Você está apto para fotografia artística? Veja esse QUIZZ!

0 729

Você gosta de fotografar? Hoje virou moda tirar “selfie”, editar fotos em aplicativos instalados em celulares, que oferecem câmeras com alta qualidade de resolução. E, além de ser um adorado hobbie, você sabia que fotografar é uma das profissões mais sensitivas da atualidade?

Existem fotógrafos especializados em eventos como casamentos, aniversários e festas, outros preferem trabalhar em estúdios fotográficos, fazendo sessões de fotos. Por fim, há os que gostam dos desafios a céu aberto.

Uma coisa é certa: Todos os profissionais da área da fotografia precisam ter um olhar sensitivo e artístico para registrar fotos com excelência de qualidade!

Para quem tem interesse em registrar fotografias artísticas, que envolvem sentimentos e sensações, separamos um pequeno QUIZZ que ajuda a entender um pouco mais sobre esta maravilhosa arte que merece atenção e respeito.

Você está apto para fotografia artística? Veja esse QUIZZ com 5 questões simples que lhe ajudarão a conhecer sobre essa modalidade de fotografia.

1- Princípios básicos na composição de uma imagem: Você conhece e sabe aplicar?
fotografia artistica principios

Um mundo de opções para enquadrar numa pequena tela LCD pode ser considerado como um grande desafio para os fotógrafos, que precisam se comunicar de maneira eficaz com os espectadores de suas imagens através de um espaço bem restrito.

É muito importante que o profissional conheça, e saiba aplicar, os conceitos e princípios básicos da composição de imagem para uma melhor estruturação e design da fotografia. Vale relembrar, portanto, quais são os fundamentais:

Elementos são todos os componentes gráficos que fazem parte da imagem a ser registrada. Desde formas, cores, perspectivas, linhas, texturas, tons, etc.

Princípios, por outro lado, correspondem as diretrizes que precisam ser seguidas para obtenção de um bom resultado final na foto. Basicamente, as principais diretrizes são:

Tema e assunto:

Este é, sem dúvida, o mais importante princípio da fotografia artística. Encontrar um tema apropriado para se fotografar tem levado muitos profissionais para o outro lado do mundo, se necessário. Para definir o tema e o assunto do trabalho a ser desenvolvido, é preciso elencar, primeiramente, quais são os motivos que o atraíram e o levaram a optar por este segmento.

Ordem:

É a diretriz que conceitua que a clareza e a simplicidade de uma fotografia artística podem contribuir com o valor final da imagem, organizada com riqueza dos objetos e detalhes sem, entretanto, poluir o espaço, com informações demais.

Dinâmica:

Você já olhou para uma foto e teve a sensação de que aquela era uma imagem forte, tensa ou com algum outro tipo de sentimento? A dinâmica que as fotografias artísticas levam através dos mais diversos contrastes auxilia na emissão da mensagem principal e é sentida através da percepção dos espectadores.

Domínio:

Conhecido como a diretriz do “centro de interesse”, é a parte dominante da foto, que chama mais atenção, oferecendo o elemento principal da imagem para os seus observadores.

Proporção:

Como citado anteriormente, o espaço reservado para a captura das fotos é consideravelmente pequeno se comparada a quantidade de opções da realidade que nossos olhos enxergam. Por isso, é importante conferir o tamanho dos objetos dentro do espaço da fotografia artística e suas respectivas proporções, podendo, até mesmo, brincar com eles e com suas formas na hora de constituir uma bela imagem.

 Deformação:

As lentes fotográficas escolhidas assim como o respectivo posicionamento da câmera digital na hora de fotografar um objeto ou uma paisagem, podem alterar as formas originais do que está sendo “clicado”. As deformações podem gerar novas perspectivas de profundidade e conseguem, também, criar tensão e instabilidade na fotografia artística.

Padrão e ritmo:

Por fim, dois conceitos intimamente ligados e que fazem parte das diretrizes básicas da constituição de uma imagem, padrão e ritmo dizem respeito às configurações utilizadas no design das fotos e nas repetições regulares, que são comumente utilizadas pelos fotógrafos artísticos em seus projetos.

2- Um bom fotógrafo artístico precisa conhecer quais são os aspectos fundamentais da arte na fotografia. Você sabe quais são eles?
fotografia artistica aspectos

Apesar da liberdade de captura conferida ao profissional que opta trabalhar com fotografia artística, existem alguns aspectos que são fundamentais em qualquer foto, sendo quase que fator obrigatório para a criação do contexto e da qualidade da imagem a ser registrada.

São aspectos imprescindíveis para a construção de uma imagem:

Objeto a ser fotografado:

Toda foto tem por objetivo registrar um determinado objeto e sua mensagem. Pode ser uma pessoa ou uma paisagem, que são físicos, concretos, mas pode ser, também, sentimentos e emoções, que são objetos nada palpáveis. Independente do que seja, cada fotografia artística precisa de objeto para ser fotografado.

Capacidade de captura da câmera:

Para fazer uso de um cenário perfeito e adequado para o registro de uma foto, muitas vezes, o que o profissional realmente precisa é de um equipamento fotográfico potente na captura de todos os mínimos detalhes da paisagem que o cerca, afinal, são os detalhes que fazem a diferença!

Momento específico:

A fotografia artística requer um meticuloso planejamento e um dos tópicos previamente pensados determina qual é o melhor momento para que a captura da imagem requerida seja feita. Por exemplo, fotos tiradas ao céu aberto estão sujeitas a fatores determinantes do sucesso ou fracasso do trabalho, como sol, chuva, etc.

Iluminação:

Provavelmente você já ouviu ou leu algo sobre a necessidade de encontrar uma boa luz antes de apertar o “clique” da câmera. E é bem simples entender o porquê disso: Toda foto precisa de luz! Essa é uma das premissas mais básicas da fotografia. A iluminação deve concordar com o ambiente e com a mensagem a ser transmitida e, o uso adequado desta ferramenta, que pode ser natural ou artificial, faz, com certeza, toda a diferença no resultado final do trabalho.

Lentes de foco:

Uma das principais ferramentas de trabalho do fotógrafo, as lentes funcionam como olhos e, assim como as pessoas não enxergam da mesma maneira que as outras, as lentes também possuem diferenças, que podem ser sutis ou mais berrantes dependendo da marca, tipo e modelo. Um bom profissional conhece, a fundo, a capacidade do seu equipamento e está totalmente apto a utilizá-lo.

Possíveis surpresas:

Surpresas ou imprevistos podem tornar sua fotografia artística mais diferenciada e bonita desde que o fotógrafo saiba aproveitar a oportunidade. Na história geral, há inúmeros casos de sucesso que foram possibilitados a partir das circunstâncias mais adversas, até. Para aproveitar possíveis surpresas é importante fazer uso da criatividade e da imaginação, tema da próxima questão do QUIZZ: Você está apto para fotografia artística.

3- Você se considera como um profissional criativo, que deixa a imaginação falar alto no momento de capturar uma bela imagem?
fotografia artistica criatividade

Criatividade, que é a base definidora da qualidade de qualquer foto registrada sem ajustes técnicos e perfeitos, em regras de captura, é, também, a principal ferramenta para alcançar sucesso nos trabalhos fotográficos artísticos realizados pelos profissionais que buscam sucesso em suas imagens.

No processo da fotografia artística é imprescindível que o fotógrafo use e abuse de toda sua criatividade a fim de inovar nas imagens capturadas por sua câmera nas mais diversas situações.

Já a imaginação, quanto mais distante estiver dos parâmetros convencionais, maiores são as chances de se obter fotos artísticas que consigam expressar os sentimentos e as sensações específicas daquele trabalho e isso de um jeito único, ou seja, numa perspectiva nunca capturada por outro profissional da área.

Um jeito interessante de sempre treinar a imaginação é visitando galerias e participando de exposições, por exemplo.

Super dica: Antes de sair para fotografar, anote em um bloco quais são as opções de perspectiva para a foto a ser registrada e não se esqueça de analisar quais destas já foram tiradas por outros fotógrafos artísticos. Dê sempre preferência para as que ainda não foram feitas.

Se estiver em dúvida sobra qual o melhor ângulo e direcionamento, fotografe todos! Deixe para decidir, posteriormente, qual é a opção que melhor se encaixa no contexto do seu trabalho.

4- Despertar emoções através da fotografia artística: Você tem ideia de como conseguir?
fotografia artistica emoção

A foto artística exige muito mais do que apenas saber “clicar” em uma câmera DSLR potente, fazendo uso dos conceitos e diretrizes fundamentais da fotografia. Exige que o fotógrafo consiga expressar seus sentimentos e emoções através da tela LCD que registra determinado momento.

