Home»Artigos de Foto e Vídeo»4 dicas para melhorar sua fotografia de paisagem urbana

4 dicas para melhorar sua fotografia de paisagem urbana

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
7
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A fotografia de paisagem urbana é um estilo fotográfico a parte. Não é a toa que milhares de fotógrafos procuram registrar imagens usando desses cenários como base. Mas ela pode ser mais desafiadora do que você imagina.

Com tantas coisas para observar em um cenário urbano, você pode deixar passar alguma coisa e perder a sua foto dos sonhos em um piscar de olhos. Tenho certeza que você não quer correr esse risco, não é mesmo?

Por isso, confira quatro dicas para melhorar sua fotografia de paisagem urbana e não deixe passar nada. Descubra os pontos mais importantes desse estilo fotográfico e arranque suspiros com suas belas imagens. Vamos lá?

1. Valorize a arquitetura

Não tem como falar de fotografia de paisagem urbana sem mencionar a arquitetura. Os edifícios, prédios, casas e até mesmo as ruas são peculiares de cada região e cidade. Por esse motivo, eles ajudam a contar a história do local e dar uma identidade para suas fotografias.

Experimente colocar a arquitetura dentro de suas fotos de paisagem, mas faça isso de forma criativa.

Um exemplo seria capturar um prédio antigo cercado por novos edifícios. Além de contar a história da região com essa imagem (edifício antigo), você mostra o crescimento do local e o passar dos anos em pleno movimento (novos prédios em construção).

Não podemos nos esquecer também de pontes, viadutos e estradas. As pontes geralmente possuem um charme natural, por isso acabam atraindo a atenção do fotógrafo. No entanto, as estradas ficam fora do álbum fotográfico de paisagem urbana, na maioria das vezes.

Não cometa esse erro! Todos os aspectos da paisagem urbana podem render lindas fotografias. Você só precisa usar as configurações certas e ousar. Não se limite as fotos de paisagem que vemos todos os dias.

Use a criatividade e a arquitetura de cada região para conseguir imagens inéditas e deslumbrantes. Essa é uma das melhores dicas fotográficas para aperfeiçoar sua fotografia de paisagem, de verdade!

2. Registre o movimento
4 dicas para melhorar sua fotografia de paisagem urbana

O que é mais lindo nas fotografias de paisagem urbana? O movimento!

Ao contrário do que acontece nas paisagens naturais, na cidade você tem mais chances para retratar o movimento nas fotos. Alguns grandes exemplos são as luzes noturnas, pessoas se movimentando, os carros e por aí vai.

A melhor parte é que, como fotógrafo, podemos brincar com todo esse movimento e deixar as fotos ainda mais interessantes.

Já pensou em usar o efeito panning, por exemplo? Os feixes de luz dos veículos, misturados com a iluminação urbana, rendem fotografias incríveis. Não há forma mais indicada e perfeita para retratar o movimento em uma imagem, concorda?

Mas logicamente não é a única opção!

Fotografe uma multidão em algum ponto turístico movimentado, capture pessoas em momentos de lazer ou praticando esportes, etc. Mostre a badalação das cidades em suas imagens que todo mundo conhece. Nesse estilo fotográfico temos oportunidades ilimitadas para capturar ação e movimento, não as desperdice.

Adicionar um pouco de movimento em sua fotografia de paisagem urbana costuma surpreender os espectadores. Afinal, raramente enxergamos a fotografia como uma arte que se move. Quando o fotógrafo transmite essa perspectiva em suas imagens é incrível. Experimente e confira o resultado!

3. Cuidado com o reflexo

O reflexo é um dos maiores desafios para fotógrafos urbanos, principalmente, nas capturas de prédios ou plataformas de observação. Esses locais exigem cuidados com a segurança, por isso, contam com vidros ou redes de sustentação para evitar quedas.

Quando o fotógrafo posiciona sua câmera frente a uma janela, aí começa o problema. Como fazer a câmera capturar a paisagem urbana sem refletir o interior do prédio na vidraça?

Com certeza, essa é uma das perguntas mais populares na fotografia de paisagem urbana.

Você poderia eliminar o problema fazendo capturas externas, mas nem sempre é uma boa opção. Em um dia chuvoso ou frio, por exemplo, ficar no interior do edifício é muito mais aconchegante, não concorda?

Então, como eliminar o problema do reflexo?

Primeiro você precisa entender que o reflexo nem sempre é ruim. Quando ele é usado propositalmente na imagem os resultados são incríveis. Por outro lado, não é toda hora que o fotógrafo quer contar com essa surpresinha.

Sendo assim, você pode colocar um pano preto atrás da câmera fotográfica de modo a bloquear todo o fundo. Afinal, se não há nada para ser refletido não existirá reflexo, certo?

Outra opção é usar de adaptadores de sucção para prender a lente no vidro. Porém, é uma alternativa que costuma limitar os ângulos da câmera.

Então, veja qual a melhor opção para o seu caso.

4. Não subestime as linhas
4 dicas para melhorar sua fotografia de paisagem urbana

Sim, as linhas!

Elas são atraentes, dão forma a pessoas e objetos, e ajudam a direcionar o olho do espectador para o local correto. Em resumo, são as nossas melhores aliadas!

Particularmente não conheço nenhum outro local com tanta riqueza de linhas como na fotografia de paisagem urbana. Pontes, viadutos, prédios, casas, carros, horizontes, calçadas, silhuetas em geral e assim por diante.

Assim como o movimento, as linhas são muito abundantes nesse estilo fotográfico. Você só precisa capturar o ângulo correto e saber usá-las em suas fotografias.

Uma estrada simples, por exemplo, pode levar o olho do espectador até o assunto principal da imagem. Uma ponte é capaz de fazer o espectador olhar para o lugar certo e os exemplos são muitos.

Valorize as linhas de sua paisagem urbana e adicione-as a sua composição. Você se surpreenderá com o resultado, tenho certeza!

Pronto! Você agora já sabe por onde começar na fotografia urbana e eliminar os erros mais comuns.

Agora que você acompanhou alguns pontos essenciais para uma fotografia de paisagem urbana realmente arrasadora, chegou a sua hora de aplicar essas dicas. Coloque esses conselhos em prática e veja seu trabalho como fotógrafo urbano melhorar significativamente.

Você trabalha com esse estilo fotográfico e tem dicas extras, ou está com alguma dúvida e precisa de ajuda? Fique a vontade para deixar um comentário abaixo e compartilhar suas experiências, essa é a melhor forma de aprendizado.

Comente

Post anterior

5 formas para divulgar serviços de fotografia com baixo custo

Próximo post

Os 10 melhores fotógrafos de arquitetura do mundo

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania