Como reproduzir as cores naturalmente com sua Câmera DSLR?

0 1.415

A maior dificuldade em fotografia é retratar as cores de forma natural, já que as câmeras não veem as cores da mesma forma que nossos olhos. A verdade é que as câmeras DSLR são muito limitadas neste aspecto, embora representem a maior parcela do mercado tecnológico na fotografia profissional.

Em contra partida, se você não quer imagens ruins ou com um ar artificial demais, precisa tomar o máximo de cuidado na hora de capturar as cores da cena. Por isso, separamos algumas dicas a este respeito que pode contribuir com melhores resultados em sua fotografia digital.

1.     Temperatura de cor
temperatura de cor camera DSLR

A primeira coisa que você deve levar em conta é a temperatura da cor, este item varia de acordo com a fonte de iluminação e é representada na escala Kelvin (k). Como o seu maior objetivo é conseguir reproduzir as cores da mesma forma que o olho humano as vê, sua câmera DSLR deve ser capaz de interpretar a temperatura da cor.

Como regra geral, as temperaturas de cor mais baixas apresentam um aspecto alaranjado, as mais altas, por sua vez, traduzem cores mais azuladas, ambas facilmente percebidas em suas fotos.

Em um dia ensolarado, por exemplo, a luz solar é branca com uma temperatura de cor aproximada em 5500k, as sombras deste dia ensolarado serão azuladas, pois a temperatura de cor circula em torno de 8000k.

Outro exemplo que poderia tornar a temperatura de cor mais prática para você é a comparação da luz emitida por lâmpadas, as mesmas que você tem em sua casa. Elas geralmente tendem a aparecer de forma amarelada nas fotos e possuem uma temperatura de cor na média de 2400k. Os flashes de sua câmera, porém, radiam uma luz mais azul com 6000k de temperatura de cor.

2.     Ajuste do balanço de branco
balanço de branco camera DSLR

Uma das maneiras mais práticas para capturar a luz da forma mais natural possível e reproduzir o mesmo efeito dos nossos olhos, é utilizar do balanço de branco em sua câmera DSLR. Boa parte dessas câmeras profissionais apresenta modos automáticos para o balanço de branco que funcionam perfeitamente para todos os tipos de fotografia.

Entretanto, quando não for possível usar o balanço de branco automático, também chamado de AWB em alguns modelos de câmera DSLR, o fotógrafo pode dar pequenos retoques e auxílios para melhorar os resultados de suas fotos.

Tenha uma atenção especial para a captura de fotos no formato JPEG, pois neste caso será muito difícil alterar a temperatura de cor artificialmente no pós processamento. Sendo assim, o ajuste do balanço de branco de sua câmera DSLR deve ser perfeito para capturar as imagens com a maior qualidade possível.

E quando você estiver capturando imagens no formato RAW? Bom, apesar de você ser capaz de alterar a temperatura de cor neste formato em qualquer software de edição de imagens, despender um esforço extra para o melhor ajuste do balanço de branco seria muito interessante para evitar trabalho extra, não acha?
ajustar balanço de branco camera DSLR

Mas, como ajustar o balanço de branco de sua câmera de forma adequada? Esta é uma questão bem pertinente, principalmente, se levarmos em conta que todos os fotógrafos estão expostos a diferentes fontes de iluminação e temperaturas de cor, situações que contribuem com o conhecimento completo das funções do equipamento fotográfico do profissional.

A forma mais assertiva para ajustar o balanço de branco adequadamente em sua câmera DSLR pode ser resumido em: consultar o resultado da foto do live view de seu equipamento. Boa parte das câmeras profissionais dispõe deste recurso e ver o resultado instantaneamente é a melhor forma para identificar a temperatura da cor e ajustar o balanço de branco de acordo com sua necessidade.

Digamos que você está capturando imagens dentro de uma sala, a lâmpada normal do equipamento retraria um tom mais amarelado em suas fotografias, o que quer dizer baixa temperatura de cor lembra?

Então, você conseguiria melhores resultados ajustando o balanço de branco de sua câmera DSLR para Tungstênio, geralmente representado pelo ícone de uma lâmpada, ao invés do modo automático como de costume.

A dica de ouro é experimentar a sua câmera DSLR em diferentes tipos de iluminação e fontes de luz, assim você pode identificar os melhores ajustes de seu equipamento para as diferentes condições. Na dúvida, você também pode consultar o manual de sua câmera para obter mais detalhes sobre o balanço de branco.

3.     Utilize um cartão Cinza

camera DSLR

Durante décadas os cartões cinza da Kodak foram a forma mais comum de obter balanço de branco mais precisos de sua câmera DSLR.

Fotógrafos profissionais usam de cartões cinzentos por anos e conseguem resultados fantásticos com ele. Você pode comprar destes cartões em diferentes tamanhos, são ferramentas para usar quando você quer obter a temperatura de cor perfeita.

Um cartão cinza é colocado na frente do medidor de luz da câmera DSLR, refletindo a luz que incide sobre a cena. Você mede a luz a partir dele, mas lembre-se que o cartão tem uma refletância de 18%, e o cartão lhe dá a luz certa para ajustar a temperatura das cores no lugar certo.

O cartão cinzento funciona, mas se o cartão não esta exatamente no mesmo ângulo que o objeto a ser capturado, você pode não obter os melhores resultados. Além disso, cartões de cinza tendem a ficar danificados pelo uso por muito tempo, especialmente se você levá-los em toda parte dentro de sua bolsa ou kit fotográfico.

Para quem não deseja adquirir um cartão de cinza, pode conseguir o mesmo efeito usando de uma folha branca, um papel sulfite simples em frente a câmera. Neste caso, você irá auxiliar a sua câmera a identificar o branco perfeito para suas fotos, todavia, ainda podem ocorrer pequenas mudanças e variações e a visualização ao vivo da câmera é a melhor forma de acompanhar e ajustar o resultado da final da imagem.

Agora que as nossas dicas sobre como reproduzir as cores naturalmente com sua câmera DSLR chegaram ao fim, gostaríamos muito de ouvir a sua opinião sobre este artigo e, quem sabe, as suas próprias sacadas para um balanço de branco mais eficaz na fotografia. Por favor, nos deixe um comentário logo abaixo!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.