Dicas para fotografar raios

0 1.034

Os raios são fenômenos assustadores, mas ao mesmo tempo fascinantes. Fotografá-los pode ser um desafio, mas as dicas a seguir podem facilitar muito o seu trabalho a fazer isso:

Ache uma boa localização

∂ é importante lembrar que as condições em que você vai fazer a foto são imprevisíveis e perigosas, e você sempre vai precisar de um toque de sorte.
Já que não sabemos quando um raio está para vir, nós precisamos previr quando ele vai estourar.

Como fazemos isso?

Observando o padrão dos relâmpagos e usando uma lente grande angular para que cubramos área suficiente para fotografar raios. Se mantivermos o obturador aberto por alguns segundos, podemos ter sorte.

Ajuste a lente para o infinito

Você vai querer desativar o autofoco da sua lente e ajustá-la para o infinito; essas funções geralmente não estão visíveis em algumas lentes digitais, por isso você vai ter de encontrá-las pesquisando o manual da lente que você tem em mãos. O foco manual é melhor que o autofoco na hora de fotografar raios porque os raios certamente vão enganar o sensor na hora de focar a imagem.
Definir a lente ao infinito vai fazer com que você tenha máxima profundidade de campo. Objetos que estão mais próximos à câmera certamente ficarão desfocados, mas eles não são o elemento principal da sua fotografia – então não se preocupe com eles.

O timing é tudo na hora de fotografar raios

Se você está tentando fotografar raios mirando a câmera para algum objeto específico, como um pára-raios, ou torre de alta tensão, você vai precisar focar esse objeto primeiro. Coloque sua câmera em um tripé para evitar que o equipamento se mexa e use um controle remoto para disparar a câmera. Ajuste a escala F-Stop entre f/5.6 e f/8 e ajuste a velocidade do obturador para o modo “bulb” (B), que permite que a câmera segure o obturador aberto enquanto o botão de disparar a câmera está sendo pressionado.
Se você não tiver experiência em fotografia, a hora de fotografar raios pode ser um bom momento para tentar o modo mirror lock up. Dessa maneira, você não vai precisar prever exatamente quando o raio vai cair. A mirror lock up está disponível na maioria das câmeras DSLRs.

Chris Katsiopoulos - fotografar raios
Chris Katsiopoulos

Compondo a foto

Fotografar só o céu com um raio pode parecer bonito, mas não passa nenhum senso de perspectiva. Use uma lente grande angular e pense em como a sua fotografia pode ser composta. Inclua elementos da paisagem, como prédios, árvores, carros e outros para dar contexto à fotografia.
No fim das contas, a composição da sua foto vai depender de onde o raio vai aparecer, mas sempre considere os outros elementos que você pode trazer para a imagem.

fotografar raios

Como proteger seu equipamento

Com os raios vem a chuva. Apesar de ser melhor ficar embaixo de algum abrigo quando for fotografar raios, isso nem sempre vai ser possível e por isso você vai precisar proteger sua câmera digital e lente da chuva. A água pode afetar a mecânica do seu equipamento e se molhar a lente, pode distorcer a imagem final. Por isso, use sempre um filtro de lente para protegê-la (independente do que você for fotografar) e você pode precisar também de um lenço para secar eventuais gotas d’água.
Também é bom usar uma capa de plástico para a sua câmera. Ela vai proteger o equipamento fotográfico, a lente e a parte de cima do tripé. Mantenha todas as outras lentes e acessórios em uma bolsa impermeável.

Configurações recomendadas

Como os raios geralmente aparecem em condições precárias de iluminação, é recomendável que você escolha uma profundidade de campo rasa, de f/2.8 a f/5.6 para que a luz suficiente entre na sua câmera. Também é recomendável o ajuste do ISO a 600. Quanto à exposição, deixe entre 10 e 30 segundos, que é o tempo suficiente para registrar um raio muito rápido. No entanto, você vai precisar observar o padrão dos raios para determinar a melhor exposição para a sua foto.
Os vários tipos de raios (nuvem ao chão, parafusos, ou bigorna) vão precisar de diferentes velocidades e exposições. Os tipo parafuso duram aproximadamente dois segundos, por isso você vai precisar ajustar a exposição a dez segundos para capturar todos os detalhes. Se a tempestade estiver próxima de você, você não vai querer uma exposição que dure mais de 15 segundos. Se a tempestade está longe, você pode ajustar a exposição entre 20 segundos e dois minutos – isso será suficiente. Para exposições mais longas, ajuste a abertura entre f/8 e f/11.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.