5 documentários de fotografia para você assistir na Netflix !

0 3.202

Você gosta de assistir filmes na Netflix e se inspirar? Eu aposto que sim! Afinal de contas, não existe programa melhor que degustar um documentário incrível em excelente companhia, não é mesmo?

A melhor parte é quando estes são documentários de fotografias, aí a diversão fica completa. Além de excelentes oportunidades para aprender a arte, essas séries e filmes também nos ajudam a conhecer ainda mais a história da fotografia.

Então, se você não dispensa um bom filme e adora assistir documentários de fotografia e fotógrafos, leia este artigo até o fim. Separei uma lista com 5 documentários de fotografia para você assistir na Netflix este fim de semana, que tal? Vamos lá!

1. Tales by Light

Tales by Light | Oficial Netflix

Vamos começar com este documentário da Canon adicionado recentemente a Netflix. O documentário, produzido em 2015 e filmado em 4K, segue as aventuras de cinco fotógrafos por diversas regiões do planeta em busca de belas fotos.

Nessa série inédita Abraham Joffe (produtor, cinegrafista e editor) revela os bastidores dos projetos dos fotógrafos Art Wolfe, Darren Jew, Krystle Wright, Richard I’Anson e Peter Eastway.

A série que já conta com a 1ª temporada liberada na Netflix revela paisagens e lugares nunca antes fotografados. Embora não haja confirmação da segunda temporada oficialmente, especula-se que novos fotógrafos como Johnathan Scott, Eric Cheng e Stephen Dupont farão parte da próxima fase do documentário.

Jason McLean, produtor executivo, revelou todo o seu orgulho com a liberação da série na Netflix. Segundo ele, tal feito comprova a qualidade e apelo do documentário produzido na Austrália. Tales by Light, ou Contos pela Luz em português, é uma homenagem aos fotógrafos contadores de histórias, ainda de acordo com o produtor. Sem dúvida, uma excelente opção para fazer parte da lista de qualquer fotógrafo.

2. O sal da terra

O Sal da Terra (original “The Salt of the Earth” )

Um documentário biográfico do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. O longa de 2014 foi dirigido por Wim Wenders, diretor alemão, e Juliano Salgado, brasileiro e filho do fotógrafo. No drama são apresentadas informações incríveis da vida do fotógrafo brasileiro e revelados os bastidores de alguns de seus trabalhos mais importantes.

O documentário conta com fotos de autoria do fotógrafo, de seu filho enquanto o acompanhava em alguns projetos e também depoimentos em close bem extensos. Apesar de não ser aclamado como uma obra didática, a produção mistura beleza, sensibilidade e tristeza.

As histórias retratadas no longa chegam a emocionar tanto quanto as obras de Salgado e deixam ainda mais evidentes o potencial do artista. Além disso, o próprio fotógrafo fez questão de comentar alguns de seus trabalhos e compartilhar os sentimentos de cada momento.

A narrativa viaja pela infância e toda a vida de Salgado, enfatizando o seu início na fotografia e toda a sua jornada até se tornar um fotógrafo social. Esse documentário ilustra de forma inquestionável a importância de profissionais como Salgado e também deve ser visto por todos que amam essa arte.

3. Chasing Ice

Chasing Ice

Mais uma incrível produção para nossa lista de documentários de fotografia. Chasing Ice (Perseguindo o Gelo) demonstra de forma dramática e muito intrigante o impacto do aquecimento global nas geleiras.

James Balog distribuiu 300 câmeras pelo Ártico para capturar o degelo usando o efeito time-lapse. O fotógrafo da National Geographic chegou a atravessar três continentes para capturar as imagens e conseguiu salientar a importância dos cuidados com o meio ambiente.

O ápice do filme, sem dúvida, é o momento em que um pedaço de mais 7km² se desprende de uma geleira na Groenlândia. O registro mostra o desprendimento de um iceberg gigante, o maior registrado até então, e como o próprio Balog mencionou “foi como assistir a ilha de Manhatam se despedaçando”.

O filme de 2012 que já coleciona diversos prêmios é conhecido como um dos documentários de maior influência no quesito ambiental. Para fotógrafos é uma excelente oportunidade de aprendizado e também revisão de princípios ambientais, com certeza.

4. McCullin

McCullin (2013) | Fotojornalista

Um prato cheio para os fãs de carteirinha do fotojornalismo. O documentário lançado em Junho de 2012 em Vancouver, conta a história por trás dos trabalhos do fotojornalista Donald McCullin. O filme dirigido por Jacqui Morris e David Morris retrata as viagens de Don e as situações de sofrimento reveladas por sua lente.

Assim como o primeiro desta lista de documentários de fotografia, o McCullin também conta com narrações do próprio fotógrafo sobre os eventos e revelações incríveis dos bastidores de alguns de seus trabalhos.

Novamente a narrativa forte ressalta a importância do fotógrafo social em nosso cotidiano, ao mesmo tempo em que revela algumas das piores faces do mundo e crueldades do ser humano. A obra foi indicada à Academia de Cinema e TV Britânica como melhor documentário e merece um lugar nesta lista, sem sombra de dúvidas.

5. Nascidos em bordéis

Nascidos em bordéis | Born into Brothels: Calcutta’s Red Light Kids

O documentário ganhador do Oscar de longa-metragem de 2005 retrata o poder da arte em mudar a realidade das pessoas. Zana Briski, fotógrafa e responsável pelo filme, se dedica a ensinar filhos de prostitutas a fotografar enquanto monta o seu filme com as imagens capturadas pelas crianças.

Além do Oscar, o filme rendeu mais de 3 milhões de dólares e ajudou as crianças a mudarem sua realidade em Calcutá, na Índia. As imagens foram vendidas para o filme e ainda foi criado um livro sobre o tema.

Segundo Ross Kauffman, codiretor, os US$ 100 mil dólares repassados para as crianças foi convertido em matrículas em uma escola da Índia. Mas outros esforços foram feitos para reabilitação dos pequenos, alguns passaram a morar nos EUA depois da premiação do filme, inclusive.

De novo, a fotografia mostra a sua face social. Se você gosta de ver reabilitações e pessoas fortes lutando por uma vida melhor, com certeza vai gostar muito deste documentário.

Esses documentários de fotografia são muito inspiradores, sem dúvida. Com certeza você vai aproveitá-los ao máximo e ainda aprender muito sobre a arte de fotografar. Mas essas são apenas algumas opções na Netflix. Navegue a vontade pelo site e busque por outros filmes ou documentários de fotografia.

Se você já conhece outras opções incríveis e deseja adicionar nesta lista, deixe o seu comentário abaixo. Será incrível conhecer a sua opinião sobre documentários, filmes e séries sobre fotografia.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.