Astrofotografia: como fazer imagens de estrelas

3 1.907

A fotografia noturna já exige do fotógrafo um conhecimento sobre ajustes manuais da câmera, como o ISO, a exposição e a abertura. Um dos segmentos da fotografia noturna é a fotografia de estrelas. Nesse tipo, esses elementos do universo são destacados. Os fotógrafos profissionais chamam esse tipo de registro de “astrofotografia”.
Até há pouco tempo, a astrofotografia era restrita a imagens feitos do espaço por satélites e equipamentos de observação espacial. O conceito, no entanto, foi expandido e hoje engloba, principalmente, a fotografia de estrelas feita por nós, “reles mortais”.
Para atingir bons resultados de astrofotografia, é preciso levar em consideração alguns fatores: local, condições meteorológicas e paciência. De equipamento fotográfico, o fotógrafo precisa ter um tripé simples, uma câmera manual (com ajustes de ISO, exposição, abertura e foto) e, se possível, um disparador remoto.
Outro equipamento que não é obrigatório são as lentes fotográficas entre grandes e médias angulares, de 10 a 20 mm.

Escolhendo a data e o local

As estrelas podem ser fotografadas de qualquer lugar, até da janela da sua casa. Porém, se você quiser fazer uma astrofotografia profissional, e que mostre o céu como ele é, será preciso sair das luzes da cidade. Elas põem impedir que a gente e a lente da sua câmera leiam as estrelas corretamente. Quanto mais afastado da cidade, melhor.
Para uma maior segurança, escolha um lugar que você já conhece e que tenha uma vista ampla. Boas opções são campo aberto e lugar algo, por exemplo. Tente acampar no lugar para conseguir imagens de horas diferentes da noite e da madrugada.
É essencial também que a câmera mire um lugar onde as luzes da cidade não iluminam o horizonte. Essa fonte de luz pode atrapalhar no resultado final da sua astrofotografia.
Atente-se também às condições meteorológicas. O ideal é um céu aberto, sem nuvens que possam entrar na frente das estrelas. Sendo assim, cheque a previsão meteorológica para o local antes de sair de casa.
Outro detalhe que é preciso observar é a fase da lua. Se você quiser fotografias melhores, priorize as noites de lua nova, minguante ou crescente, ou seja, quando ela está menos brilhante. Como a lua cheia é muito brilhante, a luz pode atrapalhar na captura das estrelas.

Astrofotografia

Conheça o céu

Você pode ter escolhido um dia limpo sem luzes por perto e mesmo assim não conseguiu ver as estrelas. Isso é normal porque o olho humano não consegue enxergar o céu como as lentes e câmeras DSLR em longa exposição. Por isso, você precisa conhecer o céu para saber para onde apontar a câmera na hora de fazer uma astrofotografia.
, então precisamos de uma ajudinha da tecnologia para reconhecer o céu à nossa volta e saber para onde apontar as lentes.
Você pode fazer isso de duas maneiras: estudar a região antes de sair de casa, para saber o que é possível enxergar no céu naquele ponto através de sites com mapas das estrelas. Também é possível usar aplicativos de celular que fazem isso quando você chegar ao local de fotografar. As opções são o Star Walk, ou o Google Sky Map.
Depois disso, para testar o enquadramento, faça fotografias de teste, mude o ângulo e a posição da câmera até achar a composição perfeita para a sua astrofotografia.
Os ajustes da câmera nessa hora devem priorizar a entrada de luz, por isso, coloque o ISO no máximo, abra o diafragma o quanto puder e escolha a maior exposição. Coloque a máquina no tripé e escolha o foco manual ajustado para o infinito.
Se você não tem o disparador automático, a dica é usar o temporizador. Desse modo, o movimento da câmera quando você apertar o disparador, não vai afetar o resultado da astrofotografia.
O ideal é escolher a posição que mostre o máximo de estrelas possíveis.

Astrofotografia

Quando estiver tudo pronto para a sua astrofotografia

Depois de ter escolhido o local e um bom enquadramento, mais da metade do processo de fazer uma astrofotografia estará pronto.
Depois dos testes, configure sua câmera para fazer fotos no modo RAW. Esse formato faz com que a foto fique maior, o que permite a edição posterior. Se a sua câmera não possui essa opção, escolha a maior qualidade e tamanho possíveis.
As configurações da câmera continuam parecidas com as do teste: a abertura continua sendo a máxima possível e não é necessário mexer no foco. O balanço de cores pode ser ajustado para o modo semimanual.
O ISO deve ser menor do que foi usado nos testes, para evitar uma fotografia muito pixelada ou clara demais. Escolha um valor entre 2000 e 4000, se a noite estiver totalmente escura, ou procure um valor menor se houver iluminação. Vale mudar os valores conforme for fazendo as astrofotografias.
O ajuste mais importante, porém, é a abertura. É ela que vai definir que tipo de foto noturna você vai ter. Em fotos de longa exposição é possível ver o movimento da Terra no movimento das estrelas.

Astrofotografia

Quando a exposição é muito longa, esse movimento vai ser aparente nas imagens, por isso é necessário calcular o tempo máximo: para isso, você vai ter de pegar o valor da distância focal e dividir o número 600 por ele. Se você for usar a lente em 20 mm, faça 600/20 e o tempo resultante será 30 segundos.
A conclusão é que quanto menor o valor da distância focal, mais tempo de exposição máxima você vai ter.

você pode gostar também
3 Comentários
  1. […] é um guia geral para você obter imagens maravilhosas na astrofotografia. Existem inúmeras técnicas adicionais lá fora, incluindo o […]

  2. […] Image More @ blog.emania.com.br 368 x 620 · […]

  3. […] é um guia geral para você obter imagens maravilhosas na astrofotografia. Existem inúmeras técnicas adicionais lá fora, incluindo o acompanhamento, empilhamento e fluxos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.