Regras para composição fotográfica

0 1.042

Na fotografia, não é apenas o que você fotografa que conta – a maneira como você fotografa também é crucial. Uma composição fotográfica mal feita pode transformar um sujeito sensacional em sem graça, e também pode criar imagens incríveis das situações mais simples e comuns. Com isso em mente, o Blog eMania escolheu algumas “regras” de composição par te mostrar como podemos transformar nossas imagens com dicas simples de composição fotográfica.

Simplifique a cena

Quando você olha uma cena a olho nu, seu cérebro rapidamente destaca assuntos do seu interesse, mas a câmera fotográfica não faz essa discriminação – ela capta tudo que está a sua frente, o que pode gerar uma imagem bagunçada, sem um ponto de foco claro.
O que você vai precisar fazer é escolher o seu assunto principal e selecionar uma distância focal que o deixe em evidência em toda a composição da imagem. Às vezes, você não pode tirar todos os outros objetos da cena, então tente deixá-los no plano de fundo, ou componha a fotografia de maneira que eles façam parte da história.
Silhuetas, texturas e padrões são ferramentas que podem funcionar bem em composições fotográficas simples.

Preencha a moldura

Quando você está fotografando uma cena de larga escala, pode ser difícil saber quão grande seu objeto principal deve ficar na sua moldura e quanto de zoom você deve usar para isso. Na verdade, deixar muito espaço vazio em uma imagem é um dos erros mais comuns na composição fotográfica. Isso faz com que o seu objeto principal fique menor do que deveria ser, deixando quem for admirar a imagem confuso em relação ao que eles estão olhando.
Para evitar esses problemas, você deve aproximar a lente do que será o objeto de destaque na fotografia. Lembre-se que se aproximar fisicamente gera resultados melhores do que usar o zoom.

Proporção

É fácil ficar preso no comodismo e fazer todas as fotos com a câmera na horizontal. Tente virar a câmera para obter uma imagem em vertical em vez disso, ajustando sua posição ou a definição de zoom enquanto você experimenta o novo estilo. Depois você pode melhorar a imagem, em horizontal, ou vertical, cortando e editando a imagem no computador. Afinal , seria muita coincidência se todos os sujeitos de suas fotos se ajustassem às proporções do sensor da câmera.
Dica: Tente cortar as imagens em uma proporção de 16:9 para um efeito widescreen.

Evite o meio

Quando você começa a fotografar, é tentador colocar o seu foco principal no meio da moldura e obter a composição fotográfica “clássica”. No entanto, esse ato produz fotografias entediantes e sem graça. Uma das maneiras de ir contra isso é usar a Regra dos Terços, na qual você divide sua imagem em terços, horizontalmente e verticalmente e coloca o sujeito principal em uma dessas linhas imaginárias, ou intersecções. Porém, esta é uma abordagem superestimada.

Em vez disso, mova o assunto principal para longe do centro e tenha uma ideia de como ele pode ser equilibrado com todo o resto da cena, incluindo as áreas de contraste de cor e luz.
Não há regras rígidas e rápidas sobre a realização deste tipo de equilíbrio visual, mas você vai aprender rapidamente a confiar em seus instintos.

composicao fotografica

Linhas principais na composição fotográfica

Uma composição fotográfica ruim pode fazer com que as pessoas não saibam para onde olhar na sua imagem. Para contornar essa situação, você pode usar linhas para controlar a maneira com que os olhos dos espectadores caminham pela sua fotografia.
Linhas convergentes tão um senso poderoso de perspectiva e profundidade em três dimensões, dirigindo os olhos das pessoas dentro da imagem. Linhas curvas pode fazer com que as pessoas passeiem pela moldura até chegar no objeto principal.
As linhas estão por toda a parte, na forma das paredes, cercas, estradas, prédios e linhas elétricas e de telefone. Elas também podem ser implícitas, de acordo com a posição que o sujeito principal da imagem está na composição fotográfica.

composicao fotografica

Use diagonais

As linhas horizontais dão uma sensação de calma e estática para uma foto, enquanto as verticais, muitas vezes, sugerem permanência e estabilidade. Para introduzir uma sensação de drama, movimento ou incerteza, procure linhas diagonais em vez disso.

composicao fotografica

Você vai precisar apenas de uma mudança na posição ou comprimento focal para obtê-las – ângulos de visão mais amplos tendem a introduzir linhas diagonais por causa da perspectiva; com lentes grande angulares é mais provável que você incline a câmera Dslr para cima ou para baixo para obter mais de uma cena na mesma composição fotográfica.

Você também pode introduzir linhas diagonais artificialmente, utilizando a técnica ‘Dutch Tilt’, na qual você simplesmente inclina a câmera ao tirar a foto. Isso pode ser muito eficaz, apesar de não se adequar a todas as fotografias e de ser melhor usado com moderação.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.