Home»Artigos de Foto e Vídeo»10 Maneiras de Melhorar as Suas Fotos de Corrida

10 Maneiras de Melhorar as Suas Fotos de Corrida

eMania
3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Em algum momento, qualquer fotógrafo profissional pode ficar sem ideias para fazer imagens, um bloqueio criativo fotográfico que ninguém quer passar e capaz de jogar todos os seus anos de experiência em fotografia profissional no lixo.

Entretanto, você não precisa ficar à mercê do melhor momento para criar imagens fantásticas, as fotos de corridas são uma ótima oportunidade para colocar o seu conhecimento a prova e atrair imagens fantásticas.

Logicamente, as fotos de corridas não servem apenas como última opção para quando lhe faltar criatividade. Mas, aí já é um bom começo para usar dela em sua fotografia profissional.

Há uma gama muito grande de emoções para capturar em um cenário bastante desafiador, ele vai testar suas habilidades, mas, seguindo estes passos simples, você vai produzir excelentes resultados com suas fotos de corrida.

O melhor de tudo, para entrar nesses eventos você não precisa de um passe específico e muito menos pagar, pelo menos na maioria dos eventos deste gênero, o que torna tudo mais fácil e acessível!

Em contra partida, algumas pessoas insistem em afirmar que as fotos de corrida não podem retratar toda a emoção deste momento. O motivo para isso é que esse tipo de fotografia pode se tornar muito difícil, a captura de fotos em movimento constante e rápido, em algumas maratonas, pode ser um desafio para manter a sua câmera estável e conseguir uma boa composição.

Em outras palavras, você pode se deparar com uma série de miniaturas tremidas, borradas, distorcidas ou que simplesmente não valorizam o corredor como deveria e até apresenta uma face triste, cansada ou dolorosa, algo que não representa claramente toda a emoção por trás das fotos de corrida.

Todavia, para ajudá-lo a contornar esses problemas e conseguir o seu melhor imagem com as fotos de corrida, seguem 14 dicas sobre as configurações técnicas de sua câmera DSLR, macetes que só um fotógrafo pode contar a outro e assim por diante. Simplesmente, tudo o que você precisa saber para se tornar um verdadeiro expert em fotos de corrida hoje mesmo!

1.     Conheça o percurso
fotos de corrida percurso

Localização, localização e localização. A chave para conseguir fotos de corrida deslumbrantes, tudo na fotografia está ligada ao ambiente, indiscutivelmente.

Este é de longe o passo mais importante para produzir as melhores fotos de corrida possíveis. Para começar, encontre algum lugar que você pode fotografar com o sol por trás do corredor, isso dá resultados agradáveis e o atleta vai ter o seu espaço garantido na imagem.

Saber onde você vai capturar as fotos de corrida é extremamente importante. Isso pode lhe poupar de ficar perdido no dia do evento, ajudar você a saber onde estacionar e se situar rapidamente. Tudo isso vai deixar você mais confortável durante toda a corrida, permitindo obter fotos de corrida incríveis.

Para capturar mais emoção, escolha pontos-chave na rota como o topo de uma colina, onde os corredores ainda estão com todo o fôlego e sentimento triunfante. Os cantos, ou beiras do percurso também são excelentes para fotos de corrida impecáveis, porque, se você está no lado direito da estrada, os corredores ficaram muito mais perto de você e vão olhar para a câmera com mais frequência.

Tire fotos da rota e se você estiver em uma área com edifícios ao redor, faça alguma pesquisa e veja se você pode disparar a partir de um ângulo elevado, sobre a multidão de corredores.

2.     Fale com o organizador antes do evento

fotos de corrida organização

Falar com a pessoa que está executando o evento é uma ótima maneira de descobrir detalhes importantes que você pode usar ema sua vantagem, enquanto está capturando fotos de corridas. Descubra por que este evento é importante para a comunidade, se existe uma causa especial para esta maratona e como isso pode influenciar as suas fotos de corrida.

Começar a pesquisar o porquê desta maratona particular é a melhor maneira para tirar fotos de corrida que podem representar o evento da forma correta. Maratonas temáticas, ou com uma causa especifica, limitam o número de corredores a fim de manter um sentimento íntimo e tornar a competição muito mais marcante, aproveite isso em suas fotos de corrida.

A sua conversa com o organizador do evento também pode trazer uma noção dos locais e maneiras que não se pode trabalhar para conseguir as fotos de corridas. Por exemplo, algumas maratonas proíbem veículos acompanhando os atletas durante o percurso em busca de fotos de corridas, é uma questão de segurança, mas conhecer este aspecto vai evitar estresse e descumprimento de contrato.

Além disso, um diálogo franco com o organizador pode convencê-lo a permitir uma exceção ou alterar o regulamento para cobrir todo o evento e conseguir fotos de corridas deslumbrantes. Em nosso exemplo acima, ele poderia permitir um carro durante o percurso para captar as fotos de corrida em movimento e seguir os corredores por todo o percurso.

3.     Pergunte sobre as pessoas que estarão participando
fotos de corrida atletas

Você deve perguntar ao redor para ver se há algum participante interessante que pode merecer um destaque maior em suas fotos de corridas. Existe alguém que vem participando todos os anos? Com uma história única sobre o seu envolvimento? Em alguns casos, o organizador será capaz de guiá-lo na direção certa para falar com essas pessoas.

Um bom exemplo podem ser aqueles corredores amadores ou em início de carreira, a emoção de estreia e nervosismo da primeira vez pode ser diminuído em uma sessão de fotos de corrida histórica, literalmente, contando algo mais sobre a vida de seu corredor no foco.

Outra boa opção são os corredores experientes e de carteirinha, aqueles que participam de todas as edições da maratona em busca do primeiro lugar. Ou ainda, o atleta que economiza bons títulos e medalhas recorrentes.

Entretanto, você deve lembrar que conseguir boas histórias não é possível apenas observando a lista de participantes, claro que com o tempo o seu feeling irá falar mais alto, mas de início procure auxílio dos organizadores da maratona para descobrir a sua estrela.

O que a pessoa faz para se preparar? A que horas ela acorda? Como as fotos de corrida podem ficar realmente especiais? Procure acompanhá-lo em seus treinos e visitá-lo em sua concentração para criar uma história completa e gerar ainda mais sentimento.

4.     Use uma lente longa

Os corredores de maratona costumam ficar muito distante do fotógrafo, então, você precisa se certificar que tem uma lente longa, algo em torno de 70-200mm. Se a sua lente tem estabilização de imagem considere utilizá-lo também, até mesmo o menor movimento com uma lente fotográfica de 200 milímetros irá resultar em uma imagem borrada, especialmente, quando a velocidade do obturador não é rápida o suficiente.

5.     Velocidade rápida do obturador
fotos de rua velocidade

Como regra geral, você pode ter uma imagem nítida, sem nenhuma vibração, definindo a velocidade do obturador para uma fração de seu comprimento focal. Por exemplo, para tirar uma foto com Lente 100mm, você deve definir a velocidade do obturador para 1/100 segundo, qualquer velocidade de obturador inferior a essa vai tornar o borrão de movimento mais provável.

É importante notar, no entanto, que esta regra só é relevante para câmeras full frame. Para um sensor ponto de culturas, devido ao seu efeito de aumento, seria melhor você escolher uma velocidade de 1/160 segundo, porém, para os indivíduos em plena luz do dia em movimento, o 1/500 é uma boa velocidade para usar.

Você também pode querer considerar um efeito panorâmico, mostrado em boa parte das fotos de corrida. Isto é conseguido por tirar uma foto de um objeto em movimento, movendo a câmera na mesma velocidade que o corredor para que ele permaneça no foco com um fundo desfocado. Isto pode ser feito com velocidades de obturador relativamente rápido.

6.     Usar o modo disparo contínuo
executar fotografias tiradas

Ao fotografar objetos em movimento rápido, raramente, há tempo para parar e rever as fotos entre os disparos. Fotografar no modo burst pode ser considerado um pouco astuto demais, mas esta técnica permite obter o maior número de fotos de corrida de sucesso. Você tem apenas uma chance de tirar uma foto de corrida, então faça!

7.     Use aberturas para fotos de corridas mais nítidas
fotos de corrida abertura

Maratonas oferecem uma grande oportunidade para uma foto detalhada, capture uma imagem de alguém com suor escorrendo pelo rosto, para fazer isso, você precisa ter a sua abertura em torno de f/8 ou f/11, onde as suas fotos de corrida serão mais nítidas.

Considere incluir a multidão em suas fotos de corrida, pode enriquecer a sua imagem e deixá-la mais linda. Contudo, você deve escolher o que pretende focar, se o seu objetivo é retratar apenas o corredor, ajuste o foco e abertura da câmera para consegui-lo. Caso contrário, opte por uma abertura mais larga para cobrir toda a multidão por trás do atleta.

Para equilibrar as duas situações, escolha por uma abertura ligeiramente mais larga, o corredor está no foco, a multidão está fora dele e toda a imagem ainda é relativamente acentuada.

8.     Use um baixo ISO

Usar uma configuração ISO menor em imagens mais detalhadas e, em plena luz do dia, é extremamente recomendado, o mesmo acontece para fotos de corrida. Afinal de contas, não há necessidade de uma configuração ISO superior com toda a iluminação disponível.

Em dias nublados com um disparo contínuo e uma abertura relativamente estreita, pode ser uma luta para não estragar a sua exposição em uma foto com ISO baixo. Em dias como estes, levante a abertura para 200-400, por exemplo.

