DICAS FÁCEIS PARA MONTAR O SEU PORTFÓLIO DE FOTOGRAFIA

0 495

Como montar um portfólio de fotografia com qualidade? Essa é uma pergunta que martela na cabeça de muitos fotógrafos, principalmente daqueles que estão iniciando no ramo ou procurando novos trabalhos.

Quando um profissional está buscando novas oportunidades de emprego, basta ter um bom currículo. No caso do fotógrafo, também é necessário um portfólio que mostre ao futuro cliente a eficiência do seu trabalho, o comprometimento, o talento, a estética e o profissionalismo.

Pensando nessa questão, elaboramos uma lista com algumas dicas muito fáceis para você criar um portfólio de fotografia organizado e que chame atenção. Aí vão as dicas:

1 – Selecione os seus principais trabalhos

O melhor do melhor: coloque isso na sua cabeça. Na hora de montar seu portfólio, selecione seus melhores projetos e fotografias. As que receberam mais elogios, as que têm o seu estilo individual e que apresentam domínio da técnica fotográfica.

2 – Mantenha o foco na sua área

Isso mesmo, foque no campo fotográfico que você domina. Você tira foto de tudo, porém tem mais facilidade em fotos de casamento? Então coloque mais fotografias desse ramo. Assim, será mais fácil você conseguir futuros trabalhos na área em questão.

3 – Qual plataforma usar?

Antigamente e até hoje, os portfólios eram impressos. Hoje, ter um portfólio de fotografia digital é indispensável. Há uma infinidade de plataformas que podem ser usadas: Kawek, Wix, Behance, Krop e até mesmo o Flickr. Escolha aquela que tem mais a sua cara ou estilo.

4 – Organização é tudo

Depois de ter seguido as dicas anteriores: a seleção, o foco e a plataforma, é a hora de organizar seu trabalho por temas. Nada de deixar misturado, pois pode ficar confuso e tirar o impacto da qualidade do trabalho dentro de cada segmento da fotografia. Alguns fotógrafos criam um portfólio para cada tema, é também uma possibilidade a ser levada em conta, dependendo da quantidade e versatilidade do seu trabalho.

5 – Mantenha atualizado

Sempre mantenha seu portfólio de fotografia atualizado. Com o tempo e a prática, nosso trabalho evolui, fica melhor tecnicamente e esteticamente. Por isso, não deixe de atualizá-lo. Reveja os trabalhos antigos, reponha por trabalhos melhores. Faça isso com certa periodicidade.

6 – Seja verdadeiro

Não adianta nada você colocar no currículo ou falar para seus contatos que você é super organizado, mas não mostrar isso no portfólio, por exemplo. Deixe bem claro as suas qualidades. Defina o seu público-alvo.  Seja honesto com você e com o cliente.

Essas foram as nossas dicas para criar o seu portfólio de fotografia com qualidade. Boa sorte!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.