Review: Lente Sony Sonnar T* FE 35 mm F/2.8 ZA E-Mount (SEL35F28Z)

1 367

É interessante como as coisas mudaram nos últimos anos. Houve um tempo em que tudo aconteceu no lado da DSLR, mas ultimamente os sistemas Mirrorless são os líderes em inovação. A Sony é certamente um jogador agressivo aqui e não é uma surpresa que eles foram os primeiros a lançar uma Mirrorless Full Frame. Eles ainda estão em fase de aceleração, então o sistema não oferece muitas opções. Em seu universo de lentes.

Alguns podem se perguntar sobre o significado de “Sonnar” no nome. Sonnar é derivado da palavra alemã “Sonne” (sol) e é usado para lentes rápidas. Dito isto – apenas a partir de suas especificações, não é uma lente excessivamente excitante – é uma grande angular moderada com um máximo relativamente pouco inspirador. abertura para uma lente principal. O preço de varejo sugerido de aproximandamente R$ 4000,00 pode ser chocante, mas as lentes Zeiss nunca foram itens de orçamentos baixos, devido sua alta qualidade.

Compatibilidade

O Lente Carl Zeiss Sony Sonnar T* FE 35 mm F/2.8 ZA E-Mount (SEL35F28Z) funciona em qualquer Câmera com montagem E-mount. Seja uma câmera full frame como a família Sony a7 ou uma câmera APS-C como a Sony a6500 e a6400. Em uma câmera APS-C é equivalente a um 52.5/4 em uma câmera full frame.

Qualidade

A Lente Sony Sonnar T* FE 35 mm F/2.8 ZA E-Mount (SEL35F28Z) é construída com padrões elevado de qualidade, com um corpo de metal e um anel de foco que tem zero de jogo, por isso é muito agradável.

Um toque agradável é que todas as marcas estão gravadas e preenchidas com tinta . Não apenas impresso no casco como no FE 2/28.

Eu não desmontei a lente, então não posso dizer o quão robusta é a construção interna, que é provavelmente mais importante do que o exterior.

Review: Carl Zeiss Lente Sony Sonnar T* FE 35 mm F/2.8 ZA E-Mount (SEL35F28Z)

Tamanho, peso e manuseio

A Lente Sony Sonnar T* FE 35 mm F/2.8 ZA E-Mount (SEL35F28Z) é a menor lente nativa que você pode comprar para a Sony Série a7. Ainda é um pouco grande demais para chamá-lo de panqueca, mas chega perto. O manuseio é muito bom e com apenas 120g é uma excelente escolha quando você quer viajar leve.

Auto-foco

O desempenho de AF na Sony a7II e na Sony a7MIII é muito bom, desde que haja luz suficiente. Em cenários mais escuros, muitas vezes encontrei falta de FA, mas isso é mais uma questão de câmera do que uma que pode ser atribuída à lente.
O drive AF é muito silencioso e a lente não se estende.

Foco manual

Como mencionado anteriormente, o anel de foco é muito agradável e preciso.

Qualidade da imagem

Vinhetas e mudança de cor
Em f/2.8, o efeito de vinheta é cerca de 2,5 pontos. Em f/4 ele é reduzido apenas um pouco a cerca de 2 pontos e por f/8 ele ainda está em 1.5 pontos, que é o valor mais alto que eu já vi em f/8.

No teste com correção de vinheta desativada (o que afeta o raw), mas eu não ficaria surpreso se ainda houvesse alguma correção, outras lentes melhoram muito mais de f/2.8 para f/4.

Queda de luz

Com a lente na abertura máxima, há uma queda de luz nos cantos extremos, mas isso não afetará suas fotos do mundo real.

Macro

A Lente Sonnar T* FE 35 mm F/2.8 ZA E-Mount (SEL35F28Z) da Carl Zeiss não é considerada uma lente macro, oferecendo uma distância mínima de foco de 35 cm e uma ampliação máxima de 0,12x.

Câmera Sony Alpha a7III Mirrorless + Carl Zeiss FE 35 mm F/2.8 ZA (SEL35F28Z)
Câmera Sony Alpha a7III Mirrorless + Carl Zeiss FE 35 mm F/2.8 ZA (SEL35F28Z)

Bokeh

O Efeito Bokeh é uma palavra usada para as áreas fora de foco de uma fotografia e geralmente é descrita em termos qualitativos, como suave / creme / áspero, etc. Na Lente Carl Zeiss Sonnar T* FE 35 mm F/2.8 ZA E-Mount (SEL35F28Z), Sony empregou um diafragma de íris com sete lâminas arredondadas, o que resultou em um bokeh muito atraente em nossa visão. Percebemos, no entanto, que a avaliação de bokeh é subjetiva, então incluímos várias culturas de 100% para sua leitura.

O Sonnar tem um bokeh muito bom, e os destaques são renderizados de maneira bastante suave.

Bokeh de primeiro plano é muito bom também

Em distâncias mais longas, o bokeh permanece suave, o que não pode ser tomado como garantido por outras lentes.

Para-Sol da Lente

O Para-Sol da lente Zeiss 2.8/35 (SEL35F28Z) tem um design muito incomum. É apenas cerca de 5 mm de profundidade e não é aberto como capuzes convencionais.
Este design é muito útil, porque o capuz é muito pequeno. Eu sempre o deixo preso à lente e também vem com sua própria tampa de lente.

Filtros de Lente

A rosca do filtro de 49mm é feita de plástico.
A cobertura da lente possui uma rosca de filtro de 40,5 mm.
A frente da lente não gira, portanto os polarizadores são fáceis de usar.

Conclusão

Se você considerar o tamanho pequeno, a Lente Sony Sonnar T* FE 35 mm F/2.8 ZA E-Mount (SEL35F28Z) é notável, especialmente aberta . Você pode usá-lo em f/2.8 sem hesitação, é muito nítido em 90% do quadro e o bokeh também é bom. Apenas a vinheta pode ser um problema para alguns usos.

Distorção não é ruim e, graças a um perfil, é facilmente corrigido em LR. Vinheta em f/2.8 e nunca desaparece, eu acho que isso é um problema devido ao seu tamanho pequeno. A correção da CA lateral é média, mas você não verá nenhuma CA porque a correção não pode ser desativada na LR.

Boa
Muito pequeno e leve
Muito acentuado em f/2.8
Bokeh
Para-Sol Pequeno

Ruim
Vinheta
Preço
Distância de focagem longa e curta

Concluímos que o Carl Zeiss Sonnar FE 35 mm F/2.8 ZA E-Mount (SEL35F28Z) é uma boa escolha se você está procurando por uma lente pequena e versátil. Funciona bem como uma pequena lente de paisagem, por isso não hesitarei em levá-la comigo.

Confira a Lente Sony Sonnar T* FE 35 mm F/2.8 ZA E-Mount (SEL35F28Z) para sua Sony Série A7 ou A6000 aqui na eMania Foto e Vídeo: Link do Produto.

você pode gostar também
1 comentário
  1. My Homepage

    … [Trackback]

    […] There you will find 40183 more Infos: blog.emania.com.br/review-lente-sony-sonnar-t-fe-35-mm-f-2-8-za-e-mount-sel35f28z/ […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.