Você já ouviu falar em Fotografia Remota e sabe como funciona?

0 169
Tempo de leitura: 4 minutos

Em tempos de novas adaptações, a Fotografia Remota tem sido uma alternativa para fotógrafos que precisam continuar trabalhando e profissionais que também precisam vender a sua imagem. A alternativa se tornou uma ótima forma de continuar empreendendo e mostrando que é possível usar a tecnologia a favor da arte. Você já ouviu falar sobre o termo? Continue lendo este post para saber mais!

Como tudo começou

O início de tudo isso ocorreu com o italiano Alessio Albi, responsável por retratar modelos dos mais diversos países europeus. Quando a fama da fotografia remota se espalhou mundo afora e chegou ao Brasil, o fotógrafo Jorge Bispo se destacou também nesta modalidade de fotografia à distância e assim a fotografia tomou cara e personalidade no país.

Além disso, devido a pandemia do novo coronavírus no mundo, fez-se necessário também adaptar os modelos de trabalho, já que o distanciamento social foi recomendado pelos órgãos mundiais de saúde. Nesse sentido, a fotografia remota ganhou força novamente.

Fotografia Remota e sabe como funciona

Desafio do home office para quem é Fotógrafo

Uma grande dificuldade encontrada por profissionais do ramo, é a questão de que o Fotógrafo quase não trabalha home office. Dessa forma, enquanto uma grande maioria de profissionais de outras áreas estão executando a rotina profissional em casa, os fotógrafos dependem de se deslocar de um lugar para outro a fim de atender seus clientes.

Mesmo os fotógrafos que possuem estúdio em casa e atendam de certa forma em suas residências, ainda assim o home office foi um desafio. Logo, a fotografia remota foi a melhor opção encontrada para que profissionais do ramo continuassem com seus atendimentos.

Como funciona

A Fotografia Remota funciona como uma live, porém com fins artísticos. Dessa forma, ela é adaptada para retratos em tempo real, utilizando o mecanismo de videoconferência da Apple. No entanto, como tudo evolui, muitas pessoas têm feito a Fotografia Remota de formas bem mais simples, como somente ligando uma webcam e sendo direcionada pelo fotógrafo.

Logo, a Fotografia Remota tem sido destaque ao redor do mundo e vem se diferenciando de diversas formas, mostrando ideias e métodos diferentes de realizar essa modalidade de fotografia e ter isso, até mesmo, como um hobby.

Dessa forma, é possível notar uma grande quantidade de informações diferentes circulando nos mais diversos meios de comunicação. Tudo isso mostra como o marketing é algo que pode ser feito de diversas formas, incluindo em tempo real.

Uma das maiores vantagens da Fotografia Remota é a grande quantidade de simpatia que atraiu de jovens que são adeptos da tecnologia e do mundo virtual, os quais viram isso como uma esperança e uma ótima opção, mostrando que a fotografia se reinventa e se adapta.

Fotografia Remota e sabe como funciona

Usando para ganhar dinheiro

Alguns profissionais, experientes ou não, tem utilizado o método da Fotografia Remota para agregar valor ao seu trabalho. Alguns famosos contratam os serviços para manter o portfólio em dia e depositam o valor necessário.

Essa é uma prática que prova que o fotógrafo pode se reinventar e utilizar diversas situações como uma forma de renda e de sentir menos impacto negativo em seus negócios.

Questão de desapego

Pode ser muito estranho para profissionais da área, ter que abrir mão de uma equipe companheira de trabalho e também de seus tão queridos equipamentos. No entanto, a Fotografia Remota exercita justamente a questão do desapego, já que utiliza de somente uma ferramenta: celular ou notebook.

Isso significa que, o que antes era feito com câmeras modernas e de alta definição, agora se resume a uma pequena câmera que basta o print screen para a foto ficar pronta. Dessa forma, não há a necessidade de carregar uma grande quantidade de equipamentos e nem se deslocar de um local para outro.

Logicamente, é uma questão muito desafiadora para muitos profissionais, já que mexe completamente na rotina que estavam acostumados e força a criatividade e ideias originais de cada um a se desenvolverem.

Além disso, os profissionais de fotografia sabem que o quão árdua é a busca infinita pela resolução máxima e imagem perfeita. Utilizando o FaceTime, por exemplo, é preciso se adaptar à falta da resolução e saber trabalhar com os recursos disponíveis.

Fotografia Remota e sabe como funciona

Divisão de opiniões

É comum que seres humanos apresentem opiniões, personalidades, comportamentos e demais características físicas e emocionais muito diferentes de um para o outro. Porém, a Fotografia Remota tem dividido a opinião de muitos profissionais do ramo.

Enquanto uns acham algo extremamente válido e utilizam o momento como um crescimento profissional e pessoal, outros acreditam que isso causa uma grande desvalorização da profissão e excesso do uso de tecnologia.

Passo a passo para a Fotografia Remota perfeita

Existem diversas maneiras de realizar a Fotografia Remota. Em qualquer plataforma que seja possível se conectar com chamada de vídeo, é possível realizar o procedimento. Portanto, primeiramente será necessário iniciar a chamada de vídeo com o cliente.

Em seguida, basta dar instruções e direcioná-lo de modo a encontrar o melhor ângulo, luminosidade e cenário. Pode ser que aconteça de a pessoa não ter um ambiente adequado para as fotos e, por isso, instruí-la a pegar alguns materiais pode ser muito útil.

Além disso, o figurino também é algo que conta mesmo. Mesmo na Fotografia Remota, a roupa pode ajudar a criar o ambiente perfeito e complementar a ideia da foto. Dessa forma, basta ir tirando prints da tela e depois selecionar o melhor.

Dependendo do caso, o profissional escolhido para fotografar pode fazer um vídeo com um celular que tenha uma boa resolução. Nesse vídeo, ele deve realizar movimentos aleatórios, olhares, expressões e poses. Ao enviar para o fotógrafo, o profissional escolherá as melhores partes, editará e enviará ao cliente.

Edições de imagem

Grande parte das pessoas praticando a Fotografia Remota estão preferindo roupas casuais, em um ambiente natural e sem grandes looks montados. A intenção é registrar momentos espontâneos e sem a necessidade de uma produção grandiosa.

Porém, as edições de imagem sempre foram algo muito presente na fotografia. Como nem sempre é possível realizar a Fotografia Remota com uma câmera de alta qualidade, as edições nem sempre ficam boas.

Por conta disso, o efeito favorito tem sido o bom e velho preto e branco, que ressalta os detalhes e faz com que a imagem transpareça uma aparência mais nostálgica e significativa. Ainda assim, nem sempre o preto e branco mais simples fica bonito quando a câmera não tem uma resolução tão boa.

Dessa forma, o que vale mesmo na Fotografia Remota é utilizar a criatividade e tentar extrair o que há de mais natural e belo em cada pessoa fotografada.

Agora que já sabe tudo sobre Fotografia Remota, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos direto na sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.