Tudo Sobre Filtros NDX Variáveis de Densidade Neutra

0 1.202

Se você está procurando a solução tudo-em-um perfeita para controlar a luz em suas cenas, estes seriam os Filtros NDX Variáveis de Densidade Neutra ​​para usar na Lente de seu equipamento, tanto em Fotografia, como em Filmagens.

O Filtro de Lente de Densidade Neutra Variável (NDX) reduz a quantidade de luz que entra na câmera. Enquanto um Filtro ND Fixo bloqueia uma quantidade fixa de luz, os Filtros ND variáveis ​​permitem ajustar os níveis de luz para que você não precise ficar alternando entre filtros individuais.

Um Filtro de Lente NDX variável é muito flexível, pois permite alterar a exposição à luz entre cerca de 1 f-stop (ND2) e 8 f-stops ( ND400 ) simplesmente girando o elemento externo do filtro e o filtro alterna entre baixa e alta densidade. E faz isso sem afetar a cor ou a qualidade de suas imagens.

Existem muitas situações em que você pode querer usar um filtro de Lente ND variável, e eles são úteis para praticamente qualquer gênero de fotografia. Em particular, os fotógrafos que lidam com mudanças nas condições de luz, como na fotografia de paisagem ou natureza.

Tudo Sobre Filtros NDX Variáveis de Densidade Neutra ND2 a ND400 (2-8 Stops)
Fotografia ao ar livre com um Filtro NDX Variável

Como funciona um Filtros NDX Variáveis

Os Filtros NDX Variáveis ​​consistem em duas camadas de vidro polarizadoras circulares que são colocadas em oposição uma à outra. Eles são facilmente aparafusados ​​em uma lente de câmera com a camada interna permanecendo fixa enquanto é aparafusada na lente enquanto a camada externa é presa a um anel na frente da moldura do filtro e pode ser girada.

Tudo Sobre Filtros NDX Variáveis de Densidade Neutra ND2 a ND400 (2-8 Stops)

O polarizador interno corta a luz em um único plano. À medida que o polarizador externo no elemento frontal é girado, ele reduz uma quantidade crescente de luz disponível, quanto mais próxima a camada frontal fica perpendicular à camada interna. Essencialmente, girando o filtro, as duas camadas polarizadoras bloqueiam quantidades crescentes de luz à medida que se alinham. Você simplesmente torce a camada externa para aumentar ou diminuir a exposição à luz, até obter o efeito desejado.

Quando usar um Filtros NDX Variáveis

É melhor usar um Filtro ND ou um Filtro NDX Variável quando estiver fotografando com luz do dia forte ou outras condições de luz e quiser fotografar com uma abertura ampla, por exemplo, para criar um efeito de profundidade de campo raso. Sem um Filtro NDX Variável nesta situação, você provavelmente vai explodir sua exposição. Um Filtro NDX Variável ajuda a reduzir a luz que entra em sua lente, permitindo que você fotografe em f/2.8, por exemplo, em uma velocidade de obturador razoável.

Você também pode usar um Filtro ND se estiver fotografando o mar , por exemplo, e quiser uma exposição longa durante o dia para suavizar a água para aquele efeito clássico de mar leitoso. À luz do dia, você não poderá obter uma exposição longa o suficiente para achatar as ondas. Um Filtro ND, novamente, reduz a luz que atinge seu sensor, permitindo que você fotografe com uma exposição mais longa.

Tudo Sobre Filtros NDX Variáveis de Densidade Neutra ND2 a ND400 (2-8 Stops)

Quando usar um Filtro NDX Variável em particular? Os Filtros NDX Variáveis Densidade Neutra ND2 a ND400 (2-8 Stops) ​​são úteis porque você tem controle sobre sua opacidade. Usando nosso exemplo de praia novamente, se você estiver fotografando um pôr do sol , os níveis de luz mudarão drasticamente em um curto período de tempo. Um Filtro NDX Variável permite que você continue ajustando a opacidade até não precisar mais dela.

Filtros ND variáveis ​​também são úteis para cinegrafistas. Digamos que você estava filmando alguém falando na esquina de uma rua e, em seguida, fez uma panorâmica para uma comoção ocorrendo em um beco escuro. Um Filtro NDX Variável variável permite mover perfeitamente sua câmera de cenas mais claras para mais escuras, mantendo a mesma profundidade de campo em sua foto.

Os Filtros NDX Variáveis afetam a qualidade da imagem?

Essa é uma pergunta comum e a resposta é não: os Filtro NDX Variável não afetarão a qualidade da imagem. Os Filtros NDX Variáveis limitam apenas a quantidade de luz que chega ao sensor da sua câmera através da lente. Você faz isso para obter uma velocidade do obturador mais longa. Desde que sua câmera seja estável, ela produzirá imagens nítidas e detalhadas com um filtro ND montado.

Algumas das perguntas sobre a qualidade da imagem com Filtros NDX Variáveis podem ser confundidas com filtros de cores e géis, o que pode afetar a qualidade da imagem.

Como usar um Filtro NDX Variável em sua Fotografia

Um único Filtro ND Fixo reduz a luz em uma parada definida. Mas com um Filtro NDX Variável, você pode ajustar a faixa de exposição à luz de 1 f-stop de luz (com um ND2) a 8 f-stops de luz (com um ND400 ), dependendo do design e da marca do filtro que você escolher.

Estes Filtros de Lente para Câmeras mostra as marcações mínimas e máximas em sua estrutura que orientam as faixas de densidade individuais.

