Este post é o primeiro de uma série dedicada ao sensor de imagem, onde eu vou descrever quais são os tipos e tamanhos dos sensores de imagens existentes. Eles estão presentes nas câmeras fotográficas, de cinema, de vídeo, de segurança, nos celulares e smartphones, etc. Neste post eu vou começar descrevendo como funciona um sensor de câmera (CCD, CMOS e APS). Como ele captura a luz e a transforma em imagens. E sempre lembrando que o blog eMania possui muitos posts educativos e informativos, todos relacionados com o seguimentos do audiovisual (cinema, vídeo e fotografia).
Um post muito interessante que está relacionado com esta série que eu estou escrevendo sobre o sensor de imagem, é o post sobre “Aspec Ratio”, que descreve as proporções da tela no cinema e na fotografia. Mas agora vamos ao nosso post!
Mas o que é um sensor de imagem?
Vocês podem comparar um sensor digital de imagem de uma câmera digital como se fosse a retina dos nossos olhos, captando as imagens que são projetadas sobre ele e as transformando em códigos digitais.
O olho humano registra as imagens usando um processo analógico. As imagens processadas por uma câmera fotográfica, de vídeo ou de cinema digital, dependem de um processo de conversão analógico digital.
O sensor digital de imagem é literalmente um chip, um dispositivo de carga acoplada que captura a luminosidade das imagens que são projetadas continuamente sobre ele, por um minúsculo painel de células fotoelétricas convertendo a energia da luz em elétrons gerando valores diferentes de voltagem e criando um pixel. Quanto maior for a quantidade de luz que incidir sobre as células fotoelétricas do sensor fotográfico, maior será a quantidade de elétrons.
Sensor de imagem digital capturando a luz -01
Os sensores de imagem possuem fileiras destas células fotoelétricas que convertem a luz em carga elétrica, fazendo uma varredura lendo cada pixel um a um enviando para um processador que constroem a imagem e armazena em algum tipo de armazenamento (mídia).
Processo de conversão analógico digital e o seu armazenamento.
Todo o processo de captura da luz pelo sensor, a formação das imagens e o seu armazenamento, se resumem em: amostragem / digitalização / compressão / armazenamento. Em posts futuros eu vou explicar cada uma destas etapas. E no próximo post dando continuidade a esta série, eu vou escrever sobre o CCD e o CMOS.
Abraços!