível ao preço
Contras
F/1.8 em vez de f/1.4 de abertura
AF não é tão silencioso quanto algumas lentes STM
2. Lente Canon EF 50 mm f/1.4 USM
Um design old-school “velha guarda” que remonta a 1993, esta é uma lente bastante básica em comparação com os modelos mais recentes da Sigma e da Tamron. Como tal, é bastante mais barato comprar, mas ainda é significativamente mais caro que a Canon 50mm f/1.8. Os principais pontos positivos são que esta lente possui uma classificação de abertura mais rápida, uma qualidade de construção ligeiramente melhor e, pelo que vale a pena, uma escala de distância de foco. A focagem automática baseia-se num motor ultra-sónico, em vez de ser do tipo anel. É um pouco lento e é claramente audível, mas, de maneira incomum para esse tipo de sistema, ele apresenta substituição manual em tempo integral. A nitidez é bastante decepcionante no setor f/1.4 a f/2.8 da faixa de abertura, mas alguns argumentam que isso pode dar uma suavidade agradável às imagens de retrato. A vinheta também é bastante severa. Ao todo, nós iríamos para a Canon 50mm f/1.
Abertura máxima: f/1.4
Estabilização de imagem: não
Lâminas de diafragma: 8
Distância mínima de foco: 0,45m
Tamanho do filtro: 58mm
Dimensões: 74 x 51 mm
Peso: 290g
Prós
Relativamente pequeno e leve
Mais robusto que o 50mm f/1.8
Contras
A qualidade da imagem é um pouco decepcionante
AF ligeiramente lento e audível
3. Lente Canon EF 85mm f/1.8 USM
Lançado em 1992, este é um dos pilares da linha de lentes da Canon. Como Lente Canon 50mm f/1.4, é um design relativamente antigo e simples, mas pelo menos é compacto e leve. Por exemplo, a lente Sigma 85mm f/1.4 Art é muito maior e quase três vezes mais pesada. O preço de compra é muito competitivo, mas, típico das lentes budget e mid-range da Canon, não possui vedação contra intempéries e o capô é vendido separadamente. O Bokeh é bom e o diafragma de oito lâminas mantém uma abertura bem arredondada ao parar um pouco. A nitidez pode ser um pouco melhor em amplas aberturas, mas a qualidade da imagem é impressionante no geral, fazendo com que essa lente seja uma compra inteligente para retratos de quadro completo.
Abertura máxima: f/1.4
Estabilização de imagem: sim
Lâminas de diafragma: 9
Distância mínima de foco: 0,85m
Tamanho do filtro: 77mm
Dimensões: 89 x 105mm
Peso: 950g
Prós
Relativamente leve mas bem construído
AF rápido e boa qualidade de imagem
Contras
Sem estabilização ótica
f/1.8 em vez de f/1.4 de abertura
4. Lente Canon EF 85mm f/1.4L IS USM
Algo muito especial para as câmaras da Canon, esta objectiva oferece-lhe o melhor dos dois mundos. Combina uma abertura f/1.4 rápida com uma estabilização de imagem altamente eficaz. Apesar de ser única entre as lentes retráteis da Canon, ela é mais típica das lentes da série L da empresa em termos de sua versão pro-grade e à prova de intempéries. O design ótico é muito mais complexo do que as antigas lentes Canon 50mm f/1.4 e 85mm f/1.8. Outras atualizações incluem um diafragma de nove lâminas e ASC (Air Sphere Coating) avançado para minimizar fantasmas e reflexos. Uma desvantagem, no entanto, é que esta lente tem mais que o dobro do peso da Canon 85mm f/1.8, inclinando a balança em quase um quilo. A nitidez em aberturas largas não é tão impressionante quanto a da concorrente lente Sigma 85mm f/1.4 Art, especialmente fora da região central do quadro.
Abertura máxima: f/1.4
Estabilização de imagem: sim
Lâminas de diafragma: 9
Distância mínima de foco: 0,85m
Tamanho do filtro: 77mm
Dimensões: 89 x 105mm
Peso: 950g
Prós
Combina a abertura f/1.4 com IS
Construção profissional e qualidade de imagem
Contras
Grande e pesado
Caro para comprar
5. Lente Canon EF 85mm f/1.2L II USM
Fisicamente, essa lente é ainda mais larga e mais pesada que a lente estabilizada 85mm f/1.4 da Canon, embora não seja tão longa. A edição Mk II possui um sistema de autofoco mais rápido, mas, na prática, o foco automático ainda não é exatamente veloz. A qualidade da construção é excelente, mas, ao contrário da maioria das lentes da série L, esta não é vedada contra intempéries. Em f/1.2, a distância focal de 85 mm permite uma profundidade de campo realmente alta, mas você pode frequentemente achar que ela é muito apertada para retratos. Para áreas que não são desfocadas, a nitidez é muito boa, mesmo quando se fotografa totalmente aberto, enquanto o bokeh é muito suave. Este costumava ser o rei indiscutível das lentes Canon para retratos, mas a nova EF 85mm f/1.4L IS USM tornou-se uma compra melhor.
