Início » CONHEÇA A CÂMERA DA PANAVISION DXL 8K
Lançamentos

CONHEÇA A CÂMERA DA PANAVISION DXL 8K

Olá para todos, no post de hoje eu vou apresentar um modelo de câmera de uma das mais tradicionais marcas do mercado cinematográfico, tanto analógico com digital. Eu estou me ...

Lançamentos

CONHEÇA A CÂMERA DA PANAVISION DXL 8K

Olá para todos, no post de hoje eu vou apresentar um modelo de câmera de uma das mais tradicionais marcas do mercado cinematográfico, tanto analógico com digital. Eu estou me ...

Olá para todos, no post de hoje eu vou apresentar um modelo de câmera de uma das mais tradicionais marcas do mercado cinematográfico, tanto analógico com digital. Eu estou me referindo a nova câmera Panavision DXL 8K!  Quem conhece a Panavision dispensa comentários, mas quem não conhece eu vou descrever um pouco sobre esta poderosa e tradicional fabricante de câmeras, lentes e filtros.

Panavision foi fundada no final de 1953 mas foi formalmente constituída em 1954. Em 1954 Robert Gottschalk e seus sócios viram uma oportunidade de resolver  um dos mais urgentes desafios da indústria cinematográfica, a produção de lentes especiais destinadas para os projetores com o aspect ratio “cinemascope”. Logo no inicio a Panavision  desenvolve o seu primeiro produto de sucesso, a lente Panavision Super Panatar, que na época saia pelo valor de U$ 1100, conquistando todo o mercado.

Panavision - Super Panatar
Panavision – Super Panatar

A Panavison nunca parou o seu crescimento conquistando em cada época a sua excelência na fabricação de câmeras profissionais, lentes e filtros para a Cinematografia. Grande produções foram rodadas com suas câmeras e lentes, tais como, Ben Hur, Lawrence da Arábia, 2001: Uma Odisseia no Espaço, entre tantas outras. A lista é grande e continua crescendo.

Filmes captados com as câmeras e lentes Panavison
Filmes captados com as câmeras e lentes Panavison

Com a digitalização do processo de captura das imagens e cada vez menor produções feitas com película (filme), a Panavision nunca ficou para atrás. Desde o lançamento da sua primeira câmera de cinema digital, a “Genesis”, que possui uma merecida reputação em confiabilidade, eficiência e sem problemas de pós-produção, apresentando formatos de gravação de alta qualidade e garantindo filmagens sem erros.

Panavision - Genesis
Panavision – Genesis

A Panavision está apresentando o seu novo modelo de câmera com a resolução de imagem em 8K! Eu estou me referindo da câmera Panavison DXL 8K

Panavision DXL 8K
Panavision DXL 8K

Uma das características da Panavision, é que ela é uma empresa que trabalha desde do seu inicio com fortes parcerias, tais como a MGM, e SONY. Este novo modelo utiliza um sensor de imagem RED de grande formato e grande resolução. Segue abaixo suas especificações:

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Tipo de sensor:  CMOS 16-bit, 35,5 Megapixel

Resolução: 8192 x 4320

Tamanho do sensor: Grande Formato: 40,96 milímetros x 21,60 milímetros (Diagonal: 46,31 milímetros)

Dynamic Range: 15 Stops

Frame Rate Max.: 60 fps em 8K Full Frame (8192 x 4320), 75 fps em 8K 2,4: 1 (8192 x 3456)

Codec de Gravação: 8K RAW  simultâneos 4K proxy (ProRes ou DNX)

Mídia de Gravação: SSD (até 1 hora em um único magazine)

Tipo de arquivo: .r3d (suportado no Red SDK)

Color Profile: Light Iron Color (compatível com todas as gamas populares e curvas de transferência)

Peso: 10 lbs. (4,6 Kg)

Características adicionais:

  • 6 Saídas independentes de vídeo
  • Suporta 6 LUTs (1D) ou até 4 LUTs (3D) independentes.
  • 2 Menus ( um para o operador de Câmera e outro para o assistente de Câmera).
  • Base (cheeseplate) personalizada com sistema eletrônico integrado e modular tooless, para toca rápida dos acessórios.
  • Sistemas de fluxo de ar avançados para altas temperaturas.
  • Motor lentes Primo 70 wireless.
  • Time Code e Genlock wireless

Quem quiser saber mais sobre a Panavision DXL 8K, pode tira todos as suas dúvidas no site da Panavision:

Abraços a todos!!!!

Até o próximo post!

Fernando Rozzo


Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras. Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo. Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam". Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal: “Ottica Art Magazine! ”


Artigos relacionados