Fotos Espontâneas: 5 Segredos para dar mais vida às suas imagens!

2 1.472

Fotos espontâneas estão em toda a parte e fazem a cabeça da maioria dos clientes de fotografia. Basta dar uma olhada nos perfis das redes sociais, nos novos tipos de propaganda e álbuns fotográficos, que você percebe o quanto essa tendência tem ganhado força.

Mas capturar a espontaneidade de um momento e adicionar vida às suas imagens não é algo tão simples. Em alguns momentos é mais fácil controlar todo o momento, inclusive o modelo, do que deixar o acaso tomar conta da sua imagem.

Por outro lado, se você souber aproveitar bem as oportunidades, pode colecionar lindas imagens e fotos cheias de significado para você e seus clientes, o que é ainda mais importante, diga-se de passagem.

Veja neste post os cinco segredos para tirar fotos espontâneas e levar mais vida a seu trabalho como fotógrafo. Confira essas dicas e cuidados e impressione com suas fotos!

1. Deixe as pessoas se acostumarem com a câmera!

A menos que estejamos falando de modelos profissionais, provavelmente, os seus clientes ficarão tímidos frente à câmera. Esse comportamento arredio e acanhado geralmente costuma aparecer no início da sessão fotográfica.

Se misturarmos a isso o fato de muitas pessoas odiarem serem fotografadas, a situação fica ainda pior. Então não pegue a câmera na mão e já comece a tirar fotos, dê um tempo para que as pessoas se acostumem à sua presença e a do equipamento também.

Converse com elas abertamente, fale sobre outros temas que não sejam relacionados com a foto em si, enfim, jogue conversa fora.

Durante toda essa interação procure ficar com a câmera nas mãos ou pendurada no pescoço, para que a pessoa vá se acostumando com a presença da lente no ambiente. Outro truque interessante é posicionar o equipamento no tripé, já no lugar onde ele ficará, e interagir com os modelos na presença da câmera.

No momento em que eles se esquecerem da câmera e começarem a agir normalmente, é hora de começar o ensaio fotográfico.

2. Procure não chegar muito perto!

Fotos Espontâneas: 5 Segredos para dar mais vida às suas imagens!

É impossível, para qualquer pessoa comum, agir naturalmente com uma câmera quase em cima dela.

Sabe quando o fotógrafo fica a poucos centímetros do rosto? Pois é! Esse é o maior inimigo das fotos espontâneas que podemos conhecer.

A pessoa a ser fotografada não consegue relaxar, fica preocupada com o resultado final da foto e, sem falar que, é muito desconfortável ter alguém te analisando de tão perto, né?

Lembre-se que todos nós temos uma distância de segurança, uma espécie de limite imaginário, que ninguém deve ultrapassar. Quando você invade o espaço do outro, gera desconforto e com a fotografia acontece o mesmo.

Mas como conseguir ângulos próximos e perfeitos a distância?

Simples, use lentes teleobjetivas. Elas ajudam a aproximar a foto e dão uma perspectiva bem próxima, mesmo quando o fotógrafo está há alguns metros do tema principal da imagem.

3. Evite poses forçadas ou muito guiadas!

Se estamos falando de fotos espontâneas, poses ensaiadas e genéricas não têm espaço nesse tipo de ensaio fotográfico. Afinal, quem consegue ser espontâneo com o fotógrafo dizendo exatamente o que você deve fazer?

O segredo da espontaneidade nas fotos, ou em qualquer outro momento, é a naturalidade dos gestos e das ações. Ou seja, a pessoa precisa se sentir confortável no ambiente e, principalmente, à vontade com o que está fazendo.

Sendo assim, as poses forçadas e muito guiadas não têm espaço nas fotos espontâneas.

Deixe claro que o modelo tem total liberdade para se movimentar e se comportar durante as fotos. Se possível, fale com ele ou ela para soltar as suas “feras” logo nos primeiros momentos do ensaio fotográfico.

Essas capturas iniciais geralmente rendem ótimas fotos espontâneas, divertidas e cheias de vida que você pode adicionar no álbum mais tarde.

Use aquela velha desculpa, mas verdadeira, de todo o fotógrafo: “fique a vontade, vou tirar algumas fotos apenas para ajustar o equipamento, não é nada sério ainda!”.

4. Aproveite os momentos naturais!

Fotos espontâneas: 5 segredos para dar mais vida às suas imagens!

Quando falamos em fotos espontâneas, existem momentos que contribuem para que elas apareçam e outros não. O seu trabalho, como fotógrafo profissional, é justamente conhecer e saber aproveitar esses momentos.

Alguns exemplos são: pessoas andando tranquilamente no parque, fotos de famílias em comemorações, diversão na praia e muito mais.

Como você pode ver há diversas oportunidades de capturar fotos espontâneas, especialmente de pessoas desconhecidas. Até uma ida ao metrô pode ser palco de ótimas imagens, cheias de vida e significado para sua fotografia.

Em um ensaio fotográfico, no entanto, você nem sempre tem esses momentos a disposição. Nesses casos, procure trazer esses momentos para dentro do estúdio ou levar a pessoa para fora das quatro paredes. Exemplifique essas situações comuns para ela e se habitue a tirar fotos com uma perspectiva do dia a dia, do cotidiano.

Com certeza os seus clientes vão valorizar ainda mais o seu trabalho e esse olhar criativo que suas imagens passarão a ter. Experimente!

5. Nunca dispense uma boa oportunidade para fotografar!

Você sabe quem é o maior inimigo das fotos espontâneas? Você, o fotógrafo!

Calma, não fique ofendido e nem revoltado. Isso acontece, pois costumamos estudar muito sobre técnicas fotográficas, iluminação, equipamentos fotográficos, enquadramentos e por aí vai.

É lógico que esse aprendizado é importante e ajuda muito na composição de nossas fotos. Mas também precisamos entender o momento que todas essas regras devem ser ignoradas.

E as fotos espontâneas são os momentos ideais para deixar sua experiência profissional de lado e aproveitar todas as oportunidades que surgirem.

Na maioria das vezes, a foto cheia de vida não vai surgir em um estúdio controlado. Pelo contrário, ela provavelmente vai aparecer no dia a dia comum, na rotina normal de qualquer pessoa.

Se você ficar aguardando as condições perfeitas para tirar essa foto, talvez perca o momento ideal e nunca mais consiga reproduzir esse momento. Portanto, saiba aproveitar as oportunidades de fotografar que está recebendo.

Não se preocupe muito com técnicas ou composições perfeitas. A maioria das falhas e ajustes podem ser feitos na pós edição mais tarde. E não há nada de errado em dar pequenos retoques na imagem, desde que o conceito original continue intacto.

Deixar o que você sabe de lado, ou acha que sabe, em alguns momentos pode ser primordial para conseguir as fotos espontâneas que deseja. Essa é, sem dúvida, a melhor dica de todas!

Gostou de conhecer os segredos das fotos espontâneas? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outros fotógrafos a dominarem essas imagens!

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] fazendo e sim algo interessante, uma reação curiosa ou interação com outra criança ou objeto. Fotos espontâneas são sempre melhores, mas realmente não é nada fácil obter os melhores […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.