Home»Artigos de Foto e Vídeo»Você sabe o que é a fotografia minimalista e como fazê-la?

Você sabe o que é a fotografia minimalista e como fazê-la?

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
0
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Nem sempre você precisa de dezenas de elementos para montar uma bela fotografia e criar uma composição de tirar o fôlego. É o que prega a fotografia minimalista, um movimento que tem ganhado muito destaque atualmente.

Fazer mais com menos é uma tendência em diversos segmentos e com a fotografia profissional não poderia ser diferente. O problema é que não é tão fácil assim regular o seu olhar fotográfico para capturar os detalhes com poucos recursos.

É por isso que você precisa conhecer exatamente o que é uma foto minimalista e os segredos para capturá-la em seu trabalho como fotógrafo.

Veja neste post tudo o que você precisa saber sobre o assunto e descubra, de uma vez por todas, como impressionar com suas imagens minimalistas. Confira!

O que é o minimalismo na fotografia?

O minimalismo é um movimento artístico que teve início no século XX e passou por grandes artes como a pintura, a arquitetura, o design e a fotografia. O objetivo desse estilo é capturar as imagens da melhor forma, porém usando o mínimo possível de recursos na cena.

A escassez de recursos é aplicada na fotografia minimalista de forma muito séria. Não só a cena precisa ter o mínimo de elementos possível, como os equipamentos e recursos para fotografar também precisam ser reduzidos.

Um fotógrafo minimalista precisa ter um autocontrole extraordinário, acima de tudo. Isso porque é mais difícil deixar elementos de fora de sua imagem, do que encher sua foto de informação.

Segredos para fotos minimalistas arrasadoras
fotografia minimalista

Mas como treinar o seu olhar fotográfico para criar fotos minimalistas de tirar o fôlego? Essa é, sem dúvida, uma das maiores perguntas de quem deseja iniciar nesse estilo fotográfico.

Veja alguns segredos e dicas para melhorar suas imagens minimalistas e entrar de cabeça nesse movimento fotográfico.

Encontre o tema perfeito

A primeira coisa a fazer é encontrar uma boa oportunidade para criar uma foto minimalista. É claro que você pode representar uma cena em um estúdio e assim construir a composição exatamente como deseja.

Contudo, a fotografia minimalista tem maior efeito quando ocorre de forma espontânea e contraditória. Imagine fotografar uma imagem simples, que desperta solidão em meio a uma metrópole extremamente agitada?

É disso que se trata o movimento minimalista: quebrar padrões e surpreender o espectador. Em uma época em que estamos sendo bombardeados de informação a todo o momento, prestar atenção nos detalhes é quase impossível.

Quando você aprende a mostrar essas pequenas coisas em sua fotografia profissional, então consegue atrair a atenção de seus espectadores. Mas tudo começa com a escolha do tema adequado para ilustrar as suas imagens, já que nem tudo pode se tornar uma foto minimalista.

Evite cometer exageros

Menos é mais, essa é a frase de ouro quando falamos em fotos minimalistas. Suas imagens devem conter apenas o que é essencial para transmitir a sua mensagem, o restante deve ser banido de sua fotografia.

Como já foi dito, focar apenas no essencial não é uma tarefa fácil. Facilmente você pode colocar algo a mais na cena e acabar com o objetivo da fotografia minimalista. Então, todo cuidado é pouco!

Sempre que fizer imagens nesse estilo fotográfico, veja se realmente elas atendem a perspectiva do minimalismo e seja o mais simples que puder.

Use aquilo que você tem
fotografia minimalista

O minimalismo também se aplica aos equipamentos fotográficos e recursos que têm para fazer as fotos. Você não precisa ter uma câmera digital de última geração e nem um tripé top de linha para fotografar imagens minimalistas.

Até as coisas mais simples podem se tornar temas de suas fotografias, basta usar a criatividade e os recursos de forma inteligente.

Essa é uma daquelas dicas que é mais fácil falar do que fazer. No entanto, com prática e dedicação, você aprenderá a usar os recursos da melhor forma possível em suas fotos minimalistas. É tudo questão de persistência e teste!

Crie uma história na foto

O que mais chama a atenção na fotografia minimalista é a possibilidade de contar uma história com poucos recursos na cena. Isso é prova que você não precisa de muito para transmitir a mensagem que deseja e ainda menos é necessário para despertar a atenção das pessoas.

Contudo, você precisa saber que história pretende contar e garantir que as pessoas entendam a mensagem. Afinal de contas, o que está muito claro em sua mente pode ser grego para outra pessoa.

Para fazer isso tire as fotos e mostre para outras pessoas. Deixa-as livre para dar sua opinião sincera sobre a sua imagem, compare as perspectivas e veja se o que ela percebeu da imagem realmente era o seu objetivo.

Com o tempo você aprenderá a afinar sua habilidade de contar histórias e montar imagens que transmitem o que você deseja.

Deixe espaços em branco

Os espaços em branco são essenciais na fotografia minimalista. Na verdade, são quase obrigatórios nesse estilo fotográfico.

Como você usará poucos elementos em sua imagem, espaços vazios serão necessários para cobrir o restante de sua composição. Entretanto, é preciso saber usá-los corretamente também.

Use cores neutras em seus planos de fundo e os deixem espalhados de forma uniforme na cena. Faça um jogo entre o plano de fundo e o objeto principal da cena, de modo que o tema da fotografia ganhe todo o destaque possível.

Ao fazer isso fica fácil para o espectador perceber qual é o objetivo principal da imagem e aonde ele deve olhar. Experimente!

Corte a imagem às vezes

O mistério também é outro grande aliado da fotografia minimalista e o corte de imagens é perfeito para dar esse efeito. Corte a imagem de forma estratégica, em pontos adequados e esconda parte da cena.

Essa escolha vai dar a impressão de que aquela história tem continuidade, além de despertar a atenção do espectador para o restante da imagem. Use a curiosidade natural das pessoas para transmitir sua mensagem e criar fotos minimalistas arrasadoras.

Você gosta desse estilo fotográfico? Já capturou imagens minimalistas? Compartilhe sua experiência no campo de comentários abaixo!

Comente

Post anterior

Aprenda a fazer um ensaio fotográfico plus size de sucesso!

Próximo post

Review Sony Cyber-Shot DSC-RX100 MARK V

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania