Conheça sua câmera DSLR para conseguir ótimas fotos !

0 518

Conhecer bem a Câmera DSLR é o fator que mais diferencia um fotógrafo comum de um excelente profissional da área.

A DSLR, sigla que nomeia a categoria da câmera digital e significa Digital Single Lens Reflex, é uma das máquinas mais poderosas para se capturar boas imagens e ocupa o topo dos desejos dos amantes da fotografia, desde os iniciantes até os profissionais.

O sucesso da câmera DSLR deve-se ao fato da captura da imagem ser o mais real possível, com altíssima precisão, já que a paisagem enquadrada, e vista no visor, é a mesma a ser salva pelo equipamento.

Para ter boas fotos, além de saber aproveitar as oportunidades de captura de imagens, é preciso conhecer sua câmera, cada um de seus componentes, funções e apetrechos. Os componentes de uma câmera DSLR são simples de interpretar e reconhecer. São eles:

Componentes de uma Câmera DSLR
componentes Camera DSLR

1- Botão disparador

O botão disparador, que  está localizado na parte superior da câmera DSLR, no lado direito, é o responsável pela captura das fotografias, bastando ser pressionado para isso.

Para garantir qualidade nas imagens registradas, o botão de disparo possui mais uma importante função: Dar um foco diferente para cada foto.

No modo foco automático, ao ser pressionado até a metade, esse componente da câmera possibilita que o fotógrafo brinque com as paisagens, dando destaque para os pontos considerados como mais importantes em cada uma das imagens registradas.

Para concluir a captura, é necessário pressionar, completamente, o botão disparador.
Camera DSLR disparador

2- Flash e sapata para acessórios

O flash dá vida para as fotos, utilizando-se da luz para isso.

Nas câmaras amadoras, esse flash pode ser acionado automaticamente por um sistema já integrado.

Nas câmeras DSLR existe a possibilidade de se adicionar acessórios através de um encaixe muito utilizado pelos fotógrafos e que é conhecido como sapata do flash , conecta feixes de luz mais específicos para cada ambiente a ser fotografado.

Por exemplo, uma sessão de fotos no estúdio fotográfico requer um flash diferente do utilizado em um ensaio no parque, a céu aberto.
Camera DSLR sapata flash

3- Botão de liberação da lente

Independente se a câmera é amadora ou se é profissional, a lente é a principal peça de uma câmera e sem ela não é possível capturar fotos.

Por ser tão importante e imprescindível no processo da fotografia, a lente requer muitos cuidados. Por exemplo, seu manejo e troca não podem ser feitos em lugares com muita poeira para que a qualidade da imagem não seja prejudicada.

Nas câmeras DSLR existe um botão que libera a lente para que ela seja limpa e trocada, quando necessário. Pressione o botão e gire a lente ao máximo, removendo-a quando atingir o limite do giro.
Camera DSLR liberação lente

4- Lente para Câmera

As câmeras DSLR possibilitam que o fotógrafo encontre a melhor lente para o melhor ambiente a ser fotografado, diferente das câmeras convencionais e compactas, que não permitem essas alterações.

Por exemplo, se você quiser fotografar detalhes que estão distantes, pode trocar suas lentes por uma super telefoto, específica para esta necessidade. Já a lente angular é indicada para fotos de paisagens.

As lentes ainda dispõem do zoom, que serve para enquadrar melhor as fotos. Com uma lente zoom o fotógrafo pode alterar o ângulo da visão a ser capturada sem, entretanto, alterar a peça.

E mais, se a lente utilizada for a que oferece uma distância focal fixa, apenas um ângulo de visão será disponibilizado, porém com uma grande abertura de zoom.
Camera DSLR lente

5- Visor ótico

O visor ótico funciona como o olho do fotógrafo sobre determinada paisagem. É através dele, que a pessoa que está manuseando a câmera, encontra o melhor foco e o melhor ângulo antes de registrar o momento em uma fotografia.

Encontrado na parte superior da câmera DSLR, essa é uma das melhores características do modelo.

O funcionamento, aparentemente simples, reflete a imagem da lente através do visor, possibilitando que o fotógrafo tenha acesso a melhorias, feitas a partir das informações adicionais ali constantes.

O visor ótico, também, oferece o valor IOS da imagem e a quantidade de compensação da exposição.
Camera DSLR visor otico

6- Tela LCD:

Variando de acordo com marca e modelo, nas câmeras DSLR da Canon EOS as telas são de LCD 3.0.

A Tela LCD serve como base para alteração das configurações, além de possibilitar a visualização das fotos que já foram feitas.

Nos modelos mais recentes, é possível fazer uso da tela na hora de capturar a fotografia, na função LiveView, ao invés de usar o visor ótico. Essa opção facilita na captura de fotos em que as posições para melhor ângulo são difíceis ou, até mesmo, desconfortáveis para os fotógrafos se posicionarem.
Camera DSLR tela lcd

7- Botões e conexões:

São muitas as funções disponibilizadas para que o fotógrafo consiga obter a melhor imagem possível do que está fotografando. Por isso, as câmeras DSLR oferecem diversos botões para controle das funções.

Alguns dos botões são básicos e simples de entendimento, como o conhecido “on/off”. Outros são mais específicos e tem sua descrição de funcionamento no manual de instruções de uso que acompanha sua câmera DSLR na compra.

Para completar a câmera, tornando-a integrada aos sistemas mais utilizados, é possível conectá-la a computadores através dos dispositivos USB. Os conectores são, geralmente, protegidos por tampões de plástico.
Camera DSLR botões e conexões

Interior da câmera DSLR: Sensor e processador.

Nas câmeras DSLR o sensor de imagem ganha o lugar da película, já que recebe a luz que é emitida pela lente, e transmite adiante, para o processador, como um sinal.

Para garantir a qualidade das fotos, na parte frontal do sensor, são dispostos alguns filtros responsáveis por preservar as cores e corrigir as imperfeições da foto. Esses mesmos filtros ajudam na proteção contra a poeira.

Nas câmeras EOS, os sensores utilizados são os CMOS, desenvolvidos pela própria Canon.

Já os processadores, que garantem a funcionalidade da máquina, conferindo agilidade, fornecem, também, uma reprodução mais natural das cores fotografadas, assim, as imagens ficam nítidas e bem detalhadas.

Quer saber mais sobre as câmeras DSLR?
Camera DSLR fim

Portanto, antes de sair fotografando tudo, é essencial conhecer cada botão, cada função, e cada possibilidade disponibilizada pela sua câmera.

Quanto mais conhecimento sobre o equipamento, maiores as chances de se obter imagens dignas de aplausos e prêmios!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o funcionamento básico da parte estrutural da câmera DSRL, deixe-nos uma mensagem! Além disso, se você já faz parte do time de amadores e profissionais que fazem uso desse maravilhoso equipamento, conte-nos sua experiência com as essas câmeras.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.