Primeiro Congresso Internacional de Fotografia Artística já tem data marcada

0 107

Nos dias 24 e 25 de Outubro de 2017, o IIF, em colaboração com a artista visual Danny Bittencourt, diretora da Escola de Fotografia Artística, promove o primeiro congresso internacional de fotografia artística, o Photo Inspiration.

Esse Congresso trará nove palestrantes que abordarão os mais diversos temas sobre fotografia como arte e fine art. O objetivo do evento é promover o debate a troca de conhecimento e experiência entre os profissionais da área. Contaremos com a presença dos fotógrafos: Dennis Ramos, Marcos Varanda, Jacqueline Hoofendy, Caroline Paternostro, Guy Veloso, Gui Mohallem, Magdalena Berny e mais dois palestrantes que serão confirmados em breve. E a própria Danny Bittencourt será a mestre de cerimônia.

O Photo Inspiration foi criado a partir da vontade de expandir a discussão no âmbito da fotografia como forma artística e colocá-la em um lugar mais comum e acessível. Buscamos estabelecer um paralelo entre conhecidos segmentos da fotografia como o fotojornalismo, fotografia documental, paisagem, arquitetura e retrato como linguagem para um campo de expressão autoral.

O evento será transmitido ao vivo pela internet para aqueles que não tiverem disponibilidade de participar presencialmente.

O Instituto Internacional de Fotografia (IIF) é uma escola de fotografia que preza pelo melhor ensino aos fotógrafos. Com seu crescimento, o IIF hoje é um grupo que reúne cursos presenciais e online, organização de evento, e que também gera conteúdo em seus canais para apaixonados pela fotografia.

 

PALESTRAS:

24/10:

Gui Mohallem: Na direção do medo: Processo criativo na fotografia artística

Marcos Varanda: Fotografia, galeria e mercado: Inserção e desenvolvimento do artista

Jacqueline Hoofendy: Autorretrato e potências poéticas

25/10:

Guy Veloso: Entre arte e documentação

Caroline Paternostro: O sensível na área de evento

Dennis Ramos: Arquitetura e Paisagem Fine Art: Da concepção à execução da ideia

Magdalena Berny: Simplicidade e magia no retrato de criança

Acesse o site e confira todos os detalhes: https://photoinspiration.com.br/

BREVE CURRÍCULO DOS PARTICIPANTES:

Caroline Paternostro: artista brasileira graduada em jornalismo e escolheu a fotografia como forma de expressão. Suas imagens é a sua maneira de interpretar o seu próprio mundo. Seu trabalho já esteve presente em diversas exposições, e a artista já ministrou diversos workshops. O seu objetivo é deixar um legado a todos que um dia passarem por ela, misturando o sonho com a realidade, a partir das cores e das luzes.

Dennis Ramos: artista filipino baseado nos EUA apaixonada por fotografia digital. Seus trabalhos iniciais eram dedicados aos retratos, usando mistura de luz. Seu fascínio pela luz e suas diversas possibilidades levou o artista a experimentar outras formas de fotografia envolvendo fine art de paisagens. Atualmente, seus projetos exploram paisagens naturais e estruturas arquitetônicas. Em 2014, recebeu menção honrosa do International Photography Awards, venceu o The Epson International Pano Awards e o Neutral Density Magazine ND Awards. Ano passado, foi premiado na Sony World Photography Awards e recebeu menção honrosa na IPA Int’l Photography Award.

Gui Mohallem: artista brasileiro graduado em cinema e vídeo, especializado em cinematografia. Sua primeira exposição individual foi em 2008, na cidade de Nova York. Nos anos seguintes, seus trabalhos já foram apresentados em diversas exposições no Brasil e no exterior. Em 2011, ganhou o 2º lugar no prêmio Conrado Wessel. Já publicou dois livros e foi palestrante nos principais festivais de fotografia do país. Questões de pertencimento e identidade permeiam o seus trabalhos há algum tempo, ajudando-o a compreender suas origens.

Guy Veloso: artista brasileiro de formação acadêmica em direito e trabalha com fotografia desde 1989. Possui diversas publicações e mostras nacionais e internacionais. Compõe os acervos Essex Collection of Art from Latin America, Colchester-Inglaterra, Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal, Coleção Joaquim Paiva/MAM-Rio de Janeiro, MAR-Rio de Janeiro, MAM-São Paulo e Pirelli/MASP. Em 2014 foi homenageado pelo 33º Salão de Arte Pará, ganhando mostra na Casa das Onze Janelas. Possui um dos mais completos bancos de fotografia e vídeos no país no assunto “religiosidade brasileira”

Jacqueline Hoofendy: artista brasileira estudou fotografia no Ateliê da Imagem (RJ), Ateliê Walter Firmo (RJ) e Ateliê Oriente (RJ) e elegeu, na fotografia, o autorretrato como forma de expressão. Dedica-se à pesquisa e à produção de caráter imersivo e individual. Sua obra resulta em trabalhos de consistência. Coordenou e lecionou cursos regulares e workshops no Ateliê Walter Firmo Em 2015 teve trabalhos exibidos no Foto em Pauta. Coordenou workshops no Paraty em Foco em 2016. Leciona autorretrato conceitual e fotografia conceitual em seu ateliê no Rio de Janeiro e em Brasília. Em 2017, coordena os workshops do Festival Internacional de Fotografia. Atualmente está produzindo o seu primeiro livro sobre técnicas mistas para o autorretrato.

Magdalena Berny: artista europeia autodidata, baseada na Polônia, formada em educação física. Seus trabalhos já foram publicados em diversos veículos poloneses e estrangeiros dedicados à fotografia. Especializada em fotografia de família, criança e de retrato, a artista viaja o mundo ministrando palestras e workshops. O seu objetivo é mostrar a magia presente no ordinário e provar que os melhores momentos são os mais simples.

Marcos Varanda: artista brasileiro autodidata. Fotógrafo, colecionado, curador, empreendedor e incentivador cultural. Sua trajetória passa pelo MAM-SP, MIS-SP, workshops nacionais com Marcelo Greco, Gal Oppido, Pépe Mélega, Cristiano Mascaro, Armando Prado e Rosely Nakagawa e internacionais com Leo Divendal, Stephen Shore e Steve Pike. Participou de diversas mostras e exposições como a 3a. Mostra SP de Fotografia com o ensaio “O consumo me consome”, a 1a. Design Weekend – DW !, com os ensaios “Trilogia Amarela” e “Quadra de Verdes”, e a exposição “Mural SP” na Galeria Espaço Ophicina com o  ensaio “SP”. Em Nov/2016, fez a sua 1ª exposição individual Internacional em Lisboa, Portugal, com o ensaio “EX-Casa”. Seus trabalhos já foram selecionados para o 11º Paraty em Foco 2016, Epifania Cultural e 3ª Foto Estendida-SP

Danny Bittencourt: artista visual brasileira graduada em Fotografia, mestre em educação e especialista em poéticas visuais. Seu trabalho autoral tem como base a fotografia artística como processo, execução e suas possíveis intervenções. Já realizou mais de sete exposições individuais e participou de diversas exposições coletivas, no Brasil e fora. Em 2014, fundou a Escola de Fotografia Artística, que nasceu da sua vontade de estimular e inspirar os alunos e fotógrafos a se expressarem através da fotografia.

 

Entre no site do evento: https://photoinspiration.com.br/

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.