Em tempos de novas adaptações, a Fotografia Remota tem sido uma alternativa para fotógrafos que precisam continuar trabalhando e profissionais que também precisam vender a sua imagem. A alternativa se tornou uma ótima forma de continuar empreendendo e mostrando que é possível usar a tecnologia a favor da arte. Você já ouviu falar sobre o termo? Continue lendo este post para saber mais!
Como tudo começou
O início de tudo isso ocorreu com o italiano Alessio Albi, responsável por retratar modelos dos mais diversos países europeus. Quando a fama da fotografia remota se espalhou mundo afora e chegou ao Brasil, o fotógrafo Jorge Bispo se destacou também nesta modalidade de fotografia à distância e assim a fotografia tomou cara e personalidade no país.
Além disso, devido a pandemia do novo coronavírus no mundo, fez-se necessário também adaptar os modelos de trabalho, já que o distanciamento social foi recomendado pelos órgãos mundiais de saúde. Nesse sentido, a fotografia remota ganhou força novamente.
Desafio do home office para quem é Fotógrafo
Uma grande dificuldade encontrada por profissionais do ramo, é a questão de que o Fotógrafo quase não trabalha home office. Dessa forma, enquanto uma grande maioria de profissionais de outras áreas estão executando a rotina profissional em casa, os fotógrafos dependem de se deslocar de um lugar para outro a fim de atender seus clientes.
Mesmo os fotógrafos que possuem estúdio em casa e atendam de certa forma em suas residências, ainda assim o home office foi um desafio. Logo, a fotografia remota foi a melhor opção encontrada para que profissionais do ramo continuassem com seus atendimentos.
Como funciona
A Fotografia Remota funciona como uma live, porém com fins artísticos. Dessa forma, ela é adaptada para retratos em tempo real, utilizando o mecanismo de videoconferência da Apple. No entanto, como tudo evolui, muitas pessoas têm feito a Fotografia Remota de formas bem mais simples, como somente ligando uma webcam e sendo direcionada pelo fotógrafo.
Logo, a Fotografia Remota tem sido destaque ao redor do mundo e vem se diferenciando de diversas formas, mostrando ideias e métodos diferentes de realizar essa modalidade de fotografia e ter isso, até mesmo, como um hobby.
Dessa forma, é possível notar uma grande quantidade de informações diferentes circulando nos mais diversos meios de comunicação. Tudo isso mostra como o marketing é algo que pode ser feito de diversas formas, incluindo em tempo real.
Uma das maiores vantagens da Fotografia Remota é a grande quantidade de simpatia que atraiu de jovens que são adeptos da tecnologia e do mundo virtual, os quais viram isso como uma esperança e uma ótima opção, mostrando que a fotografia se reinventa e se adapta.
Usando para ganhar dinheiro
Alguns profissionais, experientes ou não, tem utilizado o método da Fotografia Remota para agregar valor ao seu trabalho. Alguns famosos contratam os serviços para manter o portfólio em dia e depositam o valor necessário.
Essa é uma prática que prova que o fotógrafo pode se reinventar e utilizar diversas situações como uma forma de renda e de sentir menos impacto negativo em seus negócios.
Questão de desapego
Pode ser muito estranho para profissionais da área, ter que abrir mão de uma equipe companheira de trabalho e também de seus tão queridos equipamentos. No entanto, a Fotografia Remota exercita justamente a questão do desapego, já que utiliza de somente uma ferramenta: celular ou notebook.
Isso significa que, o que antes era feito com câmeras modernas e de alta definição, agora se resume a uma pequena câmera que basta o print screen para a foto ficar pronta. Dessa forma, não há a necessidade de carregar uma grande quantidade de equipamentos e nem se deslocar de um local para outro.
Logicamente, é uma questão muito desafiadora para muitos profissionais, já que mexe completamente na rotina que estavam acostumados e força a criatividade e ideias originais de cada um a se desenvolverem.
Além disso, os profissionais de fotografia sabem que o quão árdua é a busca infinita pela resolução máxima e imagem perfeita. Utilizando o FaceTime, por exemplo, é preciso se adaptar à falta da resolução e saber trabalhar com os recursos disponíveis.
Divisão de opiniões
É comum que seres humanos apresentem opiniões, personalidades, comportamentos e demais características físicas e emocionais muito diferentes de um para o outro. Porém, a Fotografia Remota tem dividido a opinião de muitos profissionais do ramo.
Enquanto uns acham algo extremamente válido e utilizam o momento como um crescimento profissional e pessoal, outros acreditam que isso causa uma grande desvalorização da profissão e excesso do uso de tecnologia.
Passo a passo para a Fotografia Remota perfeita
Existem diversas maneiras de realizar a Fotografia Remota. Em qualquer plataforma que seja possível se conectar com chamada de vídeo, é possível realizar o procedimento. Portanto, primeiramente será necessário iniciar a chamada de vídeo com o cliente.
Em seguida, basta dar instruções e direcioná-lo de modo a encontrar o melhor ângulo, luminosidade e cenário. Pode ser que aconteça de a pessoa não ter um ambiente adequado para as fotos e, por isso, instruí-la a pegar alguns materiais pode ser muito útil.
Além disso, o figurino também é algo que conta mesmo. Mesmo na Fotografia Remota, a roupa pode ajudar a criar o ambiente perfeito e complementar a ideia da foto. Dessa forma, basta ir tirando prints da tela e depois selecionar o melhor.
Dependendo do caso, o profissional escolhido para fotografar pode fazer um vídeo com um celular que tenha uma boa resolução. Nesse vídeo, ele deve realizar movimentos aleatórios, olhares, expressões e poses. Ao enviar para o fotógrafo, o profissional escolherá as melhores partes, editará e enviará ao cliente.
Edições de imagem
Grande parte das pessoas praticando a Fotografia Remota estão preferindo roupas casuais, em um ambiente natural e sem grandes looks montados. A intenção é registrar momentos espontâneos e sem a necessidade de uma produção grandiosa.
Porém, as edições de imagem sempre foram algo muito presente na fotografia. Como nem sempre é possível realizar a Fotografia Remota com uma câmera de alta qualidade, as edições nem sempre ficam boas.
Por conta disso, o efeito favorito tem sido o bom e velho preto e branco, que ressalta os detalhes e faz com que a imagem transpareça uma aparência mais nostálgica e significativa. Ainda assim, nem sempre o preto e branco mais simples fica bonito quando a câmera não tem uma resolução tão boa.
Dessa forma, o que vale mesmo na Fotografia Remota é utilizar a criatividade e tentar extrair o que há de mais natural e belo em cada pessoa fotografada.
Agora que já sabe tudo sobre Fotografia Remota, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos direto na sua caixa de entrada!