Com o tema [R]Exista!, Fotógrafos em Ouro Preto inicia edição on-line

0 152

O Fotógrafos em Ouro Preto, festival de fotografia que discute o panorama atual do trabalho fotográfico, está de volta, em edição totalmente transmitida pela internet. A programação reúne grandes nomes da fotografia contemporânea brasileira e também incentiva novos fotógrafos da região dos Inconfidentes, em Minas Gerais. A edição, que tem como tema [R]Exista! e identidade visual criada pelo artista gráfico Guilherme Mansur, é realizada com o apoio da Lei Aldir Blanc.

Com o tema [R]Exista!, Fotógrafos em Ouro Preto inicia edição totalmente on-line
Dobra Sobre Dobra – Coletivo Olho de Vidro

São três dias de programação, focada especialmente em debates sobre fotografia e o trabalho do fotógrafo. O grande desafio é levar o evento, sempre presencial e marcado pelos encontros e conversas, para a internet. “A alma do evento é a mesma: uma ode à fotografia e aos fotógrafos, os Papos com Foto, as projeções de fotografias e nossa sempre presente chuva de poesias. Porém, não teremos o contato pessoal, o olho no olho, a integração que sempre fez do Fotógrafos um encontro tão querido”, explica Fernanda Tropia, da equipe de produção. Tudo será transmitido pelo canal YouTube do Fotógrafos em Ouro Preto: http://bit.ly/FotografosEmOuroPreto

Com o tema [R]Exista!, Fotógrafos em Ouro Preto inicia edição totalmente on-line
Shades Wall – Isidora Gajic

Os Papos com Foto contam com convidados especiais. Victor Godoy e Lucas de Godoy, articuladores do primeiro encontro Fotógrafos em Ouro Preto, em 2012, abrem o evento. Na sequência, a conversa continua com o Coletivo Olho de Vidro, que tem mais de dez anos de atuação em Ouro Preto. Os fotógrafos Nilo Biazzetto, Nilmar Lage e Isidora Gajic também estarão presentes, assim como a Coletiva Fotográfica Mamana. “O encontro, mesmo que virtual, será bastante rico. Temos participantes que retornam, que sempre estavam presentes nas edições presenciais, e também temos novas participações, ampliando a atuação e os laços do Fotógrafos em Ouro Preto”, completa Rodolfo Meirel, também da equipe de produção. A NITRO Histórias Visuais é responsável pela oficina, que também será oferecida pelo canal Youtube.

Com o tema [R]Exista!, Fotógrafos em Ouro Preto inicia edição totalmente on-line
Ver o Peso – Coletiva Mamana

Uma novidade desta edição é a convocatória para a exposição virtual coletiva de jovens fotógrafos atuantes em Ouro Preto e Mariana. São trinta pessoas que atuam na região por meio da fotografia, com olhares e técnicas variadas. A exposição virtual será em forma de exibição, em áreas públicas de Ouro Preto, dentro dos protocolos da atual Onda Vermelha do programa Minas Consciente: as locações escolhidas não terão público no momento da exibição e da captação das imagens. “O desafio de transformar um evento marcado pelo presencial, pelas oficinas e pelos debates face a face, é enorme. Conseguimos manter o formato e ainda abrir espaço para que novos fotógrafos pudessem expor virtualmente o trabalho. É um grande passo para nós”, pontua Maria Clara de Godoy, uma das produtoras do Fotógrafos em Ouro Preto. As projeções da exposição virtual foram gravadas no Parque Estadual do Itacolomi, parceiro do evento e local importante para o momento brasileiro atual, pois preserva a natureza da região de Ouro Preto e promove lazer seguro para ouro-pretanos e visitantes.

A edição 2021 do Fotógrafos em Ouro Preto traz de volta o Queimão Fotográfico, comandado pelo coletivo Erro99. Presente na edição de 2013, o Queimão reuniu muita gente na rua São José, uma das ruas mais movimentadas do centro histórico em Ouro Preto, em uma noite muito animada. A edição virtual promete surpresas.

Fotógrafos em Ouro Preto 2021
De 21 a 23 de maio
Transmissão: http://bit.ly/FotografosEmOuroPreto

21 de Maio – Sexta-Feira
12h – Projeções da convocatória de novos fotógrafos
19h – Papo com Foto: Victor Godoy e Lucas de Godoy
21h – Papo com Foto: Coletivo Olho de Vidro

22 de Maio – Sábado
12h – Projeções da convocatória de novos fotógrafos
14h – Oficina com NITRO Histórias Visuais
16h – Papo com Foto: Nilmar Lage
19h – Papo com Foto: Coletiva Fotográfica Mamana
21h – Queimão Fotográfico – Coletivo Erro 99

23 de Maio – Domingo
12h – Projeções da convocatória de novos fotógrafos
14h – Oficina com NITRO Histórias Visuais
16h – Papo com Foto: Isidora Gajic
18h – Papo com Foto: Nilo Biazzeto
19h – Chuva de Poesia

Com o tema [R]Exista!, Fotógrafos em Ouro Preto inicia edição totalmente on-line
Ver o Peso – Coletiva Mamana
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.