Home»Dicas de Fotografia»O “timing” certo para fotografias de paisagens

O “timing” certo para fotografias de paisagens

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
6
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Existe mais por trás das fotografias de paisagens do que uma composição agradável e a exposição correta. Existe outro aspecto importante, um que é geralmente esquecido na hora de capturar uma bela vista: O “timing” certo. Ele é necessário para fotografias de paisagens incríveis.

É bem comum encontrarmos, em sites sobre fotografias, imagens que possuem a composição e exposição ideais. Mas elas geralmente não são fotografadas na hora do dia correta e acabam não sendo tão atrativas e interessantes quanto elas poderias ser. Alguns arriscam a dizer que fazer as melhores fotografias nada mais é do que sorte: estar no local correto, na hora correta. Porém, com uma preparação prévia, as chances de criar fotografias de paisagens excepcionais podem ser aumentadas.

É certo que, mesmo sem esse planejamento, é possível criar fotografias boas na sua rotina de trabalho. Mas vamos examinar o papel que o “timing” correto exerce na hora de capturar imagens incríveis.

Pesquisa

Muito da preparação para fotografias de paisagens pode ser feito do seu computador, antes mesmo de sair de caso. Vamos listar aqui três ferramentas úteis que podem te ajudar a fazer ótimas imagens:

Google Earth

O Google Earth te dá a visão aproximada de qualquer lugar do mundo. Ele é muito útil para os fotógrafos já que você pode planejar uma cena do seu computador antes de sair de casa para fotografá-la.

Com essa ferramenta, você pode determinar o melhor local e o melhor ângulo para capturar uma paisagem.

GPS

Use o GPS para chegar ao local exato do qual você planejou fotografar.

The Photographer’s Ephemeris

O TPE é um aplicativo muito importante na hora de planejar as fotografaria de paisagens ao ar livre. Os mapas do aplicativo mostram como a luz natural incide na terra durante o dia e a noite, de qualquer localidade do planeta.

fotografias de paisagens

Hora do dia

Fotografar na hora certa do dia é um grande fator para conseguir a luz ideal para uma foto especial. É comprovado pelos profissionais e artistas que a melhor luz para fotografias de paisagens incríveis é a das primeiras horas da manhã e das últimas horas da tarde. Esses horários são conhecidos como “hora dourada”.

fotografias de paisagens

Além de escolher a melhor hora do dia para fotografar, você também precisa prestar atenção na direção da luz. Fotografar na direção dela significa que o assunto da sua imagem vai ficar coberto por sombras, ou até ficar “silhuetado”. É claro que a exposição pode ser compensada nessas situações, mas ao fazer isso, repare no que aconteceu com o céu: ele vai ficar estourado e sem cor e isso acaba com qualquer fotografia de paisagem.

 

Estação do ano

Também é importante lembrar que as estações do ano podem fazer uma grande diferença em suas fotos, afinal, o ângulo do sol muda de estação para estação.

Por exemplo, fotografar um cânion no inverno pode resultar em algo muito diferente do que se isso fosse feito no verão. Isso porque o ângulo do sol no inverno é mais baixo e a luz não alcança o fundo do cânion como alcançaria na estação mais quente.

Além da mudança na luz, existe a variação de cores das folhagens entre as estações do ano. Para você perceber todas essas diferenças, experimente capturar a mesma paisagem nas quatro estações e compare-as depois.

Clima

As condições climáticas também são fatores importantes quando se quer capturar a cena perfeita e elas sempre devem ser levadas em consideração, mesmo não podendo ser planejadas.
Dias nublados, apesar de não serem bons para fotografias do céu, geralmente produzem uma iluminação interessante em termos de fotografias de paisagens. Eles são ideais para fotografar cachoeiras, por exemplo.

fotografias de paisagens

Planejamento adequado evita fotografias ruins

Em suma, esses fatores e outros devem ser levados em consideração na hora de planejas as suas fotografias para conseguir a melhor iluminação disponível. Com a luz ideal, as chances de você capturar uma imagem inesquecível são bem maiores.

Post anterior

Saia da zona de conforto de seus nichos fotográficos

Próximo post

Tutorial Camera Raw - Efeito em uma imagem

O Autor

Mariana Paschoal

Mariana Paschoal

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina, tem experiências em diversas áreas da comunicação, como radiojornalismo, webjornalismo, assessoria de imprensa e fotojornalismo.