5 dicas para você capturar fotos de festas muito melhores

0 1.640

O ramo fotográfico tem se expandido muito e, com isso, tornou-se inevitável sua segmentação entre os profissionais. Há fotógrafos especialistas em fazer imagens da vida selvagem, outros que fotografam melhor em estúdios e há aqueles experts em fazer fotos de festa.

Cada qual na sua área, ainda, existe os profissionais que se adaptam a qualquer tipo de ambiente, não perdendo serviço!

O importante é ter qualidade! O cliente que contrata uma sessão, ou cobertura fotográfica quer eternizar o momento vivido através de imagens que devem ser o mais próximo da realidade, com toques de arte, se possível.

Afinal, fotografar é fazer arte! A arte de congelar um momento e embelezá-lo para que seja sempre lembrado.

Muitos fotógrafos têm buscado se aperfeiçoar no ramo de fotos de festa. São casamentos, aniversários, formaturas, eventos socialite e muitos outros que precisam de profissionais ágeis e bons para que nenhum momento seja perdido.

Além de ser um mercado com frequente procura em todas as cidades e estados, com um ótimo retorno financeiro, fazer fotos de festa é uma área do universo da fotografia que exige atenção e doação do profissional, que deve se manter atualizado quanto as técnicas e equipamentos para não fazer feio.

Pensando nisso tudo, separamos 5 dicas que contribuirão com a melhora da sua performance fotográfica neste contexto.

Estude cada uma, tomando nota, e veja aonde você pode melhorar no seu dia a dia profissional.

5 dicas para fazer fotos de festa

1-     Não dê espaço para o azar
fotos de festas cuidado

Fotos de festa exigem um cuidado extra. Fotografar os convidados de um casamento, por exemplo, requer profissionalismo e segurança. Existem instantes que são únicos dentro dos eventos e que, por assim ser, precisam de um registro rápido e preciso.

Por exemplo, um formando pegando seu canudo. Como bobear e perder essa cena tão essencial dentro do contexto que está sendo prestigiado?

Nesses momentos, peque pelo exagero. Não seja tão confiante tirando apenas uma foto, pois esta poderá apresentar alguma imperfeição, como olhos fechados, boca aberta ou torna e assim por diante, e a decepção de seu cliente será grande.

Tire três ou quatro fotos, pelo menos, para garantir que aquele instante não ficará perdido.

Seja rápido! Fotos de festa exigem agilidade e é raro que o fotógrafo possa ficar parando para olhar as imagens que já foram feitas, por isso invista em mais e mais capturas do momento, certo?

Outro ponto importante em que o fotógrafo tem que prestar atenção sem deixar espaço para o azar: As pessoas, ou grupos de pessoas, que está capturando no evento.

É comum em aniversários e casamentos fazer fotos com todos os convidados para que fique registrado quem compareceu aquele evento tão especial. Muitas pessoas podem ficar tímidas ao se depararem com a câmera e fazer poses estranhas ou constrangedoras.

O fotógrafo tem a importante missão de desinibir esses convidados e fazer várias fotos para que possa ter ao menos uma que valha realmente a pena!

Fotos de festa de grupos de pessoas merecem uma atenção em particular: Quanto mais pessoas na foto, maiores as chances de alguém sair com os olhos fechados, sendo tampado e assim por diante. Faça várias fotos para que, posteriormente, na edição, você encontre aquela que melhor retrata o momento que foi registrado.

2-     Crie fotos espetaculares do lugar
fotos de festa local

Se você está sendo contratado para fotografar um casamento, um aniversário ou uma formatura, por exemplo, chegue, sempre, bem antes do horário previsto para o começo do evento.

Isso lhe beneficiará em três pontos cruciais:

– Confiança e segurança para o cliente: Se seu cliente faz o tipo de pessoa ansiosa, com toda certeza, até que você chegue, ficará com a dúvida e o medo de um possível furo. Se juntar isso a toda a atmosfera do evento, pode ser que seu cliente até mesmo fique lhe mandando mensagens desesperadas para saber onde você está. Chegando mais cedo ao local evita-se esse constrangimento.

