Tudo para um Ensaio “Smash The Cake”

0 1.371

Olá pessoal, como vão? Hoje vim falar um pouquinho de um tema delicioso, o Smash The Cake.

Esta modalidade de ensaio infantil surgiu nos Estados Unidos e passou a ser uma tradição de celebração do primeiro ano de vida do bebê. Com o tempo chegou ao Brasil e se popularizou como ensaio fotográfico infantil.

O objetivo deste ensaio é registrar o bebê literalmente esmagando o bolo. É, na teoria, o primeiro contato do bebê com o doce, onde ele pode se lambuzar à vontade e fazer novas descobertas.

Cada olhar de curiosidade, de descoberta, de satisfação (ou não), devem ser registrados e assim as mamães terão uma lembrança eterna deste momento.

Apesar de ser um ensaio destinado aos pequeninos que completam 1 aninho, eu, particularmente, realizo as sessões desde os 11 meses até os 2 anos de idade da criança. Muitas vezes as mães usam essas imagens na decoração da festinha de 1 ou 2 anos de seus filhos.

Composição de Cenário

Gosto de fazer os ensaios “Smash The Cake” em locação externa. Isso porque o ambiente externo me proporciona boas possibilidades de iluminação, além de me possibilitar incorporar elementos interessantes à cena.

Podemos considerar que temos duas figuras principais nesta história: o bebê, é claro e o bolo.

O bolo precisa ser bonito, decorado, de acordo com o tema do cenário. Vamos dizer que o bolo precisa ser “fotogênico”. Dê preferência aos bolos decorados com chantilly ou com coberturas nas cores da decoração. O Chantilly é a minha primeira escolha, pois é fácil de ser manipulado e provoca uma verdadeira lambança. E esse é o nosso objetivo, certo?

Procure tematizar seu ensaio. Isso vai lhe ajudar a buscar elementos para compô-lo. A inspiração pode vir de onde você menos pensa. Outro dia estava passando por uma papelaria e vi uma caixinha de presente nas cores verde, rosa e branca, ilustrando um jardim com cerquinhas, flores, cachorrinho, bicicletinha. Apaixonei pela caixinha! Na mesma hora imaginei um novo tema para um “Smash The Cake”.

Alguns itens que sempre utilizo nestes ensaios são: balões de hélio, toalha para forrar o chão, às vezes tábua de madeira para segurar a toalha e dar sustentação ao bolo e enfeites, bandeirinhas, garrafinhas transparentes recheadas de jujubas ou pirulitos coloridos, bichinhos de pelúcia…buscando sempre a harmonia dos elementos e cores.
Dicas Para um Ensaio Smash The Cake
Alguns temas que você pode utilizar para um “Smash The Cake”: princesas, bailarinas, safari, jardim, circo, o próprio tema da festa de 1 ano e porque não um “arraiá”, já que estamos em festividades juninas?

A criança é o “personagem” principal desta “história” e ela deve ser o destaque. As roupinhas devem ser de cores neutras, afinal já temos muita informação no cenário. Neste caso, o menos é mais.

Gosto de usar roupa toda branca, ou apenas a parte de baixo nos dias de sol e calor. Dependendo do tema, para os meninos uma calça jeans ou cargo. As vezes um acessório que componha bem com o tema.

Para as meninas, tutus. Sempre tutus. Adoro o efeito do tule nas imagens. E por ser um material barato você pode comprar de várias cores e fazer. Existem vários tutoriais no youtube sobre confecção de tutus. Para complementar, uma linda headband ou arco/coroa de flores, sempre em conformidade com o tema. Uma camiseta ou body branco, rosinha, amarelinho (dependendo da cor do tutu) pode compor o traje.

Os objetos de composição do cenário são ótimos elementos para compor o fundo. Lembre-se de registrar cada elemento da decoração, pois estas imagens serão ótimas auxiliares na hora de diagramar o book.
Dicas Para um Ensaio Smash The Cake

O ensaio

Procure montar o cenário antes do bebê chegar. Isso é importante para garantir o impacto do primeiro contato do bebê com o cenário e seus olhares de curiosidade. O bolo será o último a entrar no cenário.

Procure estar atento ao momento da chegada do bebê. Comece a clicar antes mesmo dele chegar ao cenário. Peça a mamãe que o deixe ir sozinho, andando ou engatinhando até o cenário. Clique seu percurso, clique cada olhar curioso, cada olhar de descoberta. Clique suas brincadeiras com os balões de hélio, com os bichinhos de pelúcia, com tudo o que ela quiser interagir…

Faça fotos de cada expressão de contentamento da criança.

Faça fotos da criança com seus pais, interagindo, brincando, ainda com seu figurino limpo. Os pais vão gostar de ter esta recordação também.
Dicas Para um Ensaio Smash The Cake

O que faço muitas vezes é um mini-ensaio antes do “Smash The Cake”, propriamente dito. Muitos papais contratam este tipo de ensaio como um ensaio pré-aniversário. Justamente para usar as fotografias na decoração da festinha de 1 ano, nos convites e em lembrancinhas.

Muitas vezes a criança vai usar uma fantasia temática em sua festa, então peço que a mamãe leve a fantasia para realizarmos o mini-ensaio.  Quando não, peço que a mamãe escolha uma outra roupinha bem linda para fazer este mini-ensaio.
Dicas Para um Ensaio Smash The Cake

Faça fotos de suas brincadeiras, engatinhando ou andando e fotos com os pais e irmãos.

Agora que você já tem várias fotos lindas da criança brincando, de seus sorrisos, de seus olhares curiosos, de sua interação com os pais, da decoração, chegou a hora de lhe apresentar ao bolo.

Depois de posicionar o bebê no centro do cenário, coloque o bolo entre suas pernas e comece a clicar. Clique tudo! O primeiro toque no bolo, seus olhares de curiosidade para o doce, pisando no bolo, sentando no bolo, batucando no bolo, experimentando o bolo e sua reação ao gosto do açúcar…
Dicas Para um Ensaio Smash The Cake Dicas Para um Ensaio Smash The CakeAlgumas crianças não tomam a iniciativa de tocar, futucar o bolo e nesta hora você pode convidar os pais a participarem da lambança. Peça para que os pais mostrem ao bebê o que ele deve fazer com aquele bolo. Normalmente eles imitam em seguida.

Você vai conseguir belas imagens da mamãe colocando o bolo na boca da criança e a criança retribuindo com o mesmo gesto. Algumas mamães e papais entram de cabeça na farra e lambuzam seus rostos com chantilly. As risadas de seus filhos são maravilhosas e você não pode perder este clique.Dicas Para um Ensaio Smash The CakeAlgumas crianças simplesmente não gostam de se lambuzar com o bolo. Se sentem incomodadas com a textura do doce em suas peles. Choram e muitas vezes fogem do cenário. Por isso sempre levo pirulitões coloridos, jujubas e confetes, que além de trazer cor ao cenário, ajudam a entreter o bebê. Também consigo boas imagens com estes doces alternativos.
Dicas Para um Ensaio Smash The Cake Dicas Para um Ensaio Smash The Cake

Depois da lambança

Muitas pessoas perguntam o que fazer com a criança depois da lambança. Como é feita a limpeza da criança?

Esqueçam lenços umedecidos. A criança vai ficar ainda mais grudenta. Acredite, sou mãe e já testei. Não dá certo.

Se estiver calor e o dia ensolarado, é possível levar piscininhas plásticas, baldes coloridos, tinas de madeira e dar o banho da criança no mesmo local. O banho também rende imagens lindas e divertidas. Imagine a diversão e as belas fotos que um banho de mangueira rende? Use bolhas de sabão neste momento. Brinquedinhos de banho também são bem vindos.

Outra opção é realizar o ensaio no playground ou quintal da residência dos pais, ou em clubes que fornecem todo o suporte para o banho pós-ensaio.

Equipamento

Uso minha Câmera NIKON D800 e dois tipos de lentes: a 50 mm f 1.4 para as fotos de cenário e detalhes de produção e a 24 x 70 mm f.2.8 para o resto do ensaio, por ser mais versátil.

Gosto de levar flash, uso um Flash Nikon SB 700, para preenchimento quando necessário.

Sempre levo um rebatedor, mas nem sempre consigo usar, porque nem sempre conto com auxiliar.

Levo dois tripés de fundo, pois uso para amarrar as bandeirinhas, pois nem sempre encontro duas árvores na distância e lugar que quero.

Por hora é isso. Espero que tenham gostado!

Fonte: Fotografia-DG

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.