Home»Artigos de Foto e Vídeo»“ASPECT RATIO” – A PROPORÇÃO DE TELA NO CINEMA E NA FOTOGRAFIA

“ASPECT RATIO” – A PROPORÇÃO DE TELA NO CINEMA E NA FOTOGRAFIA

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
12
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Nos meus últimos posts eu estou focando muito na parte ótica tanto da fotografia como no cinema e nós já vimos várias séries que eu estou produzindo, como  “A Linguagem Narrativa do Cinema e da Fotografia” com textos sobre “Enquadramento e a Composição do Quadro“,  “Os Planos de Uma Cena”, depois juntamente com esta série, eu escrevi sobre lentes, na série Lentes Fotográficas e Cinematográficas e suas Características” –”Prime Lens“, “A Montagem, “O Fator Crop” e hoje dando continuidade eu vou escrever sobre o “Aspect Ratio” que na tradução correta se refere a proporção de tela tanto no cinema como na fotografia.

 

Aspect Ratio
Aspect Ratio

O cinema com o passar dos anos já empregou vários tipos de formatos diferentes, referentes ao tamanho da área ocupada com os registros das imagens em uma película e hoje nos sensores eletrônicos digitais,  com diferentes tamanhos físicos e outros muitos fatores. Hoje em dia destas proporções, poucas permanecem em uso. Uma das proporções de tela (aspect ratio), que perdurou e atualmente é dominante tanto na fotografia como no cinema é a 35mm. Criada por Thomas Edson, o espaço útil para o registro das imagens passou de 1,33:1 (proporção entre largura e altura) para 1,37:1 com a chegada do cinema sonoro e necessidades de acomodação da trilha de áudio (mono na época). Derivaram-se a partir daí os diversos formatos para cinema, vídeo e fotografia

 

Aspect Ratio - Relação com a proporção com de 35mm
Aspect Ratio – Relação com a proporção com de 35mm

A fotografia também possui uma grande variedade de tamanhos e formatos, mas o 35mm também é o formato dominante da era pré-digital e digital, mas com a diferença que o negativo 35mm utilizado que erra nas câmeras fotográficas analógicas se deslocava em sentido horizontal, e a película (ou negativo) utilizado nas câmeras de cinema analógicas se deslocam no sentido vertical, como mostra na figura abaixo:

 

FILM_SRIP_01

Então o “Aspect Ratio” é a proporção entre a largura e a altura de uma imagem. As relações de aspecto mais comuns usadas nas apresentações de filmes nos cinemas são; 1.85: 1 e 2,39: 1. No vídeo, mais respectivamente a TV, as proporções são: no formato SD (Standard Definition que já está em extinção) de 4: 3 (1,3 3: 1) e o formato de vídeo universal criado no século 20,  para televisão de alta definição (HDTV) 16: 9 (1,7 7: 1). Existem outras proporções do aspecto ratio no cinema e no vídeo, mas são utilizados com pouca freqüência.

 

Várias
Várias Proporções de Aspect Ratio

 

 

Na câmera fotográfica, as proporções mais comuns são 4: 3, 3: 2 e, mais recentemente está  sendo encontrado em câmeras fotográficas digitais além deste aspectos relacionados com o 35mm o aspect ratio 16: 9. Nas câmeras fotográficas digitais de grande e médio formatos, utilizam aspects ratios, 5: 3, 5: 4, e 1 : 1 (formato quadrado).

 

Aspect Ratio na Fotografia
Aspect Ratio na Fotografia

 

Vou apresentar logo abaixo, alguns aspects ratios além do  1.85, utilizados pela indústria cinematográfica:

Screenshot-2015-04-07-10.54.45

Screenshot-2015-04-07-10.54.58

Screenshot-2015-04-07-10.54.00

Screenshot-2015-04-07-10.54.14

Screenshot-2015-04-07-11.20.56

 

Screenshot-2015-04-07-10.55.50

 Screenshot-2015-04-07-10.54.35

Screenshot-2015-04-07-11.08.10

O blog VashiVisuals, disponibiliza para download gratuito várias máscaras em alta definição e de vários aspectos de tela para serem utilizados nas edições de vídeo. Segue o link abaixo logo após as imagens:

 

VashiExtremeWidscreen

 

56FREETEMPLATES

 

 

DOWNLOAD TEMPLATES – ASPECT RATIO (WIDESCREEN)

 

 

No próximo post eu vou escrever sobre as “Charts” de Cor, Foco, Escala de Cinza, Cartão de Cinza e Resolução.

Abraços a todos!

Fernando Rozzo

Post anterior

Como a velocidade do obturador e a taxa de quadros influenciam seu filme

Próximo post

A posição das fontes de luz e o efeito na iluminação fotográfica

O Autor

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras.
Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo.
Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam".
Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal:
“Ottica Art Magazine! ”