Início » O que é Curva de Gamma Log?
Dicas de Fotografia

O que é Curva de Gamma Log?

Olá pessoal! No post passado eu apresentei para vocês o que é Dynamic Range, e continuando nesta série de posts sobre captura de imagens, eu vou falar sobre a captura ...

Dicas de Fotografia

O que é Curva de Gamma Log?

Olá pessoal! No post passado eu apresentei para vocês o que é Dynamic Range, e continuando nesta série de posts sobre captura de imagens, eu vou falar sobre a captura ...

O que é curva de gamma Log?

Olá pessoal! No post passado eu apresentei para vocês o que é Dynamic Range, e continuando nesta série de posts sobre captura de imagens, eu vou falar sobre a captura de imagens com a Curva de Gamma Log.

O que é curva de gamma Log
Imagem capturada em S-Log com a câmera Sony Venice

Vamos lá, o que é esta história de capturar imagens em Curva de Gamma Log? Só um detalhe para quem não sabe o que uma Curva de Gamma, é processo de ajuste eletrônico da curva de sensibilidade do sinal de vídeo lido dos sensores de imagem ( CCD ou CMOS). Sua função é codificar a intensidade da luminosidade na imagem obtida pela câmera de forma a coincidir com a maneira como o olho humano, obtendo um melhor resultado de maneira geral das imagens. Quando capturamos a imagem de um vídeo com a Curva de Gamma em Log, nós vamos extrair uma imagem com em toda sua capacidade de alcance dinâmico ( dynamic range ) e de espaço de cor (color space), gerando uma imagem com as cores, brilhos e contrastes bem lavados, mas possibilitando várias correções e a obtenção vários looks da mesma imagem. através do color correction e do color grading . Vou detalhar mais a baixo as vantagens de capturar imagens utilizando a Curva de Gamma Log:

O que é curva de gamma Log
Imagem capturada em S-Log com a câmera Sony Venice

Vamos as vantagens de capturar as imagens utilizando a Curva de Gamma Log . É uma curva de gama projetada para gravar e transmitir tantas informações gravadas pelo sensor da câmera quanto possível. Gravando uma imagem em Curva de Gamma Log , você preserva a ampla gama de cores e o intervalo dinâmico gravado pelo sensor. Depois, na pós-produção, você cria a imagem que deseja como parte do processo de color grading, com maior controle artístico sobre o produto final.

O que é curva de gamma Log

A ampla área de tons capturada pela Curva de Gamma Log faz com que ela seja especialmente eficiente ao capturar objetos que tendem a perder detalhes em sombras (baixas luzes) ou apresentar exageros em destaques (altas luzes). Cenas que eram impossíveis de serem filmadas antes, como aquelas com luz de sol forte e sombras escuras, podem ser capturadas com muito mais detalhes.

O que é curva de gamma Log
Imagem capturada com curva de gamma Log
O que é curva de gamma Log
Imagem capturada com Curva de Gamma Normal
O que é curva de gamma Log
Imagem capturada em S-Log com a câmera Sony Venice

O material capturado com a Curva de Gamma Log é gravado em um espaço de cores (color space) muito maior. Ou seja, quanto maior a gama de cores, mais informações de cores podem ser gravadas e mais vibrantes e realistas serão as imagens.

O que é curva de gamma Log
Log – Color Space

Capturando imagens em Log, você  captura muito mais informações do que uma filmagem com o padrão normal (REC.709). O gama Log proporciona muito mais controle sobre a imagem final na pós-produção. Você pode ao invés de vez de ajustar a exposição para os destaques ou sombras durante a filmagem, você pode capturar todas essas informações e, depois, escolher como deseja exibi-las.

O que é curva de gamma Log

Vários fabricantes como a Sony, Panasonic, Nikon, Canon, FujiFilm , etc… já disponibilizam em alguns dos seus modelos de câmeras tanto fotográficas como as de vídeo a opção de capturar imagens com a Curva de Gamma. Alguns exemplos:

No próximo post eu vou mostrar para vocês o que significa “L.U.T.” .

Galera do audiovisual, aquele abraço!!!!

Fernando Rozzo


Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras. Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo. Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam". Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal: “Ottica Art Magazine! ”


Artigos relacionados