Primeiro Congresso Internacional de Fotografia Artística já tem data marcada

0 0
Tempo de leitura: 4 minutos

Nos dias 24 e 25 de Outubro de 2017, o IIF, em colaboração com a artista visual Danny Bittencourt, diretora da Escola de Fotografia Artística, promove o primeiro congresso internacional de fotografia artística, o Photo Inspiration.

Esse Congresso trará nove palestrantes que abordarão os mais diversos temas sobre fotografia como arte e fine art. O objetivo do evento é promover o debate a troca de conhecimento e experiência entre os profissionais da área. Contaremos com a presença dos fotógrafos: Dennis Ramos, Marcos Varanda, Jacqueline Hoofendy, Caroline Paternostro, Guy Veloso, Gui Mohallem, Magdalena Berny e mais dois palestrantes que serão confirmados em breve. E a própria Danny Bittencourt será a mestre de cerimônia.

O Photo Inspiration foi criado a partir da vontade de expandir a discussão no âmbito da fotografia como forma artística e colocá-la em um lugar mais comum e acessível. Buscamos estabelecer um paralelo entre conhecidos segmentos da fotografia como o fotojornalismo, fotografia documental, paisagem, arquitetura e retrato como linguagem para um campo de expressão autoral.

O evento será transmitido ao vivo pela internet para aqueles que não tiverem disponibilidade de participar presencialmente.

O Instituto Internacional de Fotografia (IIF) é uma escola de fotografia que preza pelo melhor ensino aos fotógrafos. Com seu crescimento, o IIF hoje é um grupo que reúne cursos presenciais e online, organização de evento, e que também gera conteúdo em seus canais para apaixonados pela fotografia.

 

PALESTRAS:

24/10:

Gui Mohallem: Na direção do medo: Processo criativo na fotografia artística

Marcos Varanda: Fotografia, galeria e mercado: Inserção e desenvolvimento do artista


Jacqueline Hoofendy: Autorretrato e potências poéticas

25/10:

Guy Veloso: Entre arte e documentação

Caroline Paternostro: O sensível na área de evento

Dennis Ramos: Arquitetura e Paisagem Fine Art: Da concepção à execução da ideia

Magdalena Berny: Simplicidade e magia no retrato de criança

Acesse o site e confira todos os detalhes: https://photoinspiration.com.br/

BREVE CURRÍCULO DOS PARTICIPANTES:

Caroline Paternostro: artista brasileira graduada em jornalismo e escolheu a fotografia como forma de expressão. Suas imagens é a sua maneira de interpretar o seu próprio mundo. Seu trabalho já esteve presente em diversas exposições, e a artista já ministrou diversos workshops. O seu objetivo é deixar um legado a todos que um dia passarem por ela, misturando o sonho com a realidade, a partir das cores e das luzes.

Dennis Ramos: artista filipino baseado nos EUA apaixonada por fotografia digital. Seus trabalhos iniciais eram dedicados aos retratos, usando mistura de luz. Seu fascínio pela luz e suas diversas possibilidades levou o artista a experimentar outras formas de fotografia envolvendo fine art de paisagens. Atualmente, seus projetos exploram paisagens naturais e estruturas arquitetônicas. Em 2014, recebeu menção honrosa do International Photography Awards, venceu o The Epson International Pano Awards e o Neutral Density Magazine ND Awards. Ano passado, foi premiado na Sony World Photography Awards e recebeu menção honrosa na IPA Int’l Photography Award.

Gui Mohallem: artista brasileiro graduado em cinema e vídeo, especializado em cinematografia. Sua primeira exposição individual foi em 2008, na cidade de Nova York. Nos anos seguintes, seus trabalhos já foram apresentados em diversas exposições no Brasil e no exterior. Em 2011, ganhou o 2º lugar no prêmio Conrado Wessel. Já publicou dois livros e foi palestrante nos principais festivais de fotografia do país. Questões de pertencimento e identidade permeiam o seus trabalhos há algum tempo, ajudando-o a compreender suas origens.

Guy Veloso: artista brasileiro de formação acadêmica em direito e trabalha com fotografia desde 1989. Possui diversas publicações e mostras nacionais e internacionais. Compõe os acervos Essex Collection of Art from Latin America, Colchester-Inglaterra, Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal, Coleção Joaquim Paiva/MAM-Rio de Janeiro, MAR-Rio de Janeiro, MAM-São Paulo e Pirelli/MASP. Em 2014 foi homenageado pelo 33º Salão de Arte Pará, ganhando mostra na Casa das Onze Janelas. Possui um dos mais completos bancos de fotografia e vídeos no país no assunto “religiosidade brasileira”

Jacqueline Hoofendy: artista brasileira estudou fotografia no Ateliê da Imagem (RJ), Ateliê Walter Firmo (RJ) e Ateliê Oriente (RJ) e elegeu, na fotografia, o autorretrato como forma de expressão. Dedica-se à pesquisa e à produção de caráter imersivo e individual. Sua obra resulta em trabalhos de consistência. Coordenou e lecionou cursos regulares e workshops no Ateliê Walter Firmo Em 2015 teve trabalhos exibidos no Foto em Pauta. Coordenou workshops no Paraty em Foco em 2016. Leciona autorretrato conceitual e fotografia conceitual em seu ateliê no Rio de Janeiro e em Brasília. Em 2017, coordena os workshops do Festival Internacional de Fotografia. Atualmente está produzindo o seu primeiro livro sobre técnicas mistas para o autorretrato.

Magdalena Berny: artista europeia autodidata, baseada na Polônia, formada em educação física. Seus trabalhos já foram publicados em diversos veículos poloneses e estrangeiros dedicados à fotografia. Especializada em fotografia de família, criança e de retrato, a artista viaja o mundo ministrando palestras e workshops. O seu objetivo é mostrar a magia presente no ordinário e provar que os melhores momentos são os mais simples.

Marcos Varanda: artista brasileiro autodidata. Fotógrafo, colecionado, curador, empreendedor e incentivador cultural. Sua trajetória passa pelo MAM-SP, MIS-SP, workshops nacionais com Marcelo Greco, Gal Oppido, Pépe Mélega, Cristiano Mascaro, Armando Prado e Rosely Nakagawa e internacionais com Leo Divendal, Stephen Shore e Steve Pike. Participou de diversas mostras e exposições como a 3a. Mostra SP de Fotografia com o ensaio “O consumo me consome”, a 1a. Design Weekend – DW !, com os ensaios “Trilogia Amarela” e “Quadra de Verdes”, e a exposição “Mural SP” na Galeria Espaço Ophicina com o  ensaio “SP”. Em Nov/2016, fez a sua 1ª exposição individual Internacional em Lisboa, Portugal, com o ensaio “EX-Casa”. Seus trabalhos já foram selecionados para o 11º Paraty em Foco 2016, Epifania Cultural e 3ª Foto Estendida-SP

Danny Bittencourt: artista visual brasileira graduada em Fotografia, mestre em educação e especialista em poéticas visuais. Seu trabalho autoral tem como base a fotografia artística como processo, execução e suas possíveis intervenções. Já realizou mais de sete exposições individuais e participou de diversas exposições coletivas, no Brasil e fora. Em 2014, fundou a Escola de Fotografia Artística, que nasceu da sua vontade de estimular e inspirar os alunos e fotógrafos a se expressarem através da fotografia.

 

Entre no site do evento: https://photoinspiration.com.br/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade