Início » Imagens em movimento: saiba como atingir o efeito motion blur
Dicas de Fotografia

Imagens em movimento: saiba como atingir o efeito motion blur

Motion Blur pode ser traduzido para o português como “mancha de movimento” e representa justamente a aparência de movimento em uma fotografia. Esse efeito deixa algumas partes da foto sem ...

Dicas de Fotografia

Imagens em movimento: saiba como atingir o efeito motion blur

Motion Blur pode ser traduzido para o português como “mancha de movimento” e representa justamente a aparência de movimento em uma fotografia. Esse efeito deixa algumas partes da foto sem ...

Motion Blur pode ser traduzido para o português como “mancha de movimento” e representa justamente a aparência de movimento em uma fotografia. Esse efeito deixa algumas partes da foto sem nitidez porque é feito com a câmera, ou o objeto principal da imagem em movimento.

Apesar do senso comum de que uma foto borrada não é boa, isso não pode ser tratado como regra, já que alguns efeitos de borrado são considerados arte e estilo do fotógrafo e da imagem feita. O motion blur, por exemplo, é um efeito que não pode ser considerado erro, já que muitos fotógrafos buscam por ele.
Para atingir esse efeito há três caminhos: colocar o objeto principal da fotografia em movimento, a câmera fotográfica em movimento, ou os dois ao mesmo tempo. O caminho seguido vai depender do efeito e da aparência que o fotógrafo deseja criar.

Opção 1: quando o objeto está em movimento

Essa é a maneira mais fácil de conseguir o efeito motion blur nas fotografias. Para fazê-lo, é só capturar o que está acontecendo com a câmera parada. Procure usar o modo de prioridade de velocidade (esportes) para controlar o obturador e evitar a perda total da nitidez. Para os mais experientes, vale a pena tentar o modo manual.
Para isso, a velocidade do obturador precisa estar baixa, para que, assim, ele fique aberto o tempo suficiente de capturar o movimento registrado.
Para calcular o valor do obturador, analise a quantidade de luz e quanto de movimento você quer que seja registrado na foto. Esse tempo de exposição pode variar entre segundos, minutos, ou até horas – esse último caso é usado para capturar o movimento das estrelas, por exemplo.
Para fazer esse tipo de foto, apoie a câmera em um tripé , ou uma superfície firme, de preferência Com a câmera estática, é possível fazer uma imagem nítida com apenas um detalhe em movimento (em motion blur). Geralmente, essa opção resulta em um fundo estático e apenas o objeto se movendo.

14-motion-blur-speed-photography

Opção 2: quando a câmera está em movimento

Com essa opção, as fotografias ficam mais borradas e com mais movimento e há a possibilidade de que nenhuma área da imagem fique nítida. Isso acontece porque, quando é a câmera que está em movimento, todo a área da fotografia ganha aspectos de velocidade.
Para conseguir esse efeito, o fotógrafo deve configurar uma velocidade não tão baixa e fotografar movendo a câmera de acordo com o movimento que ele quer retratar na fotografia final.
Esse tipo de efeito pode passar a sensação de bagunça e de alegria. Ideal para retratar pessoas se abraçando, ou crianças em um parquinho, por exemplo.
Essa opção também é a que mais coloca o fotógrafo e quem for ver a fotografia dentro da cena, no sentido da intensidade do movimento e em como ele pode fazer você se sentir dentro da cena.
Vale lembrar que imagens desse tipo de motion blur não podem ser consideradas informativas, e sim criativas e artísticas, já que possuem poucos elementos nítidos nelas.

motion

Opção 3: quando a câmera se move com o objeto

Essa opção pode ser a mais difícil para criar o motion blur porque vai exigir mais técnica e experiência do fotógrafo. Porém, o resultado é também um dos mais bonitos. Ele gera uma imagem com o fundo em movimento e o objeto principal da imagem nítido.
Os profissionais afirmam que para entender esse efeito, é preciso relembrar as aulas de física e um tema específico delas: o referencial. O que está em movimento vai depender do ponto de referência tomado. Ou seja, quando uma pessoa está dentro de um carro em movimento e você está fora dele parado, a pessoa dentro do carro, para você, está se movimentado. No entanto, se você estivesse dentro do carro, a pessoa estaria parada.
Dito isso, quando você vai fotografar alguma coisa em movimento, como um carro, você precisa deixar a câmera digital parada e fotografá-lo em baixa velocidade. Porém, se você movimentasse a câmera na mesma velocidade do carro, o efeito seria o contrário e o carro estaria nítido e o fundo borrado.
Esse efeito é um motion blur, mas é mais conhecido como panning, uma técnica específica da fotografia de movimento. Para conseguir o panning perfeito, a câmera tem de estar exatamente na mesma velocidade e direção do objeto que está se movendo. Por isso, essa técnica fotográfica exige muita prática, paciência e experiência.

motion-panning-c2a9-2011-christopher-martin-8118
Vale lembrar que nem todas as imagens que possuem o fundo em movimento e o objeto principal parado são exemplos de panning. Se você estiver dentro de um carro e fotografar alguém que está ao seu lado, provavelmente o fundo vai estar em movimento, e a câmera para na hora do disparo. Isso não é um panning. Ele vai depender do referencial adotado, como citado anteriormente.


Mariana Paschoal

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina, tem experiências em diversas áreas da comunicação, como radiojornalismo, webjornalismo, assessoria de imprensa e fotojornalismo.


Artigos relacionados