9. Mude seu modo de foco

Se sua câmera possui um modo de ‘AL Servo “(AF-C para os usuários da Nikon), mude para ele. Isso permitirá que você tome continuamente as fotos de um corredor em movimento deixando-o em foco em todos os momentos.

No modo AL Servo, a câmara tenta medir o movimento do corredor e corretamente definir o foco para o local sugerido de movimentação, em quanto o obturador é aberto.

10. Composição cuidadosa
fotos de corrida composicao

Com a exceção da linha de chegada e pessoas correndo de forma extravagante, tente ficar longe de disparar todo o corpo dos corredores. Capture a imagem a partir do torso para retratar o movimento de luta, enquanto ainda captura a emoção no rosto.

Tenha cuidado para não “decepar” as extremidades dos membros, garanta que todos eles sejam cobertos em suas fotos de corrida. Todavia, se você está tentando capturar a maior parte do braço na imagem, considere capturar a multidão como assunto interessante, bem como, tentar incluí-los nas fotos de corredores.

11.Monopé

Fotos de corrida estabilizadas é um dos maiores objetivos de qualquer fotógrafo neste segmento, ao mesmo tempo, você não pode simplesmente carregar um tripé junto de si para somar peso ao restante de seus equipamentos.

Deste modo, leve em conta comprar um monopé, caso ainda não tenha, para facilitar essa captura e manter as suas fotos de corrida estáveis. Os monopés ajudam com estabilização vertical, bem como, é totalmente ajustável para conseguir posições diferenciadas durante uma maratona.

Eles ocupam muito menos espaço e são muito mais fáceis de manobrar, acrescentando estabilização extra necessária quando se fotografa a uma longa distância focal.

12.Seja cuidadoso com seus arredores
fotos de corrida redor

Você estará cercado por pessoas, tome cuidado para manter seus equipamentos fotográficos seguros e garantir a luminosidade com acesso livre para sua imagem, afinal, sem luz, sem fotos de corrida.

Você estará fora de um estúdio fotográfico, então, prepare-se para uma chuva, o tempo pode se transformar a qualquer momento, leve pelo menos um saco para que a câmera digital possa continuar o seu trabalho, sem sofrer os efeitos da umidade e mau tempo.

Seja respeitoso com os corredores, não se incline sobre a barreira e esteja ciente que eles poderiam tropeçar e cair a qualquer momento,  você e seu equipamento não podem ficar no caminho.

13.Esteja preparado para um dia longo
fotos de corrida maratona

Verifique se você tem baterias extras e cartões de memória suficientes para um dia de fotos de corrida completo. Em um longo dia como este, com um monte de gente para fotografar, a última coisa que você quer é um cartão de memória cheio com nenhuma maneira de obter mais imagens.

Pacote alguns lanches e uma garrafa de água em sua bolsa. Não deixe que a sua fome se torne uma razão para parar de filmar cedo ou distraí-lo de momentos potenciais. Se você é capaz de estacionar o seu carro por perto, considere armazenar alguns desses itens em seu carro para que você possa se mover livre e facilmente.

14.Edite suas fotos de corridas e compartilhe!

Edite suas fotos e escolha cerca de dez de suas melhores fotos, monte uma galeria para mostrar suas fotos de corrida e os indivíduos que fazem parte da história. Compartilhe o link com os organizadores, participantes e amigos.

Quando os organizadores possuírem uma página no Facebook da maratona, veja se é possível postar algumas de suas fotos lá, como uma maneira para que mais participantes possam ver e compartilhar as suas fotos de corrida. Se você capturou vídeo ou áudio, considere montar um pequeno vídeo misturando as suas fotos com os outros formatos de mídia.

Conclusão sobre as fotos de corrida
fotos de corrida conclusao

Coloque em sua cabeça que não existe milagre para este, e nenhum outro tipo de fotografia. A perfeição só é possível com a prática, mas estes pontos tornam a sua vida fotógrafo de corrida muito mais fácil e divertida.

Espero que estas dicas para fotos de corridas lhe forneçam algumas boas ideias para mergulhar mais fundo em uma maratona e trazer imagens mais interessantes e inesperadas, como nunca viu antes. Não tenha medo de arriscar e sair de sua zona de conforto!

Logicamente, diferentes fotógrafos podem ter uma abordagem diferente para as fotos de corrida, não quero ser o dono da verdade sobre nenhum aspecto. Então, aproveite o tempo de fotografia de corrida para aperfeiçoar suas técnicas e se você tem alguma experiência que gostaria de compartilhar, sinta-se livre para deixar suas sugestões na seção de comentários abaixo. Nós adoraríamos ouvir o que funcionou para você ou o que você gostaria de ter conhecido mais cedo.

Post anterior

Desvendando Mad Max: Fury Road

Próximo post

Fotografia analógica: uma arte perdida?