Fotografia de Nudez: o que você precisa saber sobre o assunto.

0 5.069

A exposição do corpo nu pode causar espanto em algumas pessoas e, na nossa sociedade, a nudez ainda é um tabu. Apesar das controvérsias sobre essa questão, é fato que a nudez é comum a todos desde o nascimento.

O nosso mundo é bombardeado implícita ou explicitamente por imagens de corpos nus ou seminus, mas você sabe as diversas utilidades da fotografia de nudez? Você é fotógrafo(a) ou amante da área e se interessa pelo assunto? Então leia o artigo até o final e aproveite as dicas para fotografar ou ser fotografado(a) desse modo.

O que é e como funciona a Fotografia de Nudez?

A fotografia de nudez, como o próprio nome sugere, apresenta uma nudez total, parcial ou subliminar, isto é, muitas vezes ela passa despercebida pelos nossos olhos (em novelas e filmes, por exemplo).

A fotografia de nudez é igual às demais no que diz respeito à preparação dos materiais que serão usados e do ambiente. O que vai mudar é que a pessoa fotografada estará nua ou seminua. 

Para fotografar alguém nesse estado, é importante agir com ética, transmitir segurança e manter a relação profissional.

Quando surgiu esse tipo de Fotografia?

A fotografia expandiu-se no final do século XIX e, durante os primórdios do século XX, surgiram diversos fotógrafos de nudez feminina.

De início, essa nudez tinha cunho erótico e era divulgada em revistas. Posteriormente, surgiram as fotografias de nudez naturista, ou seja, mostravam o corpo humano como algo natural e belo.

A exposição do corpo feminino nu é mais naturalizada do que a do corpo masculino, mas se você é homem e deseja posar nesse estilo ou gostaria de fotografar homens nus, encare esse trabalho com seriedade.

Para que serve a fotografia de nudez?

A fotografia de nudez é mais explícita do que uma pintura, por exemplo, porque retrata a realidade. O desconhecimento social acerca desse estilo fotográfico o associa à pornografia, desconsiderando as suas demais utilidades. Veja alguns exemplos de usos desse tipo de fotos.

Fotografia de Nudez: o que você precisa saber sobre o assunto.

1. Cunho científico e educacional

Fotos do corpo humano em seu estado natural podem ser usadas na fabricação de materiais educativos e científicos, tais como: manuais, livros e trabalhos acadêmicos. Esses materiais são usados para estudos e demonstrações, sem o objetivo da erotização da imagem.

2 . Utilização comercial

Diferente do uso científico, a comercialização da fotografia de nudez é frequentemente associada ao erotismo e à sensualização.

Até mesmo de forma sutil, a nudez está presente no dia a dia das pessoas em séries, filmes, novelas e clipes, por exemplo. Em casos mais ousados, o corpo nu faz parte de entretenimentos para adultos. Com as fotografias não é diferente: anúncios, propagandas, revistas, capas de álbuns musicais apresentam uma nudez sugestiva ou completa.

3. Uso artístico

A arte também explora a nudez com um senso estético e até mesmo erótico, por exemplo: esculturas, pinturas, exposições de fotos, apresentações teatrais e performances.

As fotografias de nudez também possuem valor artístico, dado que podem ser usadas para transmitir emoções e sentimentos, além de uma preocupação com a estética e com a criatividade da imagem.

Fotógrafos famosos

Conheça alguns fotógrafos internacionais que são famosos no ramo da fotografia de nudez e se inspire no trabalho deles:

  • Florian Weiler (alemã);
  • Ana Dias (portuguesa);
  • Terry King (britânico);
  • Tony Duran (norte-americano);
  • Silviu Săndulescu (romeno);
  • Nicolas Guerin (francês).

Um brasileiro para você conhecer: Fernando Schlaepfer.

Dicas para a Fotografia de Nudez  

Já pensou em fotografar alguém ou ser fotografado(a) nu/nua? Então aproveite essas dicas!

Para quem deseja tirar as fotos 

É novo nesse ramo fotográfico ou tem interesse em começar? Saiba que você deve ficar atento a alguns detalhes.

Fotografia de Nudez: o que você precisa saber sobre o assunto.

1. Converse com o(a) cliente 

Mantenha o(a) cliente ou o(a) modelo confortável. É importante estabelecer um diálogo para que a pessoa fique à vontade, então mostre alguns exemplos de fotografias de nudez e fale um pouco sobre o seu trabalho.

2. Escolha o local

A verdade é que não há cenário ideal, pois tudo depende do que você e a pessoa querem transmitir. A foto pode ser simplesmente da pessoa em um fundo monocromático, ou até mesmo em cenários mais elaborados, em estúdios, em paisagens naturais (cachoeiras, praias, trilhas, fazendas, etc.) ou em outros locais.

3. Procure ângulos e posições diferentes 

A fotografia pode explorar vários ângulos e várias partes do corpo humano. Fotografe de baixo para cima, de cima para baixo, com a câmera na diagonal

Use e abuse da sua criatividade para criar imagens diferentes das convencionais.

4. Explore a luz, a sombra e vários acessórios

Você pode aproveitar a luz solar ou uma luz artificial, além de maquiagens e óleos corporais para deixar a pele da pessoa mais iluminada.

Outra ideia é fazer uma foto em preto e branco, na qual a pessoa estará no centro com o seu corpo iluminado, enquanto o restante do cenário permanece na sombra.

Você também pode sugerir o uso de algum acessório, como colar, chapéu, lenço e luvas. 

Para quem deseja ser fotografado 

Confira essas dicas se você deseja ser fotografado(a) nu/nua.

1. Tem vontade, mas a vergonha é grande?

Não se desespere, converse com o fotógrafo para que você entenda melhor como o trabalho funciona. Pesquise sobre o assunto e veja modelos de fotos.

2 .Cuide da sua autoestima 

A autoestima está ligada ao cuidado mental e físico que você tem. Sentir-se bem com o seu corpo vai muito além da estética.

3. Contrate alguém de confiança

Pesquise diversos trabalhos divulgados nas redes sociais e pergunte para as pessoas que você conhece se elas têm algumas indicações para você sentir mais tranquilidade.

4. Leve um acompanhante 

Caso sinta a necessidade, chame alguém de sua confiança para fazer companhia para você durante a sessão de fotos.

Fotografia de Nudez: o que você precisa saber sobre o assunto.
Publicação Fine Arts Nude Edition Vol 3 Edição 35 “The photography Edition 2019”

Concluindo…

A fotografia de nudez e fotografia sensual é um trabalho sério como qualquer outro. Acima de tudo, tenha ética ao fotografar. É importante que você mantenha uma distância da pessoa fotografada, não toque nela, não encare o seu corpo e olhe nos olhos ao fotografar.

Para você que deseja posar nu ou nua, não tenha receio, siga as dicas e aproveite o momento.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo fotográfico e receber diversos conteúdos? Fique de olho no nosso blog eMania Foto e Vídeo ! Já fez alguma fotografia de nudez? Compartilhe nos comentários.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.