15 dicas para você tirar fotos de casais mais lindas

0 2.062

Eternizar momentos.

Quer função mais específica do que esta para a fotografia? E mais, quem melhor do que os namorados e os noivos para buscarem por este tipo de registro e trabalho?

Fotografar casais tem sido um dos segmentos de maior procura dentro do ramo fotográfico e, com todo o desenvolvimento e modernização das tecnologias da área, é imprescindível que o profissional esteja sempre atento para que sua técnica fotográficas se mantenha continuamente aperfeiçoada, garantindo, assim, a plena satisfação de seus clientes.

Agora responda: Quando um casal solicita por uma sessão de fotos, o que eles estão buscando realmente?

Espera-se que fotos de casais capturem, com o máximo de realidade possível, o sentimento que existe entre as pessoas apaixonadas.

Amor, companheirismo, harmonia, gratidão, amizade e cumplicidade… Esses são, portanto, alguns dos sentimentos que o fotógrafo deve estar atento para registrar com sua câmera neste tipo de ensaio que, apesar de ter ficado popularmente conhecido como “pré-wedding”, ou “pré-casamento”, já tem sido requisitado por casais que estão casados há muitos anos também.

Seja você um fotógrafo profissional ou amador, um casal prestes a realizar um ensaio fotográfico deste tipo ou, até mesmo, um curioso da área buscando por ideias, preste atenção a este artigo, pois nele separamos as 15 dicas para você tirar fotos de casais mais lindas e incríveis para arrasar no resultado final! Vamos começar?

1-    Peça por aproximação

Fotografar casais exige muita harmonia e sentimento, como já dissemos anteriormente, certo?

Boa parte desta questão resolve-se facilmente através de uma aproximação física entre os apaixonados. E é por isso mesmo que o fotógrafo deve incentivar que o casal mantenha-se bem próximo, principalmente no início do ensaio e nas primeiras fotos.

Além de serem estas as fotos coringas e bases de qualquer ensaio feito com casais, este tipo de aproximação serve, ainda, para desinibir ambos, criando um ambiente mais leve e descontraído, com faíscas de muito amor e paixão, afinal, você deve saber que o toque da pessoa amada muda tudo, não é?

E uma super dica: Aproveite esse primeiro momento para fazer as fotos de casais que exigem poses marcadas, como um abraçando o outro. Essas capturas poderão ser mais retraídas, mas não se preocupe, afinal, é comum que as pessoas se soltem aos poucos durante os ensaios.

2-    Abuse do romantismo
Fotos de casais romantismo

Enquanto você pede por esta aproximação, incentive que o casal se recorde dos primeiros encontros, dos primeiros olhares e primeiros beijos que trocaram. Peça pra que eles se esqueçam da câmera e que falem, um para o outro, o porquê de se amarem.

Não se esqueça: O romantismo deve ser o componente principal quando o objetivo do trabalho é fotografar casais.

E, muitas vezes, por mais que se amem muito, pode ser que exista certa dificuldade em trazer isso à tona devido à vergonha das lentes da câmera, principalmente para os homens. Nessa hora, é tarefa do fotógrafo descontrair o casal.

Quanto mais soltos estiverem, mais bonitas e românticas ficarão as fotos, pois elas estarão mais naturais e realistas!

3-    Invista em naturalidade nas fotos de casais:

Naturalidade é fotografar casais que estão se olhando com sentimento, que estão se abraçando com verdade ou estão distraídos pensando no quanto são felizes por estarem juntos.

Sabe aquela foto que é repleta de significados e que ninguém está olhando para a câmera? Pois é! É essa mesma.

Apesar de ser mais facilmente registrada em eventos e ocasiões como casamentos e festas, conseguir capturar isto num ensaio programado garante uma foto digna de arrancar suspiros e elogios tanto do casal, que solicitou pelo trabalho, quanto de todos os demais que, em algum momento, tiverem acesso à imagem.

É importante que o fotógrafo tenha em mente que esse registro será guardado por uma infinidade de tempo e que, daqui a muitos anos, quando alguém olhar para esta foto, deverá ver o amor que o casal tanto quis registrar na ocasião.

4-    Explore os cenários e pontos turísticos da cidade:

Uma super dica para incrementar os ensaios fotográficos dos casais é explorar os cenários mais bonitos e atraentes da cidade, bem como seus pontos turísticos.

Se falamos de ensaios feitos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte, já elencamos, instantaneamente, uma infinidade de lugares legais para fazer as fotos, certo?

