As funcionalidades do Live View de sua Câmera que você deveria conhecer.

7 1.923

No séc. XVI alguns químicos descobriram que era possível obter o escurecimento dos chamados “sais de prata”. Já em 1725 o professor alemão Johann Schulze percebeu que esse efeito era obtido através da influência da luz sobre esses sais.

Finalmente, em 1829 o físico francês Louis Mandé Daguerre, através desse mesmo processo de exposição de placas cobertas de sais de prata à luz numa câmara escura, descobriu que imagens se formavam nessas placas. Era o começo da fotografia na historia da civilização humana.

No entanto, esses pesquisadores jamais imaginariam a que ponto poderia chegar o processo fotográfico e a qualidade técnica e visual das atuais câmeras que hoje possuem funções das mais diversas como o chamado live view, um recurso que utiliza o sistema do sensor principal das câmeras DSLR (câmera digital de reflexo através de uma lente fotográfica) para capturar instantaneamente uma imagem e transmiti-la para o LCD do aparelho.

Essa ação possibilita uma visualização prévia daquilo que será fotografado; diferente de antigos sistemas que exigiam a passagem da imagem previamente pelas lentes sem a pré visualização oferecida por esse novo recurso.

O resultado desse processo é uma melhor qualidade de imagem, precisão, conforto, possibilidade de saber de antemão como ficará a exposição da foto; possibilitando a organização de todo o processo antes da conclusão do trabalho.

Além disso, esse recurso facilita a utilização dessas máquinas digitais por amadores e entusiastas da fotografia, cinema e demais segmentos que estejam relacionados com imagens; além de profissionais e interessados em seguir uma carreira profissional no ramo da fotografia.

Portanto, o objetivo desse artigo é explicar de forma prática e sucinta as principais funcionalidades do live view, ressaltando as suas funções peculiares para a realização de uma fotografia em condições especiais.

As principais funcionalidades do live view
live view funcionalidades

Além de facilitar e melhorar, substancialmente, a qualidade de uma fotografia, permitindo a visualização antecipada de como ela ficará, algumas funcionalidades do live view devem ser ressaltadas, pois tratam-se de recursos indispensáveis para o seu funcionamento ideal.

As principais delas são: precisão diferenciada com relação ao foco, possibilita a pré visualização da foto em formato de vídeo, evita os blackouts; através do uso correto das cortinas (controlador do tempo de exposição da fotografia), permite que se fotografe por intermédio do LCD (tela de cristal líquido, ideal para fotografias em condições climáticas difíceis e durante a noite); além da pré visualização do histograma (uma espécie de gráfico que serve para medir a condição de luminosidade da foto).

No entanto, como todo recurso relativamente novo, existem alguns pontos a serem melhorados quanto à funcionalidade do live view, por exemplo: podem apresentar uma performance prejudicada em relação ao autofoco (isso, com relação a outros sistemas como o Finder Ótico e o live view com Sensor Auxiliar), pode ocasionar barulhos desagradáveis e manchas no resultado da fotografia (no caso da utilização incorreta da cortina).

Além de dificuldades com a obturação (mecanismo que impede a passagem da luz, da mesma forma, a depender do uso correto da cortina).

Portanto, somente através de um conhecimento adequado das principais funcionalidades desse sistema, o postulante a fotógrafo poderá usufruir com mais tranquilidade um recurso que se soma a vários outros com o objetivo de proporcionar um trabalho ao mesmo tempo prático e bastante profissional.

O live view com sensor auxiliar
live view sensor

Esse recurso seria, digamos, uma ampliação das possibilidades e funcionalidades do live view considerado convencional.

Sua principal diferença é que a luz ambiente é transmitida para um segundo sensor, ao invés de ser diretamente enviada para o sistema view Finder Ótico; capturando a imagem que será enviada para o LCD da câmera, como no sistema live view convencional.

Esse sensor secundário ou auxiliar gera algumas vantagens como: um melhor ajuste do autofoco, obturação, diminui a ocorrência de ruídos e manchas inconvenientes na fotografia; e assim como o live view tradicional, permite uma visualização prévia da foto, inclusive, em diversas formas de exposição; além de permitir também uma pré visualização do histograma (importante recurso nas melhores máquinas digitais).

live view video

No entanto, não permite a exibição do resultado da fotografia em formato de vídeo (como no tradicional), pode ocorrer dificuldade com a resolução se não for bem manejada (devido ao sensor auxiliar que possui) sendo, portanto, um recurso ideal para quem pretende enveredar profissionalmente pelo mundo da fotografia e fazer dela o seu campo de atuação profissional.

Lembrando que esse sistema, possui todas as funções do sistema tradicional; exigindo apenas uma maior atenção e cuidado na hora da aquisição do produto, que deve ser escolhido, como todo equipamento eletrônico, de acordo com os seus objetivos reais.

O futuro do sistema live view
live view futuro

Como não existem sinais de que a tecnologia envolvida na produção de equipamentos eletrônicos tende a perder o fôlego e, sim, aumentarem ainda mais as suas perspectivas, devemos nos preparar para uma nova gama de recursos que já estão por vir além do sistema live view para câmeras fotográficas e que pretendem revolucionar o ramo da ciência tecnológica.

Segundo a maioria dos especialistas cerca de 80% de todos os aparelhos produzidos com alta tecnologia estão nas mãos das famílias consideradas de classe “B” e “C”, um dado importante quando se leva em consideração que essas chamadas “classes” são maioria absoluta dentro da sociedade.

Logo, a tendência é que as câmeras fotográficas, no futuro, sejam compostas dos três sistemas: o sistema live view tradicional, o live view com sensor auxiliar e o “view Finder Ótico. Uma forma de dar mais liberdade e opções para os usuários e permitir um aumento sensível das vendas.

Essa atitude dará ao futuro fotógrafo a possibilidade de construir um processo fotográfico à sua escolha, utilizando-se das vantagens e desvantagens de cada sistema, e até mesmo compartilhar das limitações que eles possuem.

Assim como o sistema SLR (sistema de fotografia através do reflexo através de uma lente) deu lugar ao sistema DSLR (sistema de fotografia através do reflexo de uma lente, só que de modo totalmente digital); também os sistemas live view tendem a se integrarem; adaptando-se a todos os gostos e perfis.

Agora diga-nos o que você acha do modo live view no campo de comentários abaixo. Será incrível conhecer o seu ponto de vista!

você pode gostar também
7 Comentários
  1. check camera shutter count Diz

    Very interesting to learn about the live view functionality of cameras! As a photographer, I can see how this feature would be useful for capturing candids and spontaneous moments without disturbing my subjects. I’ll definitely keep this in mind when shopping for a new camera.

  2. […] também pode usar o Live View para acessar o Dual Pixel CMOS AF com AF de Detecção de Olhos. O último funciona bem ao rastrear […]

  3. […] AF tradicional de detecção de fase através do visor e um AF de detecção de fase no Modo Live View, graças ao sistema AF Dual Pixel CMOS no […]

  4. […] benefícios do uso do Live View incluem a capacidade de acessar o excelente Dual Pixel CMOS AF com AF de Detecção de Olhos. O […]

  5. […] Excelente – LIVE VIEW com DUAL […]

  6. […] em sensor vista em DSLRs Canon de ponta, como a Canon 80D que melhora o AF em filmagens de filme e Live View. É muito eficaz ao rastrear assuntos durante a captura de vídeo e é uma adição […]

  7. […] o modelo mais antigo, agora com um arranjo de 45 pontos que é apoiado por um excelente sistema AF Live View que é tão rápido quanto os rivais Mirrorless , enquanto a interface gráfica recém projetada […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.