– Tempo hábil para reconhecer o lugar e arrumar os equipamentos: Você, como um excelente profissional, precisa fazer um estudo do ambiente em que fará as fotos de festa. Precisará ver o tipo de luz ambiente e configurar sua câmera digital e demais equipamentos fotográficos para que seja possível desenvolver um trabalho de máxima qualidade. Chegando mais cedo ao local você consegue fazer tudo isso sem pressão nem pressa.

– Chance de explorar o cenário: A decoração é uma parte muito importante da festa que merece um detalhado registro, afinal, muitos meses são gastos para que cada pormenor seja escolhido para estar ali naquele dia importante. É muito ruim fotografar o cenário da festa com convidados andando de um lado para o outro e mexendo na decoração. Chegando mais cedo ao local você poderá explorar todo o ambiente e fazer belíssimas imagens.

Muitos eventos podem ser feitos em ambientes abertos, com a intervenção de fatores naturais, como a luz solar ou lunar, que acabam por tornar o registro fotográfico mais rico.

Fotos que peguem o pôr do sol ao fundo, eventos que têm como enfeites velas, lanternas chinesas ou tochas, são exemplos de um registro espetacular, dignos de destaque no álbum da festa.

Em festas a céu aberto no período da noite, trabalhe o registro dessas imagens com o flash em modo de espera e modifique a configuração da câmera para “C”, representativo de Cena ou Cenário.

3-     Fotografe como paparazzi
fotos de festa paparazzi

Fotos de festa exigem, em determinados momentos, naturalidade, já que em qualquer evento há espaço para duas correntes fotográficas bem distintas:

A primeira é simples, é a das poses, quando os convidados se juntam aos anfitriões para fazer aquelas fotos mais básicas e simples. Geralmente no começo da festa, algumas até mesmo na entrada do lugar.

A segunda é a etapa mais livre, os convidados não sabem que estão sendo fotografados, pois estão ocupados se divertindo e aproveitando o momento.

Fotografar como paparazzi é pegar a essência do momento através das lentes da câmera e registrar olhares, sorrisos e gestos que são extremamente naturais, pois a pessoa não sabe que está sendo observada.

Esse tipo de foto é bem comum em casamentos quando os noivos se olham apaixonadamente ou quando seus pais vêm abraçá-los ao término da cerimônia, em aniversários, pode ser visto no sorriso que a criança dá assim que o cântico de parabéns se inicia.

Em todos os tipos de festas e eventos há espaço para este tipo de registro. Basta que o fotógrafo esteja a todo o tempo bem atento, disposto a capturar esses elementos tão únicos e marcantes.

Há casos em que o cliente, ao receber as fotos, espanta-se, até, com o registro de um instante que ele nem lembrava mais, porém que lhe foi muito especial durante a festa.

4-     Brinque com o obturador e flash
fotos de festa configurações

É chegada a hora da dança dos noivos ou o começo da baladinha do aniversariante de 15 anos. Em qualquer um destes cenários, fotografar com pouca luz é a saída para que o registro deste momento da festa seja feito.

E, para garantir a qualidade do que está sendo capturado nada melhor do que alterar as configurações da velocidade do obturador, que deverá, nestes tipos de ambientes, ser bem mais baixa.

Variando de acordo com a quantidade de luz disponível no ambiente que está sendo fotografado, a velocidade do movimento pode ir de 1/30s até 1/8s, leque de opções que possibilita que sejam feitas fotos verdadeiramente deslumbrantes, dignas de plena satisfação de seu contratante.

Apesar de serem fotos mais complexas de serem feitas, visto que, numa pista de dança os movimentos do fotografado podem querer atrapalhar a execução de um bom trabalho, é possível, com muita prática e um pouco de experiência, que o profissional consiga acompanhar os movimentos, trabalhando pontos de focagem e desfocagem precisos para o resultado esperado.

Quanto ao flash, carregue sempre um auxiliar para você não ficar preso à distância máxima do flash de sua câmera.

Fotos de festa exigem, quase que de maneira unânime, por mais possibilidades, podendo ser ampliada, ainda, através do uso de difusores que tornam a foto mais quente também.

