“ASPECT RATIO” – A PROPORÇÃO DE TELA NO CINEMA E NA FOTOGRAFIA

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Nos meus últimos posts eu estou focando muito na parte ótica tanto da fotografia como no cinema e nós já vimos várias séries que eu estou produzindo, como  “A Linguagem Narrativa do Cinema e da Fotografia” com textos sobre “Enquadramento e a Composição do Quadro“,  “Os Planos de Uma Cena”, depois juntamente com esta série, eu escrevi sobre Lentes de Câmeras, na série Lentes Fotográficas e Cinematográficas e suas Características” –”Prime Lens“, “A Montagem, “O Fator Crop” e hoje dando continuidade eu vou escrever sobre o “Aspect Ratio” que na tradução correta se refere a proporção de tela tanto no cinema como na fotografia.

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Aspect Ratio

O cinema com o passar dos anos já empregou vários tipos de formatos diferentes, referentes ao tamanho da área ocupada com os registros das imagens em uma película e hoje nos sensores eletrônicos digitais,  com diferentes tamanhos físicos e outros muitos fatores. Hoje em dia destas proporções, poucas permanecem em uso. Uma das proporções de tela (aspect ratio), que perdurou e atualmente é dominante tanto na fotografia como no cinema é a 35mm. Criada por Thomas Edson, o espaço útil para o registro das imagens passou de 1,33:1 (proporção entre largura e altura) para 1,37:1 com a chegada do cinema sonoro e necessidades de acomodação da trilha de áudio (mono na época). Derivaram-se a partir daí os diversos formatos para cinema, vídeo e fotografia

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Aspect Ratio – Relação com a proporção com de 35mm

A fotografia também possui uma grande variedade de tamanhos e formatos, mas o 35mm também é o formato dominante da era pré-digital e digital, mas com a diferença que o negativo 35mm utilizado que erra nas câmeras fotográficas analógicas se deslocava em sentido horizontal, e a película (ou negativo) utilizado nas câmeras de cinema analógicas se deslocam no sentido vertical, como mostra na figura abaixo:

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Então o “Aspect Ratio” é a proporção entre a largura e a altura de uma imagem. As relações de aspecto mais comuns usadas nas apresentações de filmes nos cinemas são; 1.85: 1 e 2,39: 1. No vídeo, mais respectivamente a TV, as proporções são: no formato SD (Standard Definition que já está em extinção) de 4: 3 (1,3 3: 1) e o formato de vídeo universal criado no século 20,  para televisão de alta definição (HDTV) 16: 9 (1,7 7: 1). Existem outras proporções do aspecto ratio no cinema e no vídeo, mas são utilizados com pouca frequência.

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Várias Proporções de Aspect Ratio

Na câmera fotográfica, as proporções mais comuns são 4: 3, 3: 2 e, mais recentemente está  sendo encontrado em câmeras fotográficas digitais além deste aspectos relacionados com o 35mm o aspect ratio 16: 9. Nas câmeras fotográficas digitais de grande e médio formatos, utilizam aspects ratios, 5: 3, 5: 4, e 1 : 1 (formato quadrado).

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Aspect Ratio na Fotografia

Vou apresentar logo abaixo, alguns aspects ratios além do  1.85, utilizados pela indústria cinematográfica:

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O blog VashiVisuals, disponibiliza para download gratuito várias máscaras em alta definição e de vários aspectos de tela para serem utilizados nas edições de vídeo. Segue o link abaixo logo após as imagens:

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DOWNLOAD TEMPLATES – ASPECT RATIO (WIDESCREEN)

No próximo post eu vou escrever sobre as “Charts” de Cor, Foco, Escala de Cinza, Cartão de Cinza e Resolução.

Abraços a todos!

Fernando Rozzo

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1 comentário
  1. Rodrigo Chequer Diz

    Salve caro Fernando Rozzo, embora eu não seja um profissional da área, sou cinéfilo e amo a chamada “cinematografia”. Seu artigo é muito bom, bom, darei minha opinião acerca das Proporções de Aspecto:

    – Embora entenda que o formato da imagem é uma escolha artística do cineasta, a fim de enfatizar determinados elementos mais do que outros (e sempre busco ver os filmes em seus aspecfos originais), tenho preferência por alguns formatos. Assim, gostaria de compartilhar minhas opiniões acerca:

    – Eu gosto de absolutamente todas as proporções na faixa de 1.85, o Widescreen convencional (cinema) e o 2.39, o Widescreen Anamórfico;

    – Aprecio um certo equilíbrio, acho assim, certas coisas umtango exageradas e por isto, quando a proporção foge desta faixa, não acho muito agradável. Aspect Ratios abaixo de 1.85, pra mim, soam um tanto estreitos e apertados (o 16:9 das HDTVs, que em decimal é 1.78, é o mínimo pra mim neste sentido, embora goste mesmo a partir do 1.85), como se o ambiente meio que sumisse e os personagens estivessem atuando numa espécie de vácuo, ou presos dentro duma caixa, soa incompleto pra mim (isso fica explícito em proporções como a antiga 1.33/1.37 ou mesmo ainda um bocado no 1.66, aquele formato usado historicamente sobretudo em alguns filmes europeus);

    – O mesmo vale pros aspectos acima de 2.39. Sei que a ideia de proporções super amplas é a de dar um caráter “épico” para os filmes, pois permitem enquadramentos gigantescos do ambiente, entretanto, acho que o 2.39 já é o suficiente e a escolha perfeita pra isso, pois é um frame bastante extenso, mas que não chega a sacrificar em excesso a escala de altura. Quando passa desse ponto, a altura diminui em excesso, o que dificulta enquadramentos decentes de elementos minimamente verticais, como coisas altas ou close-ups focados;

    – Resumindo, gosto do equilíbrio entre largura e altura que aspectos como o 1.85 (e também o “recente” 2.00 da Netflix) trazem, ao mesmo tempo que aqueles como o 2.20 (de filmes como Lawrence da Arábia, Spartacus, 2.001 – Uma Odisséia no Espaço, A Noviça Rebelde) e o Anamórfico 2.35/2.39 são ótimos pros grandes épicos e tudo que é muito focado no ambiente e panorama);

    – Mas, é como disse, tenho minhas preferências, se fosse cineasta, só usafia as proporções da faixa que citei, mas apesar disso, respeito o formato original dos filmes, a chamda “visão do diretor”.

    E é isso, gosto de compartilhar minhas opiniões acerca da sétima arte, que é uma das minhas grandes paixões desde sempre. Um forte abraço amigo e sucesso (e por favor, perdoe o textão rs). Valeu!!

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