Conheça a tendência dos ensaios pet – A febre entre donos de animais

0 745

Os ensaios fotográficos com gestantes já eram tendência há muitos anos, mas agora o que vem surgindo no mercado fotográfico são os ensaios pet, que são fotos feitas com animais de estimação, geralmente feitos em momentos marcantes na vida dos bichinhos, como a gestação, aniversario e outras datas importantes.

O primeiro dos muitos ensaios pet nas redes sociais que se tornou viral, aconteceu recentemente,  há uns quatro meses, quando a cadelinha Lilica ganhou dois ensaios: o primeiro para registrar a gravidez e o segundo para comemorar o nascimento dos filhotes.

Conheça a tendência dos ensaios pet - A febre entre donos de animais 2

A fotógrafa curitibana especializada em álbuns familiares Ana Paula Grillo, que clicou a cachorrinha declarou que após postar as fotos no Facebook, se surpreendeu com os mais de 75 mil likes que recebeu nas fotos.

Então, há pouco mais de três meses o que era uma brincadeira entre Ana Paula e sua vizinha, a quem Lilica pertence, se tornou tendência e outros donos de pets que querem repetir o mesmo modelo de ensaio.

Conheça a tendência de ensaios pet que virou febre entre donos de animais

O momento da gestação foi o precursor desse tipo de ensaio se tornar febre aqui no Brasil, mas agora vem surgindo novas possibilidades no mercado. Listamos algumas características que acompanham o ensaio:

  • Registre todos os momentos: Os ensaios com animais de estimação têm o objetivo de registrar momentos importantes dos nossos melhores amigos, ou filhos, se assim preferirem chamar. Além das grávidas pets, está em alta registrar o momento que animal entrar para família.
  • O que é preciso para fotografar animais: diferentemente do que muitos imaginam, não é tão fácil quanto parece, é preciso paciência. Pois os animais estão diante da câmera fotográfica, um objeto que em um primeiro momento causa desconfiança e estão fora do seu ambiente, podendo apresentar comportamento diferente do que são apenas com os donos.
  • O que fazer nestes casos: O pet precisa relaxar, então os donos devem aproveitar a oportunidade do ensaio para tratar como um passeio, fazê-lo brincar, leve brinquedos e biscoitinhos para recompensá-lo ao obedecer os comandos.
  • Melhores ambientes: Nos ensaios pet o que se espera são fotos naturais e alegres. Portanto, as fotos ficam com um resultado mais bonito e em ambientes externos e em dias ensolarados, de preferência, para que o fotógrafo possa explorar cores e ângulos com muita luz.

 

  • O que deve ser considerado: o local externo proporcionará distrações para o animal, por exemplo, se o local escolhido for um parque, evite um lugar perto de crianças, o que pode tirar a atenção do animal, ou ele se tornar o centro das atenções.
  • Tipos de animais: Os animais que são mais comuns nesse tipo ensaio são gatos e cachorros, por serem considerados membros da família e dividirem o ambiente doméstico com seus donos.
  • O que o dono deve levar: além dos brinquedos e recompensas, é preciso levar também as roupinhas e acessórios que o pet vai usar. É muito comum donos levarem fantasias para tornarem o ensaio temático ou mais “fofinho” com o pet usando adereços;
  • Dê tempo para o pet se acostumar: assim como as pessoas que vão fazer o primeiro ensaio fotográfico e não se sentem à vontade, eles precisam se acostumar com tudo. Deixe o animal cheirar e brincar com o fotógrafo, com os brinquedos, as fantasias para ele se soltar.

Razões pelas quais seu pet merece um Petbook

Como já dissemos anteriormente, esses “serumaninhos” já fazem parte de nossas famílias, muitas inclusive optam apenas por criar pets de estimação do que ter filhos humanos, o que gera uma polêmica, mas é totalmente compreensível.

A troca na relação entre o dono e o pet é um sentimento muito gratificante, eles oferecem a nós humanos um amor sem pedir nada em troca, apenas sentem muito a nossa falta, se alegram com nossa presença e brincadeiras.

