Início » Usando técnicas de luz da pintura para dar dimensão ao seu filme
Artigos de Foto e Vídeo

Usando técnicas de luz da pintura para dar dimensão ao seu filme

Mesmo que nosso querido cinema seja bidimensional por natureza; pois trabalhamos em um meio bidimensional, não há nada pior do que ter uma composição de imagem bidimensional. Para qualquer filme ...

Artigos de Foto e Vídeo

Usando técnicas de luz da pintura para dar dimensão ao seu filme

Mesmo que nosso querido cinema seja bidimensional por natureza; pois trabalhamos em um meio bidimensional, não há nada pior do que ter uma composição de imagem bidimensional. Para qualquer filme ...

Mesmo que nosso querido cinema seja bidimensional por natureza; pois trabalhamos em um meio bidimensional, não há nada pior do que ter uma composição de imagem bidimensional. Para qualquer filme que você deseja fazer, adicionar profundidade é crucial. Aliás não apenas filme, mas também qualquer tipo de objeto visual, como pinturas, quadrinhos e outros exemplos. E nada melhor para dar profundidade do que a nossa querida luz.

Como você já deve ter percebido, há muitas maneiras que você pode adicionar profundidade ao seu filme – você pode colocar objetos em primeiro plano e num plano de fundo, usar uma profundidade de campo rasa, ou empregar o efeito de paralaxe. Mas há uma técnica que você deve conhecer e usar cada vez que você faz um enquadramento que envolve iluminação – particularmente se sua ambição é a criação de profundidade usando contraste.

Este vídeo por Jordy Vandeput explica os detalhes desta técnica de iluminação (que é mais um princípio, na verdade): como ela funciona, como usá-la, e como artistas como o grande Vermeer usou em suas próprias pinturas.

Em essência, esta técnica iluminação parece bastante simples – usar luzes ofuscantes e mais brilhantes em oposta sucessão para criar contraste (claro / escuro), no entanto, você vai descobrir em breve, quando lidar com tais coisas pesadas como luzes, que é verdade o que eles dizem: cinematografia é basicamente a pintura com luz – e pintura não é nenhuma tarefa fácil.

E já que estamos no assunto da pintura, a técnica de usar alto contraste, ou iluminação chiaroscuro foi muito popular durante o período Barroco (1600), em que Vermeer, assim como o meu menino Caravaggio, estavam ocupados produzindo a famosa pintura Menina com Brinco de Pérola e A Prisão de Cristo, respectivamente. No entanto, este tipo de iluminação não teve o seu dia no cinema até os anos 40, com a ascensão do filme noir. (Mas ainda assim, você poderia argumentar que ele ganhou popularidade na década de 1920 durante o movimento expressionista alemão.)

A razão pela qual eu realmente gostei deste vídeo é porque eu tenho uma história enorme com nerdices e afins. Basicamente, se você misturar técnicas cinematográficas com qualquer quantidade de história da arte, eu fico horas nesse assunto, sem nem perceber. Sim, é ótimo aprender a iluminar uma cena para criar profundidade, mas é também interessante saber onde a técnica veio e como ela foi usada (e como ela evoluiu) durante todo história.

 

Segredos do uso da luz na pintura e cinema

luz

A luz é uma grande contadora de histórias isso antigos pintores já sabiam, mas se nós não soubermos como utilizá-lo em seu pleno potencial, a oportunidade de dizer história mais robustas, dimensionais podem ser desperdiçadas. Neste outro tutorial você encontrará algumas dicas mais profissionais para melhorar seu uso de luz nos seus filmes.

A coisa importante a lembrar aqui, especialmente para iniciantes, é o conceito de não só produzir a luz, mas controlá-la. Isso é explicado quando ele fala sobre como o padrão janela por si só não vai criar profundidade, mas com a ajuda de disquetes pretos cuidadosamente colocados:

Moldar a luz pode adicionar uma qualidade 3D para sua imagem – Isso não pode ser feito com apenas colocando uma luz através de alguns pedaços de fita. Ela tem que ser controlada e bem cuidada para que o contraste e sombra sejam obtidos de uma forma que lhe dá essa maravilhosa qualidade tridimensional

 

Como você cria profundidade em suas composições? Qual é a sua pintura favorita de Vermeer / Caravaggio? Deixe a sua opinião para a gente nos comentários abaixo.

luz


Lucas Couto

Sou produtor de filmes independente e economista, com interesses em estudar a economia criativa e tudo que ela pode oferecer.


Artigos relacionados