Melhores configurações para retratos ao ar livre

1 5.026

O Blog eMania tem sempre a intenção de incentivar fotógrafos amadores a buscar por mais conhecimento e também ajudar os fotógrafos profissionais a sempre aprimorar o trabalho realizado com a fotografia. A dica de hoje é em relação às melhores configurações da câmera para fotografar retratos ao ar livre.

Estar “do lado de fora” faz com que o fotógrafo presencie diferentes e variadas condições de iluminação, o que pode apresentar alguns desafios na hora de fotografar. Para contorná-los, o fotógrafo vai precisar ajustar as configurações antecipadamente. Vamos mostrar como!

Mesmo sendo praticamente impossível prever as condições exatas de iluminação que você vai ter de trabalhar quando for fotografar ao ar livre, ajustar algumas das configurações básicas da sua câmera pode te ajudar muito, principalmente em fotografias de retratos, nas quais os detalhes ficam muito próximos.

retratos ao ar livre

Elementos que você pode pré-ajustar

Para a maioria dos retratos ao ar livre, você pode optar pelo ISO de 200, que vai te proporcionar imagens com maior qualidade e ainda te deixar livre para usar velocidades rápidas do obturador para evitar borrados caso seu equipamento, ou modelo se mova.

Assim como quando você vai fazer retratos na janela, você deve deixar sua câmera no modo de prioridade de abertura. Dessa maneira, você vai ter controle total da profundidade de campo da sua cena. Usar uma abertura maior, como f/2.8, vai te ajudar e desfocar o plano de fundo enquanto que uma abertura de f/8 pode deixar a cena mais nítida.

Para fazer retratos, você provavelmente vai querer desfocar o fundo, então você pode ajudar a abertura entre f/2.8, ou f/4. Mas é quase certo que você vai precisar ajustar esse número durante a sessão de fotos para conseguir mais, ou menos profundidade de campo.

retratos ao ar livre

Quanto ao foco, desde que o modelo central da sua fotografia não esteja se mexendo, você deve ajustá-lo na câmera para a opção de ponto único. Então, tudo o que você vai precisar fazer na hora de fotografar é posicionar o ponto do foco no rosto, ou nos olhos do seu modelo.

Configurações para ajustar no dia da fotografia

Se você posicionar o seu modelo para a esquerda, ou para a direita do enquadramento durante a sessão de fotos, você vai perceber que pode não ser possível selecionar um ponto de autofoco que corresponde com essa posição do elemento central da foto no enquadramento.

Nessas situações, você vai precisar, ou mudar para o foco manual, ou usar o foco lock. No modo AF-S, tudo o que você precisa fazer para usar o foco lock é posicionar o seu modelo para que ele seja selecionado na área do ponto focal e então acionar o disparador até a metade até que o indicador do foco apareça no visor da câmera. Então, ainda apertando o disparador até a metade, recomponha a sua cena e aperte-o até o fim para fazer os seus retratos.

retratos ao ar livre

Talvez você precise também de ajustar a exposição, dependendo das condições de iluminação que você encontrar durante a sessão de fotos. Em situações de menos luz, você vai precisar aumentar o ISO para possibilitar velocidades mais rápidas, que evitem o desfoque da fotografia com qualquer movimento da cena, ou da câmera.

Você também vai precisar selecionar algumas compensações de exposição caso haja um fundo muito claro, ou escuro: se o fundo está muito mais escuro que o modelo, você vai precisar mudar a compensação de exposição para um valor negativo, como -1, para evitar que o modelo fique superexposto; se o fundo estiver mais claro que o modelo dos retratos, você deve usar um valor positivo, como +1, ou tudo ficará na escuridão.

Flash para compensar

Fotografar em uma luz de sol muito clara pode fazer com que os rostos dos retratos fiquem com sombras muito duras. Nesse caso, você pode usar o flash da câmera para suavizá-las. A maneira mais fácil de fazer isso é ajustar o flash para exposição automática. Isso fará com que sua potência se ajuste automaticamente. Use a compensação de exposição para ajustar e corrigir a exposição como um todo.

retratos ao ar livre

Configurações típicas de retratos ao ar livre

Arquivo: RAW
Exposição: prioridade de abertura
Abertura: f/4
ISO: 200
Velocidade: 1/200
Foco: único
Balanço de branco: Dia de sol

você pode gostar também
1 comentário
  1. 7 DICAS PARA ENSAIOS FOTOGRÁFICOS DE SUCESSO AO AR LIVRE – Villa Franca Fotografias

    […] há alguns locais que são bem comuns na hora de capturar belos retratos e, sendo assim, vale a pena investir em ensaios fotográficos nestes contextos. Vamos ver alguns dos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.