O que é LUT “Look Up Table”

1 1.614

Seguindo com a série de posts sobre os processos de captura de imagens, onde eu já escrevi sobre o alcance dinâmico de exposição Dynamic Range e a Curva de Gamma Log e agora eu vou falar sobre o L.U.T. “Look Up Table”.

Panasonic – VariCam LUT Library

LUT é a sigla de Look Up Table”, mas qual é sua função?

Simplificando, o LUT é um arquivo ou preset, utilizados em softwares de edição, ou de correção de cor, câmeras e monitores, que com suas fórmulas matemáticas com base no valor RGB de uma imagem e com uma precisão muito alta de pixel a pixel, consegue alterar a cor original nativa da imagem capturada pelo sensor da câmera por outra cor ou correção desejada. O LUT é uma ferramenta que nos auxilia muito, quando queremos alterar o look de uma imagem capturada, principalmente quando capturamos esta Imagem em RAW o com a Curva de Gamma Log.

LUT
SCS Software

O LUT é semelhante aos filtros utilizados na frente da lente de uma câmera, só que de uma modo eletrônico. Como nos filtros, que existem duas categorias, uma de correção e outra de efeito, o LUT também possui duas categorias:

  • LUT Correção ou técnico
  • LUT Efeito ou criativo

CORREÇÃO OU TÉCNICO:

A correção ou técnico de LUT é utilizado principalmente naquela situação onde utilizamos vários modelos de câmera na mesma produção. Neste caso ele vai ter a função de corrigir e converter a curva de gamma e as imagens de cada modelo de câmera, para obter uma uniformidade da imagem no produto final.

Também é muito utilizado a LUT de correção ou técnica durante a captação das imagens, auxiliando na monitoração das imagens, corrigindo o que está sendo capturado especialmente em uma curva de gamma “Log”, apresentando a imagem com uma correção momentânea somente para monitoração. Hoje em dia é mais fácil encontrar monitores que possuem uma série de LUTs no próprio monitor e também possibilitando a inserção de LUTs por meio de um cartão SD por exemplo. Segue abaixo alguns monitores com estes recursos:

EFEITO OU CRIATIVO:

Da Vinci Resolve

O LUT de efeito ou criativo é utilizado, para criação de looks e texturas preestabelecidas. São também muito usados para uma narrativa nas cores de um filme, com uma infinita paleta de cores. Pode ser utilizado para emular texturas e cores de filmes fotográficos, tais como 35mm, 16mm ou Super-8, inserindo nas imagem capturadas em digital as respectivas texturas , cores e grãos dos filmes fotográficos. Para vocês terem uma ideia, foram criados vários LUTs em cima do filme Matrix, deixando as imagens com os tons mais esverdeados, como se apresenta no filme.

Matrix

Uma empresa que é muito bem destacada na criação de LUTs é FilmConvert, por oferecer uma gama enorme de LUTs que emulam as mais variáveis e tipos de filmes fotográficos.

Por enquanto é isto meus caros amigos, até o próximo post!

Abração!

Fernando Rozzo

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] O que é LUT “Look Up Table” […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.