129 imagens que mostram todo o poder de uma excelente cinematografia.

0 265

Gregg Toland, Gordon Willis, Kazuo Miyagawa, Chivo Lubezki, Roger Deakins, Robert Yeoman, Reed Morano … e muitos mais cineastas que transformaram o cinema em algo muito além de mera sequencia de imagens. O que nós vemos nos trabalhos desses grandes artistas é muito mais do que uma bela imagem. É transpor realidades e criar laços que antes não seriam criados. É nos levar para além do que esperávamos. É criar um mundo novo para a gente apreciar.

Pensando no trabalho magnífico que muitos cineastas e diretores de fotografia, como nessa lista acima, que fazem arte com suas câmeras em mãos que a Buzzfeed fez uma compilação de imagens que vão inspirar até o mais relutantes dos espectadores. A lista é um pouco longa e não dá nem pra começar a colocar todas as imagens neste post. Porém se quiser olhar e se maravilhar com algumas cenas icônicas é só ir até o site da Buzzfeed.

O trabalho magnífico das imagens.

O trabalho desses cineastas é brilhante, poderoso, inspirado, e muitas vezes ingrato. Eles, assim como muitos outros, acostumaram se a tomar o esqueleto de um filme e vesti-lo com uma energia estética deslumbrante, pegaram a luz e colocaram-na em diversas formas nunca antes vistas, eles pegaram uma lente e capturaram não apenas imagens deslumbrantes, mas nossa imaginação também. Acima de tudo eles conseguiram exprimir em uma imagem o que poucos conseguiriam com milhões de palavras.

Certamente o feito deles é algo no mínimo memorável e brilhante, por isso acredito que alguma celebração está em ordem, não é? Alguns dessas imagens são históricas outras menos conhecidas, porém todas têm o poder de cativar e emocionar quem está vendo os filmes.

Fazer filmes é um processo coletivo e muitas vezes os trabalhos de alguns profissionais ficam nas sombras ou esquecidos por causa de outros artistas e nomes. Às vezes esquecemos os nomes de certos atores e quase sempre estamos vendo eles na tela, agora imagina alguém que nem aparece na tela e tem seu nome repetido quase nunca. Poucas chances de serem lembrados.

Normalmente quem está atrás da câmera não ganha muitos holofotes, por isso a Buzzfeed, de maneira rara  e peculiar, compartilhou uma (embora limitada) fantástica coleção de 129 fotografias icónicas de alguns dos melhores filmes do cinema que vai ajudá-lo a fazer exatamente isso, lembrando da grande beleza e importância de cinematografia especialista. Aqui estão alguns dos nossos favoritos da lista:

pulp_fiction_1994-imagens original-10821-1438602888-3-imagens original-11901-1438603013-8-imagens original-29881-1438603234-7-imagens

Como eu disse, a lista é interminável; não há tempo suficiente no mundo para reunir todas as imagens em uma única exposição sem nos deixar praticamente em êxtase (a obra de Gregg Toland em particular me deixa sem fôlego e bastante empolgado).

No entanto, esta coleção de imagens nos lembra, sim, o quão bela uma imagem pode ser, mas, mais do que isso, quão enorme o impacto da iluminação e composição pode ter sobre a narrativa de um filme. Será que aquela cena de foco profundo icónica de Cidadão Kane faria tanto sentido se Gregg Toland decidisse limitar o seu campo de profundidade? Nós ainda assim estaríamos falando do sucesso e inovação de Janela Indiscreta se Robert Burks decidisse tomar uma abordagem mais convencional em vez de imersão do público usando shots em POV?

As imagens certamente são a alma do cinema, portanto certifique-se de dar uma olhada no resto das images na lista. Tente celebrá-las! Estudá-las! Se puder imprimi-las e fixá-las para um mural como futura referência com certeza será de extrema utilidade.

Quais imagens de filmes você acha que deveria estar na lista? O trabalho de qual cineasta lhe inspirou a se tornar um diretor de fotografia? Se puder, deixe a sua história e opinião nos comentários!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.