Dicas para fotografar: Como selecionar um modo de disparo?

0 1.015

Como fotógrafo, em algum momento, você precisa conhecer os principais modos de disparo de sua câmera DSLR e compreender os impactos em sua fotografia. A maioria dos amadores desconhece este recurso, ou o utilizam de maneira errada. Pensando nisso, como parte de nossas dicas para fotografar (já viu nosso artigo sobre Enquadramento: O Recurso que você vai precisar sempre para suas Fotos, vamos partilhar neste artigo os modos de disparo e debater um pouco sobre cada um deles, então, prepare-se para obter um conhecimento útil para sua carreira.

Talvez você não saiba, mas a maioria dos fotógrafos amadores utiliza dos modos automáticos para disparar a sua câmera DSLR. Logicamente, isto não tem nada de mais e pode ser mais seguro do que se arriscar nas configurações manuais. Entretanto, você dispõe de modos de disparo semi automático que facilitam o seu dia a dia em campo.

Da mesma forma, vamos fazer uma rápida análise sobre cada um dos modos de disparo, inclusive o manual, para entender o que são e quando você deve utilizar de cada um deles.

Os tipos de modos de disparo e porque usá-los?
dicas para fotografar modos de disparos tipos - modo de disparo

Basicamente, existem 4 tipos de modos de disparos principais em sua câmera DSLR, 3 deles tratam-se de exposições automáticas e o último de uma configuração manual, quase nada explorada pela maioria dos especialistas em fotografia.

Os modos de disparo consistem no ajuste de sua câmera para coincidir com as diferentes condições de disparo e cenários que você pode se deparar de acordo com o seu estilo fotográfico. Os modos de disparo automáticos são: Programa AE, Prioridade de obturador AE e Prioridade de abertura AE e exposição manual (ME).

Modo de disparo Programa AE
dicas para fotografar modo programa ae - modo de disparo

Este modo de disparo conhecido como Programa AE ajusta automaticamente a velocidade do obturador, abertura e outras configurações predefinidas para corresponder com a luminosidade da cena.

Algumas câmeras digitais possuem este modo de prioridade, para além do modo automático. Nestas câmeras que têm ambos, o modo Programa é semelhante ao modo Automático, mas dá-lhe um pouco mais de controle sobre alguns outros recursos, incluindo flash da Câmera, balanço de branco, ISO etc. Verifique o manual da sua câmera digital para ver a forma como o modo Programa difere das configurações automáticas no seu modelo de câmera.

Graças a função mudança de programa, o fotógrafo pode alterar manualmente as definições automáticas da câmera de velocidade do obturador e abertura permanecendo a mesma exposição. Um recurso extremamente útil para garantir uma gama mais ampla de expressões fotográficas.

O modo Programa (P) é comumente utilizado para certificar que você consiga o disparo que precisa, principalmente, nas ocasiões que capturar a cena logo na primeira tentativa pode ser um desafio. Alguns exemplos da atuação deste modo de disparo são o foto jornalismo e a fotografia esportiva.

Modo Prioridade do obturador AE
dicas para fotografar prioridade obturador - modo de disparo

Semelhante ao modo de disparo conhecido como Prioridade de Abertura, com este modo de disparo você define a velocidade do obturador e a câmera cuida automaticamente da configuração de abertura e outros ajustes para uma exposição em sua cena.

Sem dúvida este modo de disparo da câmera pode ser utilizado sempre que haja a necessidade de controle absoluto sobre a velocidade do obturador. A velocidade do obturador, no entanto, vai depender do efeito que pretende imprimir em suas fotos.

Para congelar um objeto em movimento rápido, você deve utilizar uma velocidade rápida do obturador, já para capturar o borrão de movimento que transmite a sensação de fluxo e movimento em suas imagens, será melhor se selecionar uma velocidade mais lenta do obturador.

Modo Prioridade da Abertura AE
dicas para fotografar prioridade abertura - modo de disparo

Este modo é um modo semiautomático (ou semimanual), onde você escolhe a abertura e sua câmera seleciona outras configurações de modo a garantir uma exposição bem equilibrada para as suas fotos. O modo prioridade de abertura é útil quando você necessita controlar a profundidade de campo em um tiro, geralmente, quando pretende fotografar um objeto fixo o que dispensa o controle da velocidade do obturador.

Escolher um número maior de abertura significa menos luz que passam pelo sensor de sua câmera. Isso significa que você vai ter uma maior profundidade de campo, a cena permanece em foco, mas a sua câmera escolhe uma velocidade de obturador mais lenta. Pequenos números de abertura significam o contrário, ou seja, sua abertura é grande, a profundidade de campo será pequena e sua câmera provavelmente irá escolher uma velocidade mais rápida do obturador.

Utilizamos o modo de disparo prioridade de abertura a fim de desfocar suas imagens, visto com mais frequências em close-ups, fotos de paisagens e outras imagens do gênero. O principal intuito é manipular as configurações da câmera para conseguir criar esses efeitos maravilhosos em sua fotografia.

Modo Exposição manual
dicas para fotografar modo manual - modo de disparo

No modo de disparo totalmente manual, você tem total controle sobre sua câmera e precisa pensar em todas as configurações, incluindo a velocidade do obturador, abertura, ISO, balanço de branco, flash etc.

Enquanto isto lhe dá flexibilidade para definir seus tiros como você desejar, você também precisa ter alguma ideia do que está fazendo no modo manual para conseguir fotos deslumbrantes. Infelizmente, a maioria dos proprietários de câmeras digitais possui demasiado receio deste modo de disparo, preferindo permanecer com os modos semiautomáticos que vimos acima.

O modo manual de sua câmera é útil para fotografar retratos dentro de casa ou estúdio fotográfico, por exemplo, em que há um contraste considerável de luminosidade, capturar um retrato em frente a uma janela retrata bem está condição fortemente volátil.

Nesta circunstância, você deve primeiramente medir a luz sobre o objeto e, na sequência, alterar para o modo de disparo manual da câmera digital. Assim, você irá garantir exposições adequadas mesmo quando ocorrem variações de iluminação consideráveis no plano de fundo da cena.

De igual forma, o modo manual pode ser usado quando ocorrem mudanças de intensidade de luz, como o por ou nascer do sol, por exemplo. Lembre-se que deve realizar a medição da exposição anteriormente e só depois travar a configuração manual que lhe agrade e traga uma foto sem as mudanças de iluminação.

Estas dicas para fotografar pretendem orientá-lo sobre os principais modos de disparo de sua câmera, bem como permitir que você os utilize sabiamente em sua fotografia. Aproveite para compartilhar o seu ponto de vista ou deixar as suas próprias dicas no campo de comentários abaixo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.