Porém, é importante ressaltar que qualquer cidade, por menor que seja, tem seus pontos de destaque e que esses valem a pena de ser registrados nestes ensaios. Sabe aquela velha estação ferroviária? Ou aquela construção antiga, que remonta o século passado?

O fotógrafo deve conhecer todos esses lugares com potencial para enriquecer as fotos de casais e abusar da criatividade para criar registros únicos nestes ambientes.

5-    Tire fotos a noite:
Fotos de casais no por do sol

A noite proporciona uma infinidade de possibilidades de fotos e poses marcantes e diferentes. Fotografar casais na perspectiva noturna, pode criar um leque de variações verdadeiramente atrativo para os profissionais que estão por trás da câmera.

E a dica é explorar o lugar!

Se possível, opte por fazer imagens em locais descampados e abuse de bons equipamentos fotográficos para capturar elementos naturais como a lua e as estrelas.

Além de deixar a foto mais rica em detalhes, a luz natural do luar é responsável por criar um clima ímpar de romantismo.

6-    Faça ensaios na praia:

A beleza natural da praia serve como cenário para qualquer tipo de ensaio fotográfico e, para fotos de casais, não poderia ser esquecido por ser um dos mais belíssimos fundos para se fazer este registro.

Fotos na areia, caminhando à beira-mar, brincando de se molhar. São infinitas possibilidades para explorar e por isso a criatividade do fotógrafo tem que fazer parte da sessão!

Afinal, o cenário visual da praia é deslumbrante e isso o torna um dos destinos mais requisitados na hora de definir em que lugar as fotos do casal serão feitas.

E, para obter sucesso, é importante que o fotógrafo esteja sempre atento as configurações que serão utilizadas durante estas capturas. Conhecer a abertura focal, os valores do ISO e o tempo de exposição serão grandes diferenciais a serem notados na qualidade final do trabalho.

7-    Explore os jardins e os parques da região:

Invariavelmente, fotos de casais que são feitas em ambientes abertos e cercados de paisagens naturais são muito mais apreciadas e isso tanto pelos contratantes do serviço quanto pelos observadores em geral.

A preferência se deve a combinação que une os elementos naturais, como o verde da grama e das árvores e o colorido das flores, à harmonia existente entre o casal que está sendo fotografado.

A dica é, sempre que possível, marcar essas sessões fotográficas em parques que estejam próximos, com fácil acesso para o casal. Em São Paulo, por exemplo, o Parque do Ibirapuera é um dos mais escolhidos para este fim.

Vale ressaltar, entretanto, que qualquer ambiente verde e bem cuidado servirá como um maravilhoso cenário para um bom profissional, que aproveita cada detalhe para enriquecer sua fotografia.

8-    Ensaio em estúdio: O que fazer?

Todas as dicas anteriores lhe deixaram com aquele frio na barriga por ter apenas um estúdio disponível para realizar este tipo de trabalho? Não fique aflito!

É claro que um cenário natural é capaz de tirar a atenção dos mínimos detalhes de uma imagem registrada sob tal fundo, algo que as fotografias feitas em estúdio não dispõem ao seu favor.

Porém, as possibilidades de se trabalhar nestes ambientes fechados são muitas! Fotografar casais em estúdio é uma tarefa harmônica e centralizada. É preciso criar uma situação em que o amor torne-se ainda mais evidente, pois ele será o foco de todo o trabalho realizado.

E uma dica preciosa: Incremente o ensaio com objetos e sentimentos!

9-    Acrescente objetos ao cenário:
Fotos de casais objetos

Seja para ensaios feitos em estúdios fechados ou em cenários descampados e abertos, alguns objetos podem ser responsáveis por toda a diferença observada na qualidade das fotos!

Ultimamente um dos objetos mais comuns de uso são as letras, principalmente as iniciais do casal, em MDF. Para os ensaios pré-wedding também é costume usar os números que foram a data do casamento, no mesmo material.

Ainda é possível adicionar quadros com o nome do casal escrito, porta-retratos de fotos, buquês e coroas de flores.

Vale a pena usar, mais uma vez, a criatividade! Acrescentar objetos que estejam totalmente relacionados ao cotidiano do casal. Por exemplo, se são médicos, algumas ferramentas de trabalho e assim por diante.

10-Conheça o estilo do casal e explore as particularidades:

Sim! É extremamente importante que o fotógrafo conheça um pouco das particularidades dos fotografados antes de iniciar a sessão, afinal, o estilo de vida, os gostos e muitos outros detalhes da vida do casal podem servir como fontes de enriquecimento e inspiração para o trabalho.

Por exemplo, há casais que gostam de cavalos e tal gosto tem grande peso para planejar uma sessão de fotos. Consegue imaginar quantas imagens podem ser registradas sob este tema?

Veja algumas outras ideias bem legais e que podem se adequar a realidade da vida dos casais:

  • Ensaios feitos em passeios de bicicletas;
  • Ensaios feitos em barcos e lanchas;
  • Ensaios que envolvam algum tipo de esporte;
  • Ensaios no ambiente, ou com ferramentas de trabalho e etc.

11- O casal gosta de sair pra comer? Que tal um ensaio gastronômico?

Sabe aqueles namorados que só saem para comer? Que amam um rodízio de pizza ou um jantar japonês? O fotógrafo pode descobrir, rapidamente, através de um bom bate papo, que o casal possui um gosto gastronômico interessante de ser registrado!

Restaurantes e barzinhos são ambientes descolados e diferentes, conferindo um valor único para a fotografia do casal! Vale a pena planejar este tipo de ensaio sempre que possível!

O mais legal desses locais é o contraste de cores e mobílias, o ar descontraído que, facilmente, é capturado, também contribui muito com o valor final do projeto!

Mas é importante, antes de tudo, que o casal, ou até mesmo o profissional, entre em contato com o local pedindo autorização para que o ensaio seja feito no ambiente, pois vale lembrar que nem todo dono pode gostar deste tipo de trabalho, certo?

12- Relembre um momento especial:
Fotos de casais para relembrar

Ainda dentro deste contexto de barzinhos, que tal recordar um momento especial da vida do casal? Pode ser o lugar do primeiro encontro ou do primeiro beijo, por exemplo!

Fotografar casais é mais do que direcionar a câmera e apertar o disparador! É preciso estudo e planejamento para capturar quadros que, além de belos, consigam transmitir uma honesta mensagem.

Uma vida a dois é recheada de momentos únicos e especiais e pode ser que relembrá-los seja uma boa maneira de fazer fotos diferenciadas!

Não esqueça: Para conseguir tal realização fotográfica, é preciso que o profissional empenhe-se em conhecer a vida pessoal dos namorados para, só então, tirar do papel o sonho do ensaio perfeito!

13- Use as silhuetas em seus registros:

Fotografar casais utilizando a função AF – Auto foco – é um dos meios de causar estranhamento e beleza num mesmo registro.

O recurso pode, e deve, ser extremamente explorado!

As silhuetas devem ser registradas, principalmente, nas fotos feitas em ambientes descampados, como praias ou até mesmo sacadas que tenham o horizonte como parte integrante do fundo.

Os sombreados que representam o corpo do casal neste tipo de fotografia acabam por se destacarem de tal forma que, geralmente, essas fotos viram quadros e capas.

14- Tem animais de estimação? Agregue-os ao ensaio:

Uma das tendências do mundo familiar atual é a adoção de animais de estimação pelos casais que, em grande parte, decidem-se, até mesmo, por não ter filhos! E esses animaizinhos têm conquistado seu devido espaço dentro das fotos de casais, pois fazem parte da família moderna.

Por ser uma grande tendência, é preciso que os profissionais da área aprendam a fotografar com este tipo de participação especial e, até mesmo, incentive que os bichinhos sejam agregados ao ensaio.

Além de descontrair o ambiente, os animais têm certo poder que alegra esse tipo de registro!

15- Não esqueça de fazer fotos divertidas:
Fotos de casais felizes

Por fim, a última e não menos importante dica, é investir em fotos engraçadas e divertidas nos ensaios fotográficos dos casais.

Um casal precisa de diversão em seu dia a dia para que a rotina não sugue suas felicidades! O desafio do fotógrafo é garantir que este momento de descontração venha à tona no momento em que as fotos estão sendo feitas.

Explore coisas simples do cotidiano! O que ele, ou ela, faz que arranca sorrisos do outro? A resposta para esta questão pode ser capaz de formular um bom ângulo fotográfico!

Fotografar casais: Uma missão!

Com toda certeza essas 15 dicas para você tirar fotos de casais mais lindas servirão como uma importante ferramenta para seus próximos ensaios. Quais dessas dicas mais lhe agradaram? Conte-nos pelos comentários!

E, se você ainda quer mais dicas, não deixe de ler sobre o Ensaio pré-wedding incrível, artigo mais direcionado aos casais que estão às vésperas do casamento.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.