Dicas de Fotografia Macro para Câmeras Compactas

1 562

Muito já foi dito sobre a fotografia macro para os fotógrafos que tem condições de ter uma Câmera DSLR com lentes específicas para isso – mas e aqueles que só têm uma câmera digital compacta? Eles conseguem fazer fotografias macro também?

Infelizmente os resultados de uma fotografia macro feita por uma câmera compacta não vai ter a mesma qualidade que a fotografia feita por uma lente macro de uma DSLR. Porém, você pode ver vários bons resultados de compactas que foram usadas da maneira certa para esse propósito.

Para te ajudar a fazer uma fotografia incrível com uma câmera não profissional e sem a lente macro, o blog eMania te dá algumas dicas:

Selecione o Modo Macro

Esse é um primeiro passo que pode parecer óbvio, mas não é difícil encontrar pessoas que não exploram os modos de disparo das câmeras que têm. O modo macro geralmente é simbolizado por uma pequena flor. Quando ele é selecionado, a sua câmera recebe a mensagem de que ela vai ter de focar em um objeto que está mais próximo da sua lente fotográfica do que o normal (a distância mínima permitida nesse caso pode variar de câmera para câmera – por isso, consulte o manual de instruções do seu equipamento para saber como você pode explorar esse modo).

O modo macro também envia a mensagem para que sua câmera use uma abertura maior para que o objeto mais próximo da lente fique focado, mas o plano de fundo não.

fotografia macro

Use um bom Tripé

Na fotografia macro, o uso do tripé pode ser bastante útil, mesmo se você for fotografar com uma câmera compacta. Manter a câmera parada não só melhora os seus resultados, mas também permite que o fotógrafo brinque com diferentes configurações sem perder a composição escolhida previamente.

Abertura

Dependendo da câmera, quando você seleciona o modo macro, não é possível fazer ajustes em outras configurações, mas se você tiver um equipamento no qual é possível brincar com outros ajustes, pode valer a pena fazê-lo.

No caso da abertura, por exemplo, o impacto direto será na profundidade de campo das suas fotos. Escolha uma abertura pequena (número grande) se você quer uma profundidade grande de campo, com tudo em foco; ou uma abertura grande, se você quer somente o seu objeto principal focado.

Na fotografia macro, você provavelmente vai querer uma profundidade rasa de campo para focar apenas o elemento que está próximo à lente. Sendo assim, selecione a maior abertura disponível.

fotografia macro

Foco

Para fazer fotos macro, é útil ter o total controle do foco – especialmente quando você tem uma profundidade de campo rasa, na qual é importante ter uma parte específica de cena focada. Se a sua câmera permite o foco manual, esse será o ideal!

Composição

Lembre-se sempre das regras básicas de composição, como a Regra dos Terços. Certifique-se de que a sua imagem tem um ponto principal de interesse e posicione esse ponto em uma região estratégica, de acordo com as regras de composição – dessa maneira, você consegue direcionar o olho de quem for a sua fotografia para aquilo que quer.

Tente também escolher um plano de fundo simples e neutro, para que o seu ponto de foco não fique competindo com outros elementos.

fotografia macro

Uso do flash

Em muitas fotografias macro, ter uma fonte de luz artificial é importante. O desafio com as câmeras compactas, no entanto, é que a maioria delas tem um controle limitado do flash da câmera.

Para obter resultados interessantes, escolher um bom horário do dia, quando tiver bastante luz disponível é, provavelmente, a sua melhor aposta – nesse caso, dispense o flash. Se você precisar de mais luz, confira se a sua câmera permite que você reduza o nível de flash disparado.

Caso contrário, uma alternativa é tentar difundir o flash de alguma maneira (com um papel, ou celofane por cima do flash, por exemplo). Outra opção é utilizar outra fonte de luz artificial, ou comprar um refletor para te ajudar a usar a luz disponível da melhor maneira.

A melhor escolha é experimentar diferentes métodos de iluminação na sua fotografia macro.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] diversas formas de produzir uma fotografia macro, entre elas diversos suportes e funcionalidades integradas em outros tipos de lentes para câmeras, […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.