Invista em boas ferramentas de trabalho. As fotos de festa tornam-se mais profissionais ao ser feito por uma câmera fotográfica adequada e, apesar de não ser o principal divisor de qualidade, já que o olhar crítico e bom senso do profissional garantem essa separação, os equipamentos fotográficos são, sim, diferenciais expressivos na bagagem de qualquer fotógrafo.

Um bom aparato de equipamentos otimizará seu trabalho em todo tipo de ambiente e, ainda, garantirá um melhor resultado quando da entrega do material para o contratante.

5-     Saiba quem são as pessoas mais importantes da festa
fotos de festa pessoas

Não, esta dica nada tem a ver com ser “puxa saco”, fique tranquilo!

Qualquer evento tem seus anfitriões. Por exemplo, no casamento, são os noivos, num aniversário é o aniversariante e na formatura, é claro, é o formando. Porém, fora estas personagens que são óbvias, quem mais é realmente importante?

É comum que pais, avós, padrinhos e melhores amigos sejam destaques nas fotos de festa e para que você exerça seu trabalho com excelência você precisa, primeiro, saber, quem ganhará destaque e sua atenção.

Uma festa pode ter uma lista verdadeiramente extensa de convidados e nem todos sairão nas várias imagens, mas sim aqueles mais próximos e, comprovadamente, mais importantes para seu contratante.

Aniversário de 1 ano, por exemplo, divide-se em 50% de fotos de festa, com os convidados, de 25 a 30% da criança sozinha, tanto fazendo pose quanto solta pelo salão e, o restante, de 20 a 25% com os pais, brincando, abraçando e assim por diante.

Para saber quem é quem, entreviste seu cliente antes, ainda nas preliminares da contratação.

Pergunte quem deve aparecer com maior frequência nas imagens e, no dia da festa, confirme informando-se quem é quem.

Não desperdice seu tempo e seu serviço fotografando aleatoriamente. Lembre-se que as fotos serão escolhidas depois e que seu contratante dará preferência por aquelas em que forem retratadas pessoas mais próximas e mais queridas.

Apesar de todos os convidados terem algum tipo de importância para o anfitrião, sabemos muito bem que nem todos terão um lugar de destaque no álbum, certo? Por isso otimize seu trabalho direcionando-o da melhor forma.

Dicas rápidas para fotos de festa

Observados esses 5 pontos transcritos a cima, ainda separamos mais algumas dicas rápidas para que você não se perca na hora de fazer incríveis fotos de festa. Siga o roteiro:

– Descubra o máximo de informações possíveis com o cliente antes do dia do evento;

– Encontre o tipo de linguagem fotográfica requerida para o evento (mais formal ou informal, por exemplo);

– Saiba o cronograma da festa e questione se algo a mais será acrescentado (como uma surpresa);

– Obtenha a lista dos tops a serem fotografados (pessoas mais próximas e mais queridas);

– Anote tudo e revise antes de ir para festa;

– Seja gentil e atencioso com ABSOLUTAMENTE todos que estão na festa;

– Em determinadas situações peça, gentilmente, licença para fotografar, em outras utilize dos mecanismos de zoom;

– Atente para fazer fotos naturais;

– Deixe seus equipamentos trabalharem no modo silencioso para não atrapalhar o andamento do evento;

– Use o formato RAW para garantir uma melhor finalização da imagem nos processos posteriores;

– Jamais exclua fotos durante a festa! Revise-as posteriormente.

Há que se citar, por fim, que todo o cuidado com o material é devido, visto que, uma possível perca ou corrosão de arquivos poderá agravar situações muito desagradáveis para você, difamando-o inclusive.

O momento é único e merece todo o cuidado, pois jamais voltará a acontecer nas mesmas proporções!

Pratique e aprenda

Anotou tudo?

Agora é hora de pôr tudo isto em prática, afinal como dizem, é a prática que leva a perfeição e a tendência é que todos estes passos tornem-se algo comum e natural conforme você for fazendo este tipo de trabalho.

Cada novo trabalho será um novo desafio, porém a confiança irá aumentar assim como o olhar crítico para fotos de festa mais inovadoras e diferenciadas.

E se você conhece mais dicas interessantes sobre o assunto ou tem experiências pessoais para contar, deixe-nos um comentário! Queremos ouvi-lo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.