A Nikon, uma das principais marcas de câmeras e produtos fotográficos, completou 99 anos no último dia 25. É quase um século de muito trabalho e consagração, já que ela configura na lista de marcas preferidas de profissionais da luz e imagem.
O acervo de produtos da marca vai além das câmeras e lentes fotográficas. Ao longo da história, a Nikon fabricou microscópios, binóculos e instrumentos de medida. Devido à qualidade do material e da funcionalidade desses produtos, a marca atingiu um patamar tão alto que é difícil encontrar alguém que duvide da excelência de sua qualidade.
Filosofia, aspiração e comprometimento
Por todos esses anos, a Nikon manteve um firme compromisso com o estudo da luz com a filosofia da empresa: “Confiabilidade e Criatividade“. São palavras simples que nem sempre são colocadas em prática com facilidade. Mas essas palavras são e foram importantes durante toda essa trajetória de quase 100 anos, pois elas representam princípios imutáveis aos quais a marca sempre se dedicou.
Dessa forma, a Nikon apoiou suas aspirações a essa filosofia. E a grande aspiração da marca não é apenas atender às necessidades dos clientes, como também oferecer serviços e experiências que superem todas as expectativas.
Conheça outros objetivos que marcam a trajetória da marca:
– Oferecer serviços com um valor importante aos clientes, que superem suas expectativas.
– Manter o crescimento e romper com o passado.
– Mostrar um comprometimento apaixonante.
– Maximizar a compreensão sobre a luz que no guia em direção à transformação de um novo futuro.
– Manter uma integridade capaz de contribuir para a prosperidade social.
Já deu para perceber que em todos esses anos de história, a preocupação da Nikon vai além de oferecer equipamentos tecnológicos de qualidade; ela também vai atrás do conhecimento. Uma marca só consegue atingir o sucesso desse grande nome quando ela tem total compreensão sobre o que ela oferece. É por isso que a história da Nikon também é marcada pelos comprometimentos que ela tem com a sociedade:
– Pró-atividade: ter a mente aberta e bem informada para agir rapidamente e ter resultados.
– Comunicar-se bem: harmonizar habilidades variadas pensando fora da caixa e comunicando-se bem com os outros.
– Procurar novos conhecimentos: ser pioneira e autodidata em novos potenciais e manter uma curiosidade insaciável.
– Demonstrar integridade? Trabalho com diligência e sinceridade como um indivíduo responsável.
O início de tudo
A história da Nikon começou a ser traçada no dia 25 de julho de 1917, quando três grandes produtoras ópticas da capital japonesa se fundiram para construir a Corporação de Indústrias Ópticas Japonesas, chamada de Nippon Kogahu Kōgyō Kabushikigaisha. Ao contrário da fama que a marca tem hoje, a corporação foi formada para produzir vidros de precisão óptica.
A ideia da corporação era tão promissora que profissionais de todo o mundo juntaram-se à equipe japonesa, principalmente da Alemanha, que à época era o principal polo tecnológico da fotografia. A equipe, então, fabricou os primeiros binóculos da marca e intensificaram pesquisas sobre novos produtos.
Esse foi o foco da corporação até o início da Segunda Guerra Mundial. Durante o período de conflito, as atividades pararam, pois tanto a Europa quanto o Japão estavam fortemente envolvidos na guerra.
A produção de artigos fotográficos foi retomada após 1945, juntamente com microscópios, binóculos, lentes para olhos, equipamentos de vigilância e instrumentos de precisão.
Foi nessa época, mais precisamente em 1946, que o nome Nikon foi usado pela primeira vez em uma linha de Câmeras Nikon portáteis de 35 mm com lentes intercambiáveis.
Origem do nome
Nikon, esse nome que já está fixado no imaginário e no dia-a-dia das pessoas de todo o mundo, é a junção de “Nippon Kogahu” (primeiro nome da Companhia que deu origem à empresa e que significa “Óptica Japonesa”), com “Ikon”, famosas Lentes Fotográficas produzidas pela Zeiss.