Portanto, eles merecem sim de presente realizar os ensaios pet. Os donos que quiserem registrar um momento da vida do seu bichinho não precisam esperar apenas o momento da gravidez. Existem outros momentos que fazem do ensaio um bom registro da presença do animal na família.

No ensaio, o pet é o tema central, mas os donos também podem participar se assim desejarem, claro que com moderação, para que as fotos registrem a família, sem tirar o brilho do animal. Nessa hora tem que tomar cuidado para os ensaios pet não perder o foco e o objetivo.

Conheça a tendência dos ensaios pet - A febre entre donos de animais

Os profissionais interessados em seguir nesse novo nicho devem saber que, mesmo sendo extremamente habilidoso com fotos, você deve fazer um curso especializado em fotografia de animais. Diversas instituições respeitadas oferecem o curso.

Nele o profissional aprende truques para conseguir entreter o animal, aproveitar o melhor ângulo e as características dele e como se comportar para que o pet se sinta à vontade e o ensaio seja realizado com tranquilidade. Como pré requisito é preciso possuir uma câmera DSLR e já ter feito um curso básico de fotografia.

O dono do pet ajuda no ensaio descrevendo exatamente como é pet com a família, o comportamento, se é agitado, ansioso, se tem medo de algo, e leva os que petiscos ele gosta de comer, além dos seus brinquedos preferidos.

As sessões podem levar de 40 minutos à duas horas de duração. Em média em uma hora, quando o pet se comporta dentro do esperado. Gatos normalmente são mais ariscos e não obedecem comandos tão facilmente quanto os cães, o que pode fazer que esse tempo se estenda.

Conheça a tendência dos ensaios pet - A febre entre donos de animais 3

Para os ensaios pet darem certo, pode depender de inúmeros fatores, entre eles a raça, pois sabemos que algumas raças têm características que tornam os animais mais dóceis, outras mais agressivas mesmo sem a intenção do animal. É o caso de cães de porte grande, como pit-bulls e do buldogue inglês, que são bonzinhos mas “brutos” no trato.

Há animais que preferem interagir apenas com os donos e se sentem ameaçados com a presença de outras pessoas. Eles também têm personalidade, e isso deve ser respeitado, forçar o animal pode trazer um resultado insatisfatório.

Se o animal não se mostrar disposto, seria o caso de remarcar a sessão, para que ele possa se acostumar com a proposta em uma segunda tentativa e também já terá mais confiança com o fotógrafo.

Se for fotografado em casa, o pet pode apresentar um comportamento atípico, especialmente cães, por se sentirem os guardiões do lar. Então ele pode ficar mais agitado do que o comum, em defesa dos tutores e do lar.

Para garantir a segurança de todos os envolvidos no ensaio, seja interno ou externo, o ambiente deve ser calmo. Se for externo, como citamos acima, deve ser escolhido um lugar que ele já tenha costume de ir com os donos.

Conheça a tendência dos ensaios pet - A febre entre donos de animais 4

A não ser que a intenção seja que ele interaja com outros animais, ou crianças, e isso deve ser previamente comunicado ao fotógrafo, você deve escolher locais calmos sem a interferência outros animais e de tudo que possa fazê-lo se distrair e acabar estragando a sessão.

Principalmente se o dog tiver uma pelagem longa, como o Yorkshires, Shitsus, Lhasa-Apso, Golden Retriever, entre outros, os donos devem deixar o animal escovado, com os pelos limpos para um melhor resultado nas fotos.

Mas é preciso ter consciência de que os ensaios pet têm o objetivo de registrar um momentos de alegria do seu pet. Portanto, se o animal estiver em um local a céu aberto, deixe-o brincar na grama, na terra e interagir com outros animais. Ele voltará pra casa precisando de outro banho, mas feliz.

Se interessou pelo assunto? Então deixe seu comentário abaixo e clique aqui para conferir “Os segredos por trás da foto perfeita”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.