A princípio, uma ideia muito bem humorada satirizando as redes sociais e seus diversos momentos de demonstração de amor e carinho entre os casais tornou-se um verdadeiro “ensaio fotográfico viral” nos Estados Unidos. Mas a última consequência após esse trabalho não foi nada legal, “queimando o filme” inclusive de um conglomerado gigantesco do ramo alimentício.
Tudo começou em julho desse ano quando, visando retratar a sua “situação amorosa” naquele momento, o escritor David Sikorski decidiu contatar a fotógrafa Kristina Bakrevski para realizar um trabalho de fotografia “românticas” juntamente com o seu grande amor: Um burrito embrulhado cuidadosamente em papel alumínio.
Com um trabalho de poses idêntico ao de imagens feitas para casamentos ou outros momentos especiais a dois, as fotos foram tiradas em vários pontos da cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, e a divulgação da parceria entre Sikorski e Bakrevski foi extremamente “viral”, tornando-se um verdadeiro sucesso.
Aproveitando a onda da fama feita pelo tão bem humorado ensaio da fotógrafa e do escritor norte-americano, a rede mundial de fast-food McDonald’s resolveu divulgar uma de suas novas promoções feitas exclusivamente para os estadunidenses (um combo de cheeseburguer duplo por US$ 2,50) com imagens que são extremamente semelhantes as fotos tiradas pelo “trio” de sucesso californiano.
O problema é que, segundo Sikorski declarou ao site Adweek, apesar de ter uma intenção visando o humor e externar algo que via constantemente na internet, o escritor declarou que as fotos são licenciadas e com uso autorizado apenas pelo BuzzFeed, meio que o contatou previamente antes de contar a história em um de seus artigos:
“Eu vim com um conceito satírico relacionado a fotos de relacionamentos que enchem todo dia minha linha do tempo nas redes sociais, mas as fotos são licenciadas. Nós demos inicialmente permissão ao BuzzFeed pelo uso das fotos dentro de um artigo que falou sobre o projeto.”
Quando falou sobre a campanha do McDonald’s, David disse que em nenhum momento foi solicitado nem a ele nem a Bakrevski uma autorização para se utilizar das mesmas técnicas e ângulos usados no trabalho, o que contabilizaria um plágio:
“As fotos usadas pelo McDonald’s não foram feitas em uma ‘spinoff’ ou tiradas segundo o momento, mas sim uma exata cópia do figurino, das poses e do conceito. Nem eu, minha fotógrafa ou a companhia que licenciou o trabalho foram contatados para uma permissão.”
A rede de lanchonetes, através de um comunicado, disse o seguinte:
“Isso não devia ter acontecido e, com nossa agência, estamos trabalhando em descobrir como isso ocorreu. Entraremos em contato com David Sikorski e Kristina Bakrevski. Nos desculpamos com eles, seus fãs e os nossos.”