Home»Dicas de Fotografia»Luz e sombra na fotografia: Como usar a criatividade a seu favor ?

Luz e sombra na fotografia: Como usar a criatividade a seu favor ?

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
6
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A luz é um item extremamente importante na fotografia, disso nenhum fotógrafo duvida. Contudo, isso não significa que a sombra sempre deve ser combatida em suas fotos. Na verdade, luz e sombra na fotografia são importantes. Cada uma delas tem o seu lugar ao sol, desde que usadas de forma criativa.

Assim como qualquer outro efeito fotográfico capturar sombras em suas imagens também possui um toque de arte e paciência. Com a iluminação correta, enquadramento perfeito e tema adequado, suas imagens com sombras podem despertar muitos sentimentos.

Pensando nisso, veja neste artigo algumas maneiras para usar luz e sombra na fotografia de forma criativa. Assim, você terá acesso a uma nova forma de capturar fotos.

Sombras assustadoras
luz e sombra na fotografia

As sombras possuem drama e pavor de forma automática. São excelentes formas de expressar o medo, solidão e planos de fundo excelentes para apresentar monstros. Deste modo, essa é a maneira mais fácil de utilizar luz e sombra na fotografia de forma criativa.

Tenha um foco de luz e adicione qualquer objeto, pessoa ou animal próximo a ele. Ajuste a iluminação para que ela apareça em uma parede, por exemplo. Essa configuração é suficiente para imprimir gigantes e monstros em sua fotografia, como na imagem acima.

Nessa imagem o fotógrafo adicionou o besouro na composição, mas você pode ocultar o tema principal e dar um efeito ainda mais dramático para a cena. Imagine colocar uma sombra na parede de um inseto sem que ele apareça na imagem? Seria fantástico!

Vá além do preto e branco!
luz e sombra na fotografia

Não é porque estamos falando de sombras que suas fotos precisam ser capturadas apenas em preto e branco. Com um pouco de criatividade e objetos certos é possível adicionar cores vivas a imagem. Experimente, por exemplo, tirar fotos segurando um guarda-sol ou balão.

A sombra do modelo será refletida no plano de fundo normalmente, porém, as cores do objeto serão impressas na fotografia. Claro que para conseguir esse efeito é preciso que os raios de luz possam atravessar o objeto. Mas sem dúvida é uma perspectiva interessante para suas imagens.

Outra alternativa é complementar a sombra diretamente com esses objetos, como na imagem acima. Perceba o efeito cômico da imagem. É um excelente exemplo de como você pode ser criativo ao usar luz e sombra na fotografia.

Adicione um pouco de movimento!
luz e sombra na fotografia

Não importa o estilo que você mais gosta, a fotografia é sobre movimento. Retratar objetos, animais e pessoas em ação é o que dá vida à imagem. Com luz e sombra na fotografia não poderia ser diferente. Mesmo com um tema tão peculiar é possível adicionar movimento nas imagens e chamar a atenção do espectador.

Nesse contexto a captura de silhuetas é a melhor escolha. Veja na foto acima como o homem parece estar flutuando no ar. Instintivamente essa imagem nos dá uma impressão de movimento, com o modelo pulando ao fotografar.

Apesar de ser uma captura muito comum em composições normais, perceba como ela ficou mais enfatizada. A luz e sombra na fotografia concederam um efeito incrível para esta foto. Logicamente todo o cenário ajudou, especialmente o pôr do sol ao fundo.

Ilusão 3D
luz e sombra na fotografia

Luz e sombra na fotografia possuem diversas funcionalidades. A profundidade dos objetos é uma delas, sem dúvida. Com o ajuste da sombra correto o fotógrafo consegue capturar imagens em até 3 dimensões e causar um efeito incrível.

Na foto acima, por exemplo, o homem parece estar tocando o sol. Mas essa perspectiva pode ser adotada com outros objetos, como portões, cercas, etc. Você também poderia inverter a perspectiva, colocando o homem para segurar a sombra de algum objeto e causar o mesmo efeito.

Essas ilusões em 3D são incríveis e geralmente nos permite retratar imagens que seriam impossíveis de capturar de forma real. Um homem segurando um carro em suas mãos, por exemplo, não é algo que se vê todo dia. Mas poderia ser expressado através deste efeito e com poucos recursos. Basta ter a luz e sombra na fotografia bem ajustadas e o enquadramento correto.

Interação é a chave!

luz e sombra na fotografia
Fonte: Nataliaenvy

Não há nada melhor que conectar dois mundos, não é mesmo? Por sorte, a luz e a sombra na fotografia fazem isso perfeitamente. Você já imaginou criar uma foto em que o modelo e sua sombra interagem entre em si? Sem dúvida, seria uma excelente perspectiva para tentar.

Eu aposto que você já viu fotografias neste formato. Talvez aquela em que o modelo atira em sua própria sombra, ou a sombra toca guitarra enquanto você canta e assim por diante. Uma das melhores coisas de trabalhar como fotógrafo é essa liberdade em mexer com a criatividade.

Com luz e sombra corretas você pode até conectar dois mundos diferentes, mesmo que isso seja mais evidente em sua imaginação. Para isso vai precisar de dois modelos, um para atuar frente a câmera digital e outro para ser a sombra.

Inversão de perspectiva
luz e sombra na fotografia

A beleza da fotografia nem sempre está em uma composição simétrica ou fácil de entender. Mesmo as coisas mais estranhas e complexas possuem suas belezas particulares. A inversão de perspectiva pode ser uma alternativa para conseguir esse feito.

Veja como as sombras e as pessoas se confundem na imagem acima. É preciso parar e observar com cautela para distinguir o real do “imaginário”. Esse é um efeito ótimo para usar luz e sombra na fotografia. Criar um certo caos ou uma bagunça em suas imagens.

Apesar do efeito não estar tão evidente na imagem de exemplo, imagine se esta perspectiva estivesse mais acentuada. Consegue imaginar o efeito intrigante que causaria? Então, experimente fazer o mesmo com as suas fotografias e cause impacto nos espectadores.

Como vimos luz e sombra na fotografia são essenciais e mais, trata-se de uma excelente dupla para conseguir fotos charmosas e de qualidade. Por isso, você não precisa ter medo ao usá-las em conjunto em sua fotografia. Equilibrar estes dois diferentes mundos pode render fotos incríveis para o seu trabalho, você só precisa experimentar.

E você, utiliza luz e sombra na fotografia de maneira criativa? Compartilhe suas experiências abaixo e deixe seu comentário.

Post anterior

OS MELHORES FILMES SOBRE FOTOGRAFIA: SMASH HIS CAMERA

Próximo post

3 Situações onde as Lente Tele podem melhorar suas imagens

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania