Fazer qualquer tipo de análise a respeito das Câmeras Mirrorless, para um público ambientado ao mundo da fotografia, é algo relativamente simples. Porém, para quem não é íntimo do mundo da fotografia, é preciso explicar a composição de um equipamento desse tipo. Equipamento fotográfico esse que, segundo pesquisa realizada pelo portal Shotkit, é a preferência tanto para amantes por hobby como profissionais do mundo da fotografia.
Em suma, as câmeras mirrorless funcionam com a captação da luminosidade feita diretamente por um sensor. Assim, a imagem captada vai para um monitor, na parte traseira do equipamento, onde se pode visualizar, em tempo real, o cenário da fotografia.
Assim, o método de funcionamento das Câmeras Mirrorless diferente, basicamente, das Câmeras DSLR por não fazer uso de um espelho onde a luz é captada pelas lentes da câmera e passam pelo espelho angulado em 45 graus para obterem o resultado de seus cliques.
A ‘queridinha’ dos fotógrafos
Com isso compreendido, podemos continuar com a explanação sobre o levantamento onde o percentual de fotógrafos profissionais que prefere as câmeras mirrorless na comparação com Câmeras DSLR é superior do que ocorre dentre os amadores. Enquanto a proporção favorável a mirrorless para aqueles que fazem da fotografia sua profissão é de 63% x 36% (1% fazem uso simultâneo), no caso de quem encara como hobby, essa proporção é de 54% x 46%.
Apesar da diferença proporcional, seja na entrevista de amadores como profissionais, o principal motivo que justifica a opção da maioria das 1000 pessoas entrevistadas foi a mesma: a característica mais compacta e leve que as câmeras mirrorless proporcionam quando são comparadas a estrutura de máquinas DSLR.
A lógica dessa resposta está justamente na questão do espelho adicional existente na DSLR para refletir a luminosidade captada pela lente e formar a imagem. Algo que, não existindo nas Câmeras Mirrorless, pode reduzir o peso desses equipamentos em até 300 gramas.
E você, prefere usar uma Câmera Mirrorless ou Câmera DSLR ? Deixe sua opinião nos comentários!