Portanto, a qualidade observada nessas imagens baseia-se, inicialmente, numa captura pessoal dos sentimentos do profissional artístico que está por trás das lentes.

Provavelmente você já viu muitas fotos marcantes ao longo de sua vida. Por um instante concentre-se e pense na primeira que lhe ocorrer e no por que dela ter ficado arquivada em sua memória.

Com certeza, a imagem passou algum tipo de mensagem para você no passado, pode ser uma sensação boa ou ruim, feliz ou triste, enfim. O fato de a fotografia ter ficado gravada em você significa que o objetivo do fotógrafo foi alcançado: Despertar uma emoção através da fotografia artística!

O ponto de vista do autor da imagem é determinante para o sucesso e aceitação da foto. Um bom fotógrafo artístico sabe que não há fundamento técnico suficiente que ensine a transmitir uma emoção que, na verdade, não está sendo sentida por ele no momento da captura.

Para transmitir uma mensagem real, o fotógrafo precisa, portanto, estar verdadeiramente conectado à imagem e ao tema.

5- Como se conectar emocionalmente ao tema central da foto?
fotografia artistica conectar

Existem algumas dicas e sugestões que ajudam o fotógrafo a criar laços emocionais com suas imagens, conferindo-lhe, assim, um sentido mais verdadeiro e sincero que contribui com o valor final da foto ao transmitir, com sucesso, a mensagem emitida pelo autor.

Para se conectar emocionalmente ao tema da foto o fotógrafo deve prestar atenção aos resultados da interação dos itens a seguir:

Impressão:

Sabe aquele velho ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”? Ao escolher o tema da fotografia artística que deseja capturar, defina qual o primeiro impacto a ser causado nas pessoas que verão sua imagem. Invista num sentimento marcante através de uma abordagem atrativa.

Expressão:

Quais as formas geométricas e os demais aspectos físicos do tema escolhido para fotografar? Apesar de ser, consideravelmente difícil, opte por apresentar essas particularidades nas imagens, afinal, quanto mais os objetos e paisagens estiverem palpáveis na fotografia artística, mais próximos estarão dos admiradores.

Significado:

Partindo para o lado mais sentimental da imagem, é importante compreender qual o real significado da foto e assim, posteriormente, encontrar o melhor meio de deixar a mensagem clara através das formas registradas.

Sentimento:

Após atentar para cada um dos itens anteriores, encontrando e definindo as melhores opções para cada situação a ser fotografada, o fotógrafo artístico precisa determinar, por fim, qual o sentimento a ser transmitido pela foto e qual a melhor forma de emitir a mensagem.

Hora de pôr tudo isso em prática!
fotografia artistica pratica

Agora que você conheceu um pouco mais sobre como fotografar artisticamente, que tal colocar em prática as sugestões dadas?

Um bom fotógrafo treina muito e a todo o momento.

É importante que, primeiramente, o profissional conheça sua câmera e demais equipamentos para não passar nenhum tipo de sufoco enquanto estiver fotografando. Por isso, ler o manual para não ter dúvidas sobre o funcionamento da máquina é a primeira grande dica antes de sair por aí fotografando.

Conhecer a função de cada um dos botões da câmera, opções de modo de fotografar, espaço de Cartões de Memória, lentes e possíveis suportes, enfim, tudo!

E após estudar tudo na teoria, é chegada a hora de ir a campo, para a prática. Lembrando que dedicação e empenho são grandes auxiliadores na busca pela perfeição.

Treine fotos artísticas pedindo, sempre, a opinião de outras pessoas, pois assim você terá o feedback necessário para saber se a mensagem e o sentimento que você quis passar estão sendo percebidos pelas outras pessoas.

Vale ressaltar que a prática leva a perfeição!

Você conhece outras dicas ou sugestões que contribuam na construção de fotografias artísticas? Conte-nos quais são! Deixe, também, seu comentário sobre o que achou do texto e sobre o quanto ele lhe ajudou a melhorar seu desempenho na hora de fotografar! Confira aqui no Blog eMania nossa matéria ” Fotografia Artística: Discas e Truques para Melhorar suas Fotos

Fotografia é uma arte e quem faz, é claro, é um artista.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.