São diversas as fotos históricas desde que a fotografia tornou-se uma forma de arte e comunicação acessível. Mas, qual a verdadeira história das fotografias mais famosas dos últimos cem anos? Afinal, por trás de cada clique, sempre há uma história a ser contada. Por isso, vamos desvendar os acontecimentos que envolvem o momento decisivo de cada clique na série “A história por trás das fotografias famosas”.
A fotografia escolhida hoje é a da “Execução de um guerrilheiro Vietcong”, capturada no primeiro dia de fevereiro de 1968, pelo fotógrafo americano Eddie Adams.
A foto mostra Nguyen Ngoc Loan, general sul-vietnamita, disparando sua pistola contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. O homem morto por uma bala havia assassinado uma família inteira.
A icônica fotografia tornou-se uma das mais emblemáticas do terror que a Guerra do Vietnã causou em seus vinte anos de duração, com milhares de mortos e golpes de Estado. É até hoje a maior derrota militar dos Estados Unidos.
Eddie Adams trabalhava para Associated Press quando tirou a fotografia, a qual ganhou o Prêmio Pulitzer de 1969 para a Spot News Photography e um prêmio World Press Photo, consagrando Adams como um grande fotógrafo.
A fotografia da “Execução de um guerrilheiro Vietcong” gerou críticas negativas e positivas ao redor do mundo. Muitos criticam negativamente a foto por colocar o general Nguyen Ngoc Loan como um vilão, quando na verdade, para outros, ele apenas estava fazendo o seu trabalho pelo cargo que lhe era imposto no momento.
Seja vilão ou mocinho, a verdade é que tal fotografia exprime a importância do registro fotográfico para nossa sociedade. Funciona como um fragmento de memória de um tempo e espaço que já foi e não volta mais. Resta a nós, apreciar, entender e refletir o que o fotógrafo quis passar naquele exato momento.