Tudo Sobre Filtros NDX Variáveis de Densidade Neutra ND2 a ND400 (2-8 Stops)

Como você pode selecionar a faixa de luz que deseja permitir que alcance a lente da câmera, o filtro de lente ND variável oferece grande flexibilidade e conveniência e também é fácil de usar. Isso evita que você tenha que carregar filtros separados para diferentes condições de luz.

Todo mundo sabe que o espaço vazio na sua mochila vale o seu peso em ouro, então esses filtros multifuncionais e fáceis de usar são definitivamente algo que vale a pena considerar. O peso de mão do seu kit pode realmente fazer a diferença entre um dia divertido fotografando e um tempo cansativo com as costas suadas e ombros doloridos.

Alguns fotógrafos afirmam que é mais fácil compor e focar uma foto usando um Filtro de lente ND Variável, principalmente se você precisar usar um filtro ND muito forte, como uma versão ND400 , o que pode dificultar bastante a visão através do visor da câmera. quanta luz ela bloqueia. A última coisa que você quer que aconteça em sua filmagem é não ser capaz de ver corretamente o que está fotografando e, embora visores eletrônicos e telas de LED retro iluminadas possam ser úteis, é definitivamente algo que você deve ter em mente.

Filtros NDX Variáveis também são ótimos para Filme ou Vídeo

Um cenário em que os Filtro NDX Variável ​​se destacam é durante a gravação de filmes ou vídeos. Como você tem menos flexibilidade para alterar suas configurações na cinematografia, esse filtro é realmente útil para permitir ajustes de exposição rápidos e precisos. O tempo é essencial durante a filmagem, por isso vale a pena explorar soluções que funcionem de forma suave e eficiente para que você tire o melhor proveito do seu tempo de filmagem.

Filtro NDx Variável vs Filtro ND Fixo: quais são as diferenças na qualidade da imagem?

Existem, no entanto, algumas diferenças sutis na qualidade da imagem entre os Filtro NDX Variável ​​e os Filtros ND Fixos tradicionais.

Os fotógrafos que procuram imagens de alta resolução e alta qualidade (pense em fotógrafos de paisagem) normalmente optam por um Filtro ND fixo. Videógrafos ou fotojornalistas e fotógrafos de rua e viagens podem optar por um Filtro NDx Variável.

Tudo Sobre Filtros NDX Variáveis de Densidade Neutra ND2 a ND400 (2-8 Stops)

Na maioria dos casos, um Filtro ND Variável fornecerá a qualidade de imagem desejada. Mas em algumas condições pode lutar.

Com superfícies refletivas, por exemplo, um Filtro NDX Variável pode produzir tons estranhos conforme você altera a intensidade.

Há também o problema de que com um Filtro ND Variável você está fotografando através de mais camadas de vidro do que com um Filtro ND Fixo. Isso significa que às vezes você pode obter imagens mais suaves.

Então, novamente, com um Filtro NDx Variável, você pode descobrir que obtém fotos que normalmente não conseguiria porque não tem um conjunto completo de filtros ou tempo para continuar mudando-as uma a uma.

Em suma, um Filtro de Lente ND Fixo fornecerá imagens de maior qualidade, enquanto um filtro ND variável oferece muito mais velocidade, flexibilidade e conveniência. Um Filtro NDX Variável também economizará muito mais dinheiro a longo prazo do que comprar muitos Filtro ND fixos em diferentes intensidades.

Coisas a ter em mente ao usar Filtro de Lente NDx Variável

Se você ultrapassar as configurações mínima e máxima, os filtros podem começar a interferir uns nos outros. Isso cria um padrão de variação de exposição semelhante a uma cruz ou X. Este X ocorrerá em qualquer tipo de Filtro NDX Variável, independentemente da marca, marca ou preço, pois o ângulo de luz se torna muito variado entre as duas camadas de vidro. Para evitar que isso ocorra, verifique se você está dentro da configuração mínima e máxima do filtro e não gire os anéis além de sua classificação para manter os parâmetros de densidade.

Tudo Sobre Filtros NDX Variáveis de Densidade Neutra ND2 a ND400 (2-8 Stops)

Outro efeito indesejável de usar um Filtro de Lente ND variável, que depende de sua qualidade, é que às vezes podem ocorrer projeções de cores em sua imagem. Por esse motivo, sempre compre um filtro de Lente ND Variável de alta qualidade e procure um fino se quiser minimizar o risco de vinhetas em lentes grande angulares.

Um Filtro NDX Variável não fornece Polarização

De muitas maneiras, um Filtro ND Variável funciona como um filtro polarizador circular, no entanto, não é substituto. Um Filtro NDx Variável não afeta a polarização (ao contrário de um filtro polarizador circular) e não afeta o equilíbrio de cores. Se você deseja obter um efeito polarizador, precisa de um Filtro CLP Polarizador para esta tarefa.

Depois de entender como os Filtros NDx Variáveis ​​funcionam, você entenderá a importância de comprar um filtro de alta qualidade para obter os melhores resultados possíveis.

Antes de comprara um Filtro de Lente, sempre veja o tamanho da rosca da frontal da lente de sua câmera será marcado geralmente na parte frontal da lente ou impresso embaixo da tampa da lente. Este número é sempre precedido por um símbolo “ø” (diâmetro).

Caso precise de Filtros de Lente NDX Variável, só acessar a eMania Foto e Vídeo

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.