O que é Curva de Gamma Log?

1 960

Olá pessoal! No post passado eu apresentei para vocês o que é Dynamic Range, e continuando nesta série de posts sobre captura de imagens, eu vou falar sobre a captura de imagens com a Curva de Gamma Log.

O que é curva de gamma Log
Imagem capturada em S-Log com a câmera Sony Venice

Vamos lá, o que é esta história de capturar imagens em Curva de Gamma Log? Só um detalhe para quem não sabe o que uma Curva de Gamma, é processo de ajuste eletrônico da curva de sensibilidade do sinal de vídeo lido dos sensores de imagem ( CCD ou CMOS). Sua função é codificar a intensidade da luminosidade na imagem obtida pela câmera de forma a coincidir com a maneira como o olho humano, obtendo um melhor resultado de maneira geral das imagens. Quando capturamos a imagem de um vídeo com a Curva de Gamma em Log, nós vamos extrair uma imagem com em toda sua capacidade de alcance dinâmico ( dynamic range ) e de espaço de cor (color space), gerando uma imagem com as cores, brilhos e contrastes bem lavados, mas possibilitando várias correções e a obtenção vários looks da mesma imagem. através do color correction e do color grading . Vou detalhar mais a baixo as vantagens de capturar imagens utilizando a Curva de Gamma Log:

O que é curva de gamma Log
Imagem capturada em S-Log com a câmera Sony Venice

Vamos as vantagens de capturar as imagens utilizando a Curva de Gamma Log . É uma curva de gama projetada para gravar e transmitir tantas informações gravadas pelo sensor da câmera quanto possível. Gravando uma imagem em Curva de Gamma Log , você preserva a ampla gama de cores e o intervalo dinâmico gravado pelo sensor. Depois, na pós-produção, você cria a imagem que deseja como parte do processo de color grading, com maior controle artístico sobre o produto final.

O que é curva de gamma Log

A ampla área de tons capturada pela Curva de Gamma Log faz com que ela seja especialmente eficiente ao capturar objetos que tendem a perder detalhes em sombras (baixas luzes) ou apresentar exageros em destaques (altas luzes). Cenas que eram impossíveis de serem filmadas antes, como aquelas com luz de sol forte e sombras escuras, podem ser capturadas com muito mais detalhes.

O que é curva de gamma Log
Imagem capturada com curva de gamma Log
O que é curva de gamma Log
Imagem capturada com Curva de Gamma Normal
O que é curva de gamma Log
Imagem capturada em S-Log com a câmera Sony Venice

O material capturado com a Curva de Gamma Log é gravado em um espaço de cores (color space) muito maior. Ou seja, quanto maior a gama de cores, mais informações de cores podem ser gravadas e mais vibrantes e realistas serão as imagens.

O que é curva de gamma Log
Log – Color Space

Capturando imagens em Log, você  captura muito mais informações do que uma filmagem com o padrão normal (REC.709). O gama Log proporciona muito mais controle sobre a imagem final na pós-produção. Você pode ao invés de vez de ajustar a exposição para os destaques ou sombras durante a filmagem, você pode capturar todas essas informações e, depois, escolher como deseja exibi-las.

O que é curva de gamma Log

Vários fabricantes como a Sony, Panasonic, Nikon, Canon, FujiFilm , etc… já disponibilizam em alguns dos seus modelos de câmeras tanto fotográficas como as de vídeo a opção de capturar imagens com a Curva de Gamma. Alguns exemplos:

No próximo post eu vou mostrar para vocês o que significa “L.U.T.” .

Galera do audiovisual, aquele abraço!!!!

Fernando Rozzo

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] O que é Curva de Gamma Log? […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.