Nesta quinta-feira (29), Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, morreu após ficar mais de um mês internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A saber, o ex-jogador tratava um câncer na região do cólon onde fez uma cirurgia, em setembro do ano passado. Além disso, passou, posteriormente, por sessões de quimioterapia.
Como forma de singela homenagem a sua brilhante trajetória, o Blog eMania irá exibir algumas das fotografias mais icônicas feitas de Pelé. Imagens essas, aliás, que ajudam a dimensionar a grandeza daquele que é considerado, por muitos, o maior jogador da história.
O início
Da esquerda para a direita, Pelé aparece como o segundo agachado com somente 14 anos de idade. A imagem, aliás, é considerada como a primeira em circulação de jornais de grande porte onde Pelé aparece. Na época, ela foi divulgada pelo jornal “A Gazeta Esportiva” e retratou equipe que foi campeão invicta na categoria juvenil.
Soldado Arantes?
Com a necessidade de cumprir o alistamento ao serviço militar com 18 anos de idade (situação que, atualmente, ainda é obrigatória para homens no Brasil), Pelé aparece em momento onde fazia o tradicional Juramento a Bandeira Nacional.
O gol 1000
Em 1969, enfrentando o Vasco, no Maracanã, o Rei estabeleceu seu nome na história do esporte ao marcar seu gol de número 1000. Nesse sentido, ele superou o goleiro argentino Andrada, em cobrança de pênalti.
O tri
Carregado nos ombros e alvo das lentes de centenas de jornalistas, Pelé foi o símbolo da icônica Seleção Brasileira que venceu a Copa do Mundo de 1970, disputada no México. Como resultado, essa é vista como a geração mais encantadora da história da Amarelinha que conquistou o título.
Fim de uma era na Seleção
No ano seguinte ao tricampeonato da Seleção, Pelé decide encerrar a sua trajetória com a Amarelinha. Assim, o confronto de despedida ocorreu no Estádio do Morumbi, em amistoso contra a Áustria, onde o Brasil venceu por 1 a 0.
Pelé, o estudante
No ano de 1974, Pelé aliou a vida esportiva com sua carreira acadêmica. Por isso, na foto acima, ele aparece com o traje usado em sua formatura na Faculdade de Educação Física de Santos.
Fim de uma era no Santos
Na última partida de Pelé com a camisa do Santos, o Rei jogou diante da Ponte Preta, na Vila Belmiro. A saber, o confronto em questão foi pelo Campeonato Paulista de 1974.