Abertura máxima: f/1.2
Estabilização de imagem: não
Lâminas de diafragma: 8
Distância mínima de foco: 0,95m
Tamanho do filtro: 72mm
Dimensões: 92 x 84mm
Peso: 1,025g
Prós
Classificação de abertura f/1.2 super rápida
Ótima qualidade de construção e imagem
Contras
Muito caro para comprar
Nenhuma estabilização de imagem
6. Lente Sigma 50mm f/1.4 DG HSM | Arte para Canon
Se maior é melhor, esta Lente Sigma 50mm f/1.4 rege o poleiro para retratos no formato APS-C. É enorme comparado com a objectiva 50mm f/1.4 da Canon e quase três vezes mais pesada. Ele também tem um layout ótico muito mais complexo, baseado em um design mais novo e mais tecnológico. A qualidade da construção é excelente e, apesar da falta de vedações, ela parece ser uma lente profissional. A qualidade da imagem é similar à do mercado, com excelente contraste e nitidez, além de margens mínimas de cor, distorção e vinhetas. O manuseio é muito refinado, apesar do tamanho comparativamente grande da lente, e o sistema de autofoco ultra-sônico tipo anel é rápido e silencioso, com o controle manual usual em tempo integral. Para desempenho geral e qualidade de imagem, este Sigma é a lente de 50 mm para bater.
Abertura máxima: f/1.4
Estabilização de imagem: não
Lâminas de diafragma: 9
Distância mínima de foco: 0,4m
Tamanho do filtro: 77mm
Dimensões: 85 x 100mm
Peso: 815g
Prós
Qualidade de imagem fabulosa
Construção robusta e de alta precisão
Contras
Sem estabilizador de imagem
Grande e pesado
7. Lente Sigma 85mm f/1.4 DG HSM | Arte para Canon
Uma adição recente à linha Global Vision da Sigma, essa lente “Art” foi lançada em 2016, cerca de dois anos e meio depois de seu irmão de 50mm. É excepcionalmente robusto para uma lente de 85mm, medindo 95 x 126 mm e pesando 1.130 g. Enquanto o padrão de qualidade de construção é similarmente impressionante em ambas as lentes Sigma, a 85mm adiciona vedação contra intempéries para uma construção à prova de poeira e respingos. O sistema autofoco do tipo anel é super-rápido e silencioso, mas, como na lente Sigma 50mm, não há estabilização de imagem. A qualidade da imagem é simplesmente impressionante em todos os aspectos e a nitidez em todo o quadro é excepcional, mesmo ao fotografar em f/1.4. No geral, o tamanho e o peso da lente fazem com que seja um pouco difícil, mas não há nada melhor do que o desempenho.
Abertura máxima: f/1.4
Estabilização de imagem: não
Lâminas de diafragma: 9
Distância mínima de foco: 0,85m
Tamanho do filtro: 86 mm
Dimensões: 95 x 126mm
Peso: 1,130 g
Prós
Qualidade de imagem na gaveta superior
Excelente compilação e manuseio
Contras
Sem estabilizador óptico
Comparativamente grande e pesada
8. Lente Tamron SP 45mm f/1.8 Di VC USD para Canon
Nesta categoria de lentes prime, os exemplos com uma classificação de abertura f/1.8 em vez de f/1.4 são frequentemente vistos como relações fracas. No entanto, essa lente tem qualidade de construção de primeira qualidade, completa com vedações climáticas e adiciona o bônus de um estabilizador de imagem de 4 pontos altamente eficaz, ou sistema de ‘Compensação de vibração’, como a Tamron chama. O sistema autofoco ultra-sônico tipo anel é igualmente eficaz, com desempenho rápido, mas muito silencioso, e o bônus usual de substituição manual em tempo integral. No geral, ele supera significativamente as lentes Canon 50mm de marca própria para recursos, e o Tamron é igualmente impressionante quando se trata de qualidade de imagem. Não é uma lente particularmente pequena ou leve, mas, a 540g, não é excessivamente pesada e faz uma grande lente para retratos para DSLRs no formato APS-C.
Abertura máxima: f/1.8
Estabilização de imagem: sim
Lâminas de diafragma: 9
Distância mínima de foco: 0,29m
Tamanho do filtro: 67mm
Dimensões: 80 x 92mm
Peso: 540g
Prós
Qualidade de imagem impressionante
Estabilizador óptico muito eficaz
Contras
Somente f/1.8
Mais caro do que o Canon 50mm f/1.4
9. Lente Tamron SP 85mm f/1.8 Di VC USD para Canon
Não necessariamente uma desvantagem, a classificação de abertura f/1.8 em vez de f/1.4 deste prime de mercado permite uma construção mais leve, especialmente em comparação com a lente Sigma 85mm da concorrência. E ainda permite uma profundidade de campo muito rigorosa ao fotografar com abertura total. Tal como acontece com o Tamron 45mm, esta lente tem uma construção robusta, vedada contra intempéries, mas desta vez também há um revestimento de flúor mantido limpo no elemento frontal. O manuseio é excelente e o estabilizador de imagem de 4 paradas é um grande bônus para retrato portátil em condições de iluminação interna ou sem brilho. A nitidez total em aberturas largas não é tão impressionante quanto a da lente Sigma, mas não está muito longe e é muito consistente em todo o quadro da imagem. Como um estabilizado de 85mm, é uma ótima compra e muito mais acessível do que o concorrente da Canon.