Como evitar alguns problemas na hora de fotografar

0 335

Problemas na hora de fotografar podem surgir e os fotógrafos profissionais, ou amadores, devem aprender a contorná-los. Esses profissionais, por exemplo, devem saber contornar diversas situações: luz ambiente ruim, falha no equipamento, entre tantas outras… Aliás, é possível estragar a qualidade das fotos só pela maneira de guardar a câmera. Por essas e outras, é que o Blog eMania vai mostrar como contornar alguns desses problemas que aparecem na hora de fotografar.

Sujeira na lente

Se você tirou várias fotos e todas elas saíram com manchas, ou pontos escuros na mesma posição, sua lente da câmera pode estar suja. A gente só percebe que está suja depois de ampliar a foto no computador, ou depois de revelá-la porque o melhor resíduo pode fazer a diferença e ele não é detectado no visor. Por isso esse é um dos problemas que são “chatinhos” de se contornar.

Marcas de gordura dos dedos e poeira são os resíduos mais comuns de serem encontrados nas superfícies das lentes. Por isso, tenha sempre um lenço de limpeza específico para equipamentos fotográficos quando você for usar a câmera para evitar riscos e arranhões. Uma dica é comprar os de microfibra, que são mais baratos e fáceis de serem encontrados.

Se você tem uma câmera DSLR, a atenção na limpeza do seu equipamento fotográfico deve ser maior. Isso porque ele pode ter sujeira acumulada no outro lado da lente, onde ela é encaixada na câmera. O processo de limpeza é o mesmo.

O caso mais grave é quando tem sujeira acumulada no interior da câmera porque ela pode afetar o funcionamento do sensor. Nesse caso, pode ser preciso ir até a assistência técnica para fazer a limpeza. Não tente abrir a câmera e limpar sozinho, isso pode piorar as coisas.

problemas na hora de fotografar

E se as fotos ficarem desfocadas?

Você estava compenetrado no ensaio e não percebeu, mas quando passou as fotos para o computador, ou quando as revelou, a maioria ficou fora de foto e inutilizável. Infelizmente, quando as fotos ficam desfocadas não há quase nada a se fazer para corrigi-las, mas você pode tomar alguns cuidados antes de fazer as imagens para evitar esse problema.

Um deles é diminuir a abertura da lente, já que quanto menor for a abertura, maior será a área de foco.

Estude e tente entender também o sistema de foco do equipamento fotógrafo que você tem em mãos. No foco automático, por exemplo, a câmera vai focar em pontos determinados e cada modelo tem a zona focal diferente. Se você perceber que a câmera focou algo que não devia, é só posicionar o equipamento no objeto que você quer que tenha mais nitidez e esperar o sinal sonoro que confirma a nova área de foco.

Já o foco manual é mais eficiente, mas vai exigir mais prática do fotógrafo. Com o foco manual você pode capturar momentos e movimentos espontâneos com nitidez, coisa que o foco automático talvez não consiga porque precisa de alguns segundo para focar uma imagem fora da zona pré-estabelecida.

problemas na hora de fotografar

Um dos maiores problemas na hora de fotrografar: a bateria acabou

Um dos problemas na hora de fotografar que mais assustam o fotógrafo é quando a bateria da câmera acaba no meio do ensaio e isso é fácil de acontecer. Os equipamentos podem gastar muita bateria dependendo dos recursos que são utilizadas e a carga vai durar cada vez menos conforme o tempo de uso.
As principais dicas para evitar esse problema são:
• Leve pelo menos uma bateria extra no ensaio
• Recarregue todas completamente antes ir fotografar
Lembre-se que o flash da câmera e o visor eletrônico são os elementos da câmera que mais gastam bateria. Se você vai fotografar por um longo período, desligue o visor e use o “viewfinder”. Se você prefere olhar o visor, deixe o brilho no mínimo possível e o tempo de duração da bateria vai ser otimizado.

problemas na hora de fotografar

Imagens noturnas fora de foco e borradas

Para congelar uma cena em movimento e imprimi-la em uma foto é só aumentar a velocidade do obturador, de preferência a partir de 1/80 de segundo. Porém, quando se aumenta essa velocidade, a imagem pode ficar mais escura. Pra isso não acontecer, é preciso aumentar a abertura e o ISO.

Seria fácil se a sensibilidade ISO muito alta não causasse um granulado na imagem e esse problema na hora de fotografar é encarado por muitos fotógrafos. Se o seu trabalho vai depender dessa qualidade, antes de escolher um equipamento, considere os modelos mais novos e avançados, que possuem sensores que reduzem a granulação causada pelo ISO acima de 6400.

problemas na hora de fotografar

As fotos desapareceram do cartão de memória

Nunca use o cartão de memória como armazenamento para suas fotos. Qualquer um pode mexer na sua câmera e apartar o botão que faz apagar todos os arquivos lá salvo. É muito importante descarregar tudo o que você fotografar no computador sempre que possível. Para garantir, salve as fotos também em HD externo.

Se ninguém mexeu no seu equipamento e mesmo assim você sentiu falta de alguma foto, insira o cartão diretamente no leitor ao invés de usar um cabo USB para conectar a câmera. Alguns sistemas operacionais podem ocultar pastas e inserir o cartão diretamente no leitor é uma maneira de evitar isso.

É possível também que seus arquivos tenham ficado salvos no último computador em que a câmera foi conectada, já que alguns programas são configurados para transferir automaticamente todas as imagens da câmera para o computador.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.