4 dicas para mandar bem com a fotografia street style

1 887

Um conceito que sempre existiu, mas se popularizou ainda mais no século XX com um empurrãozinho dos fotógrafos. A fotografia street style tem muito impacto no mundo da moda e no consumo dos produtos desse setor. Por isso, precisa ser considerada por quem deseja ser um fotógrafo profissional.

Mas você sabe o que é a fotografia street style e como fazê-la adequadamente? Veja neste post a definição desse estilo fotográfico e 4 dicas essenciais para mandar bem nesse mundo fotográfico.

Entenda como alavancar a sua carreira como fotógrafo de moda com esse estilo e ser muito bem pago para isso. Confira este post agora mesmo!

O que é fotografia street style?

Fotografia street style é um estilo livre de capturar imagens de moda. O fotógrafo se aventura nas ruas, capturando fotos de pessoas comuns e seus looks estilosos. Bom, pelo menos essa era a ideia inicial, mas já mudou bastante nos últimos anos.

A grande sacada era pegar looks fora das passarelas, dos desfiles e da Fashion Week como conhecemos. Por causa disso, as grandes empresas de roupa começaram a se inspirar nesse conceito e criar modelos que pudessem ser usados por meros “mortais” e não apenas pelas super modelos.

Mas esse conceito ganhou tanto espaço que as empresas viram aqui uma oportunidade de marketing. Lojas de roupas, grifes famosas e até estilistas usam esse estilo fotográfico para popularizar os seus modelitos e incluí-los no mercado.

Como regra geral, basta escolher uma modelo, fazê-la vestir alguns trajes e fotografá-la em cenários comuns, como em parques, ruas, dentro de casa, na escola, entre outros.

Quem adora essa tendência são as blogueiras, principalmente. Pois veem nesse estilo uma oportunidade de ganhar dinheiro, já que elas podem criar o seu próprio álbum de fotografia street style, divulgar a marca e serem remuneradas por isso.

Mas o fotógrafo profissional também tem uma oportunidade de trabalho aqui. Você pode atuar em grandes eventos de moda registrando os convidados e vendendo as imagens para os tabloides. Outra opção é vender seus serviços de fotografia street style para marcas e grifes, ficando responsável por fotografar as modelos e montar o álbum.

Esse conteúdo, mais informal e com pegada mais natural, está com tudo nas redes sociais, principalmente no Instagram. Então, não desperdice a oportunidade de uma nova carreira no mundo da fotografia.

Dicas para mandar bem nos cliques!
mandar bem com a fotografia street style

Mas nem tudo são flores. Como tudo em fotografia, há muita concorrência no estilo street style e você precisa encontrar formas de se diferenciar. Para ajudá-lo, veja algumas dicas que podem profissionalizar as suas fotos e valorizar ainda mais as suas imagens. Confira!

1. Escolha locais interessantes

O primeiro passo é escolher locais interessantes para registrar as suas fotos. Se você é um fotógrafo de eventos de moda, talvez não possa controlar muito bem esse quesito. Por outro lado, as principais capitais da moda possuem cenários deslumbrantes para os tiros. Saiba aproveitar isso!

Agora, se pretende trabalhar com a fotografia street style para marketing, use a sua criatividade. Conheça melhor quem é o patrocinador das fotos, a cultura da marca, seu posicionamento e diferenciais.

Em seguida, escolha um cenário para as fotos que retrate tudo o que você descobriu sobre ele. Não esqueça também de garantir que o cenário escolhido retrate o público dessa empresa também. Ou seja, traduza em suas fotos momentos cotidianos do potencial comprador dessa marca para gerar conexão.

Assim as suas fotos não ficam apenas bonitas, mas também rendem um bom ganho financeiro para seu cliente.

Ah e não esqueça de evitar lugares muito poluídos e cheio de pessoas, pois pode estragar suas imagens street style. As fotos ao ar livre em parques e campos, por exemplo, são mais famosas ultimamente e não devem faltar em seu portfólio.

2. Procure se diferenciar de algum modo

Lembra da concorrência que mencionei há pouco tempo? Pois é! Ela é bem acirrada no mundo da moda e com a fotografia street style não seria diferente. Na Fashion Week, por exemplo, é comum ver dezenas de fotógrafos exprimidos na rua em busca de cliques glamorosos.

Portanto, você precisa ter um diferencial como fotógrafo para chamar a atenção de possíveis patrocinadores, ou vender suas imagens às revistas. Nessa hora tudo é válido, basta usar a sua criatividade para arrasar.

Escolha um tipo específico de lente, de ângulo ou perspectiva, aposte em uma pegada diferenciada no pós processamento e assim por diante. Só procure algo para torná-lo único e deixe de ser apenas mais um fotógrafo de moda por aí, combinado?

3. Não subestime as oportunidades
mandar bem com a fotografia street style

Essa é uma das dicas mais valiosas de fotografia street style. A maioria dos fotógrafos deixa para tirar as suas fotos apenas durante a Fashion Week, ou outros eventos glamorosos. É claro que as maiores oportunidades se concentram nesses locais, mas não fique refém da oportunidade.

Qualquer cenário, qualquer modelo e qualquer look, pode render fotos maravilhosas de street style. Isso é especialmente verdade para os fotógrafos iniciantes, que ainda estão começando no estilo e precisam montar o seu portfólio.

Por isso, carregue os seus equipamentos fotográficos sempre com você e não desperdice uma boa oportunidade de tirar fotos. As belas imagens podem surgir de lugares que você nem imagina. Lembre-se disso!

4. Procure conhecer pessoas interessantes

Se você já trabalha como fotógrafo de moda, essa dica pode ser um pouco redundante para você. A influência e as pessoas que você conhece nesse mundo costumam ditar o seu sucesso ou fracasso como fotógrafo.

É o velho boca a boca que entra em cena aqui. Você precisa conhecer e ser conhecido pelo maior número de pessoas possível no meio, assim terá mais chances de decolar a sua carreira como fotógrafo street style.

Sendo assim, aproveite os eventos e concentrações para conhecer novas pessoas, se relacionar com elas, trocar cartões e indicações. Até mesmo outros fotógrafos podem apresentá-lo para as pessoas influentes do meio e abrir muitas portas com isso. Então, fique ligado para fazer networking e decolar de vez o seu trabalho!

você pode gostar também
1 comentário
  1. 4 dicas para mandar bem com a fotografia street style | fotografia

    […] Um conceito que sempre existiu, mas se popularizou ainda mais no século XX com um empurrãozinho dos fotógrafos. A fotografia street style tem muito impacto no mundo da moda e no consumo dos produtos desse setor. Por isso, precisa ser considerada por quem deseja ser um fotógrafo profissional.Mas você sabe o que é a fotografia street style e como fazê-la adequadamente? Veja neste post a definição desse estilo fotográfico e 4 dicas essenciais para mandar bem nesse mundo fotográfico.Entenda como alavancar a sua carreira como fotógrafo de moda com esse estilo e ser muito bem pago para isso. Confira este Leia tudo… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.