Home»Artigos de Foto e Vídeo»5 aplicações da fotografia não muito populares, mas lucrativas!

5 aplicações da fotografia não muito populares, mas lucrativas!

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
9
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Fotografia de paisagem, casamento, newborn. Essas são aplicações da fotografia que você provavelmente já conhece.

São ótimas áreas para começar uma carreira fotográfica. Mas são estilos tão populares que a concorrência é igualmente grande. Então, o que fazer?

Que tal encontrar nichos não muito populares, porém lucrativos?

Se você gostou da ideia, então continue a leitura. Veja neste artigo 5 aplicações da fotografia como negócio e comece a criar sua carreira hoje mesmo.

1. Fotografia de veículos

Você até pode achar simples posicionar a câmera digital, iluminar o veículo e fazer as fotos. Mas isso porque provavelmente você é um fotógrafo, ou pretende ser em algum momento.

Para os profissionais de fotografia não há segredo sobre como uma foto influencia no potencial de vendas de qualquer produto. Com os carros não é diferente!

O dono do veículo até pode improvisar as fotos com seu smartphone, mas será que elas ficarão boas o suficiente para gerar mais vendas?

A fotografia de veículos na verdade faz parte do meio publicitário, mas teve seu crescimento acentuado devido à internet. Hoje, existem milhares de concessionárias e lojas de veículos entrando no mundo online.

Para ocupar um bom espaço na web e chamar a atenção dos clientes, as fotos precisam ser realmente de qualidade. Para isso, nada melhor do que contar com um fotógrafo profissional, não acha?

Encontrar o melhor ângulo do veículo, saber o que fotografar e ter intimidade com o tema das fotos. Esses são alguns pré-requisitos para começar sua jornada como fotógrafo de veículos. Se você acha que atende essas condições básicas, comece sua carreira hoje mesmo!

2. Fotografia científica

A fotografia como objeto de estudo vem sendo usada desde o século XIX e abrange diferentes áreas.

Por muitos anos a aplicação da fotografia aparece como ilustração em livros, formas para divulgar resultados de estudos e uma ferramenta para aproximar as pessoas da ciência.

A aerofotografia e a fotografia da natureza são dois bons exemplos da aplicação da fotografia em meios científicos. Você só precisa de dedicação!

No mais, suas habilidades como fotógrafo serão muito bem aproveitadas em cenários diversos, ambientes controlados ou totalmente desconhecidos. É um mercado com áreas ainda pouco exploradas e que você pode se aventurar.

Outra grande vantagem de trabalhar com a fotografia científica é manipular equipamentos fotográficos muito específicos que, de outra forma, jamais teria acesso. É o que acontece ao se trabalhar em laboratórios ou centro especializados, por exemplo.

Se deseja passar por fortes emoções e contribuir com a disseminação do conhecimento, este é um ótimo estilo fotográfico para começar. A melhor parte é que você acaba por mesclar diferentes aplicações da fotografia e assim enriquece o seu portfólio.

3. Fotografia médica
aplicações da fotografia não muito populares, mas lucrativas!

O diagnóstico por imagem é uma ferramenta importante na medicina. Além disso, a fotografia documental também tem um grande papel na medicina. Assim, ambas as profissões se cruzam em determinados momentos e seus conhecimentos podem ser mais bem aproveitados.

A fotografia científica, por exemplo, já é um grande exemplo da aplicação da fotografia na área da saúde. Mas ainda existem outras utilizações comuns desse profissional na área médica.

Em áreas como a medicina estética a imagem também é importante na venda de serviços e prevenção de causas judiciais. O cirurgião precisa montar o seu portfólio de operações e registrar o resultado pós-operação estética.

De qualquer forma, os conhecimentos de um fotógrafo podem ser úteis na área médica e há muitas oportunidades de negócio.

Outro mercado que tem se expandido também é a fotografia newborn na maternidade. Ela exige jogo de cintura e intimidade com centros médicos, características determinantes para um fotógrafo médico.

Imagine entrar na sala de parto para filmar o nascimento do bebê e ter um mal súbito? Isso com certeza atrapalharia o álbum de fotos da família, não é mesmo?

Por esse motivo, muitos pais contratam os serviços de fotógrafos experientes para fazer esse registro. O melhor de tudo é que você pode acompanhar o bebê por alguns anos e fidelizar esse cliente.

4. Fotografia musical

Uma arte complementando a outra. Não há frase melhor para descrever a aplicação da fotografia no meio musical.

Fotografia de shows, eventos, capas de CDs e DVDs, posters, assessoria de imprensa dos cantores, alimentação das redes sociais do astro e por aí vai. São muitas as aplicações da fotografia na música.

Por ser o meio do show business pode ser difícil iniciar a sua carreira nele, mas depois de estruturado o seu negócio as coisas só tendem a melhorar.

Um fotógrafo musical tem a possibilidade de se tornar o profissional específico de determinado artista, cantor ou banda. Com isso, você passa a cuidar de todas as fotografias da estrela e seus ganhos aumentam consideravelmente.

Imagine focar em pequenos grupos de clientes e receber um bom salário para tocar o projeto? Com certeza, é a sorte que muitos fotógrafos buscam para manter o negócio e ter menos preocupações.

Apenas tenha em mente que você vai precisar de um conhecimento básico do mercado musical, fazer um bom networking e conhecer as pessoas certas. Mas, sem dúvida, é uma oportunidade de ouro para criar uma boa carreira como profissional de fotografia.

5. Fotografia pet
aplicações da fotografia não muito populares, mas lucrativas!

Sim, os famosos animaizinhos de estimação. Muitas famílias têm adotado pet’s frequentemente. Muitos tratam seus amigos como membros da família e oferecem todos os mimos possíveis, inclusive, um álbum de fotografia.

Investir nesse nicho de mercado tão específico rende uma lista de trabalho sem fim. E para começar você ainda conta com parceiros para fazer a linha de frente, como pet shops e veterinários, por exemplo.

O mercado pet tem crescido muito nos últimos anos e a fotografia tende a acompanhar tal avanço. Então, não deixe de pensar com carinho nesse público, combinado?

Apenas se certifique de ter uma boa dose de paciência e muito amor pelos bichinhos. Mas estou certo que amar o que faz não é o maior de seus problemas agora.

Com tantas aplicações da fotografia fica difícil escolher o melhor estilo para iniciar uma carreira.

Além disso, é um passo extremamente importante para você e de peso considerável. Por isso, leve o tempo que precisar para escolher uma dessas aplicações da fotografia em nosso dia a dia.

Também não deixe de experimentar as possibilidades e conhecer melhor cada uma das opções. Procure conversar com profissionais que já atuam na área desejada e obtenha o feedback deles.

E claro, se você já trabalhou com algumas dessas aplicações da fotografia, deixe o seu comentário abaixo e ajude os indecisos.

Post anterior

Breviário da fotografia na Era Vitoriana

Próximo post

Na Holanda, fotógrafo faz polêmica foto em álbum de casamento

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania