Como criar fotografias de flor com lanterna e refletor

0 386

Nesse tutorial, vamos compartilhar com vocês algumas maneiras simples e baratas de criar belas fotografias de flor. Você vai aprender a adicionar luz usando uma lanterna e um refletor. Se você tiver uma pitada de paciência e imaginação, você vai conseguir criar fotografias de flor incríveis em pouco tempo.

Preparação

Você vai precisar colocar a sua câmera em um tripé e encontrar uma superfície boa, de preferência perto de uma luz de janela, para fotografar a sua flor. Configure a câmera para fotografar com uma velocidade de obturador menor que 1/15 de segundo – isso será muito mais fácil se você utilizar um disparador remoto, ou o timer da sua câmera fotográfica.
Faça fotografias de teste, para determinar a exposição que você deve usar com a luz do ambiente. Aumente, ou diminua a velocidade do obturador e vá vendo os resultados diferentes, até encontrar o que você deseja.

fotografias de flor
Luz ambiente. Exposição de f/4 a 1/4 – Vickie Lewis

 

fotografias de flor
Luz ambiente. Exposição de f/4 a 0.40 segundos – Vickie Lewis

Adicione o refletor

Mesmo se você encontrar a exposição ideal, as sombras ainda podem ficar fortes. Para suavizar a luz, você pode posicionar um refletor ao lado da flor que será fotografada. Esse refletor pode ser qualquer pedaço de papel branco – quase qualquer coisa branca pode ser usada como refletor. É claro que um refletor profissional gera resultados melhores, mas para você começar a se aventurar na fotografia, o improviso está liberado.

O uso de um material desse para fazer fotografias de flor serve para preencher as sombras e fazer com que a luz que incide sobre o sujeito principal da imagem seja mais suave.

fotografias de flor
Luz ambiente com refletor. Exposição de f/4 a 1/4 – Vickie Lewis

A exposição usada na fotografia acima foi feita com um desses refletores. Compare essa imagem com as duas primeiras e perceba que a iluminação é parecida com a que foi feita com uma longa exposição. É impressionante a quantidade de luz que pode ser adicionada usando apenas refletores.
Mais importante: perceba a qualidade da luz. Perceba como as sombras ainda estão presentas à direita da flor, mas não são tão perceptível assim.

Crie uma sensação que combina com o assunto principal das suas fotografias de flor

As flores são delicadas. Elas são femininas. Quando nós queremos contar histórias com o que escolhemos para fotografar, nós precisamos passar um sentimento. Uma das maneiras de se fazer isso nas fotografias de flor é na maneira com a qual usamos a luz. Perceba como a sensação muda nas fotos em que o refletor foi usado e naquelas em que ele não foi usado. A segunda exposição é mais suave e mais feminina – o que combina mais com o tema.

Adicione a luz da lanterna para mais drama

Agora, você pode posicionar a luz de uma lanterna atrás do seu objeto principal. Certifique-se de que você posicionou sua fonte de luz de uma maneira em que não gere um flare (quando a luz atinge a lente diretamente). Para isso, faça com que a luz esteja apontando diretamente à flor e não à lente.

Vickie Lewis
Vickie Lewis

Seja criativo com a luz e a composição

Depois de certa prática, você já pode exercer a sua criatividade e brincar com a luz quando for fazer fotografias de flor.
Quanto à composição, você terá de decidir qual é o seu centro de interesse na fotografia e para onde você quer direcionar o olho do espectador. Perceba como o centro da flor está escuro na imagem acima – adicione um preenchimento de luz e ela ficará mais clara:

 

fotografias de flor
Vickie Lewis

 

fotografias de flor
Vickie Lewis

No caso abaixo, o estame da flor está muito escuro e mal podemos ver os detalhes:

fotografias de flor
Vickie Lewis

Porém, quando adicionamos a luz da lanterna, a situação muda:

fotografias de flor
Vickie Lewis

Esses são apenas alguns dos exemplos criativos que você pode tentar em casa com fontes de iluminação, como a lanterna, e com refletores. A fotografia pede isso: ideias novas e criatividade. Nunca contente-se com a luz ambiente se você quer deixar um sujeito comum de uma foto se destacar de maneira diferente!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.