O que é Curva de Gamma Log?

1 102
Tempo de leitura: 2 minutos

Olá pessoal! No post passado eu apresentei para vocês o que é Dynamic Range, e continuando nesta série de posts sobre captura de imagens, eu vou falar sobre a captura de imagens com a Curva de Gamma Log.

O que é curva de gamma Log
Imagem capturada em S-Log com a câmera Sony Venice

Vamos lá, o que é esta história de capturar imagens em Curva de Gamma Log? Só um detalhe para quem não sabe o que uma Curva de Gamma, é processo de ajuste eletrônico da curva de sensibilidade do sinal de vídeo lido dos sensores de imagem ( CCD ou CMOS). Sua função é codificar a intensidade da luminosidade na imagem obtida pela câmera de forma a coincidir com a maneira como o olho humano, obtendo um melhor resultado de maneira geral das imagens. Quando capturamos a imagem de um vídeo com a Curva de Gamma em Log, nós vamos extrair uma imagem com em toda sua capacidade de alcance dinâmico ( dynamic range ) e de espaço de cor (color space), gerando uma imagem com as cores, brilhos e contrastes bem lavados, mas possibilitando várias correções e a obtenção vários looks da mesma imagem. através do color correction e do color grading . Vou detalhar mais a baixo as vantagens de capturar imagens utilizando a Curva de Gamma Log:

O que é curva de gamma Log
Imagem capturada em S-Log com a câmera Sony Venice

Vamos as vantagens de capturar as imagens utilizando a Curva de Gamma Log . É uma curva de gama projetada para gravar e transmitir tantas informações gravadas pelo sensor da câmera quanto possível. Gravando uma imagem em Curva de Gamma Log , você preserva a ampla gama de cores e o intervalo dinâmico gravado pelo sensor. Depois, na pós-produção, você cria a imagem que deseja como parte do processo de color grading, com maior controle artístico sobre o produto final.

O que é curva de gamma Log

A ampla área de tons capturada pela Curva de Gamma Log faz com que ela seja especialmente eficiente ao capturar objetos que tendem a perder detalhes em sombras (baixas luzes) ou apresentar exageros em destaques (altas luzes). Cenas que eram impossíveis de serem filmadas antes, como aquelas com luz de sol forte e sombras escuras, podem ser capturadas com muito mais detalhes.

O que é curva de gamma Log
Imagem capturada com curva de gamma Log
O que é curva de gamma Log
Imagem capturada com Curva de Gamma Normal
O que é curva de gamma Log
Imagem capturada em S-Log com a câmera Sony Venice

O material capturado com a Curva de Gamma Log é gravado em um espaço de cores (color space) muito maior. Ou seja, quanto maior a gama de cores, mais informações de cores podem ser gravadas e mais vibrantes e realistas serão as imagens.

O que é curva de gamma Log
Log – Color Space

Capturando imagens em Log, você  captura muito mais informações do que uma filmagem com o padrão normal (REC.709). O gama Log proporciona muito mais controle sobre a imagem final na pós-produção. Você pode ao invés de vez de ajustar a exposição para os destaques ou sombras durante a filmagem, você pode capturar todas essas informações e, depois, escolher como deseja exibi-las.

O que é curva de gamma Log

Vários fabricantes como a Sony, Panasonic, Nikon, Canon, FujiFilm , etc… já disponibilizam em alguns dos seus modelos de câmeras tanto fotográficas como as de vídeo a opção de capturar imagens com a Curva de Gamma. Alguns exemplos:

No próximo post eu vou mostrar para vocês o que significa “L.U.T.” .

Galera do audiovisual, aquele abraço!!!!


Fernando Rozzo

1 comentário
  1. […] O que é Curva de Gamma Log? […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade